Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.710
Abstract views: 320 / PDF downloads: 332

Resumo

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), publicada em parceria com Editora Autêntica. Esta edição refere-se ao primeiro quadrimestre de 2023 – volume 15, número 32 (janeiro-abril) de 2023.

Apresentamos aos pesquisadores do campo e ao público leitor em geral este primeiro número da revista do ano de 2023.  Aproveitamos a oportunidade para nos desculpar pelo atraso da publicação deste quadrimestre justificada em virtude de dificuldades no processo de edição. 

Publicamos o volume 15 com o número 32 da revista divulgando nove (9) pesquisa publicando seus resultados em artigos de demanda espontânea, assim distribuídos: (nordeste =3; sul=3; centro-oeste=2 e sudeste=1) Os três (3) artigos da região nordeste trazem a discussão sobre a formação inicial e questões da docência. No primeiro uma análise sobre a Formação Inicial por meio do PIBID. Tratando do mesmo tema da formação inicial apresenta-se um segundo artigo sobre a interdisciplinaridade na prática de ensino de ciência, e o terceiro artigo que discute as motivações da formação para a docência na área da Física; Da região sul também se publica três (3) artigos todos sobre fundamentos da formação. O primeiro - “formação do mestre, uma leitura tomasiana” traz uma discussão filosófica para a Formação de Professores, tema bastante raro em nosso campo de estudos pela primazia da epistemologia da prática. Seguido de um artigo que nos propõe um debate sobre o tema da Pedagogia como Ciência, na perspectiva e leitura das universidades do sul do país. E, o terceiro deste regão elabora uma revisão sistemática sobre aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores; Da região Centro Oeste publicamos dois (2) artigos, um sobre Formação Continuada na perspectiva do trabalho docente no planejamento coletivo e colaborativo na área de ciências, e o segundo, uma análise de reflexões sobre a Formação Inicial em trabalhos finais de curso na licenciatura de Educação Física. E por fim, algo bastante diferenciado e que foge a regra, a publicação de um único artigo do sudeste, no qual os autores tratam também de questões teórico-metodológica: “Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação”. Este fato foi bastante inusitado uma vez que nos demais números, e na história da revista, o maior volume de submissões vem da região sudeste. Talvez este fato seja um tema interessante para pensarmos que a maior amplitude de periódicos na área e as propostas de maior atenção a dispersão regional começam a surtir efeitos, possibilitando assim, maior democratização na pesquisa nacional. 

Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

JARDILINO, J. R. L. Apresentação. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 9, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.710. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/710. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>