Universidade, escola de educação básica e o problema do estágio na formação de professores
Keywords:
Estágio Supervisionado, Formação de Professores, Pesquisa em Cooperação, Profissão DocenteAbstract
O texto reúne contribuições de pesquisas recentes e mais antigas, de vários autores e também minhas, sobre a formação de professores. Uma ampla resenha recente, de colegas canadenses (BISSONNETTE et al., 2005) e uma pesquisa “clássica” nacional (CANDAU, coord. 1988) ressaltam com clareza a importância do papel do professor e de sua formação, para o sucesso de estudantes da educação básica. Inspirada em suas constatações e prosseguindo em uma linha de pesquisa sobre o desenvolvimento profissional de professores, apresento uma investigação já em desenvolvimento, focalizando um dos mais frágeis elos do processo de formação de professores: o estágio supervisionado. Nela procuro aprofundar aspectos analisados por estudos anteriores, sobre a participação dos principais envolvidos no estágio: os próprios estagiários e os professores regentes que os recebem em suas salas de aula. A nova pesquisa amplia o foco para toda a instituição escolar, onde se desenrola o estágio, incluindo todos os seus participantes e estendendo o foco também sobre a outra instituição parceira, a universidade, representada pelos professores supervisores do estágio.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, S. B. G. O professor regente da educação básica e os estágios supervisionados na formação inicial de professores. Dissertação de Mestrado, PUC-Rio, 2007.
ANDERSON, G. L: HERR, K. The new paradigm wars: is there room for rigorous practitioner knowledge in schools and universities? Educational Researcher, v. 28, n. 5, 40, 1999, p.12-21.
ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus, 2001. p. 55-69.
BISSONNETTE, S, RICHARD, M. GAUTHIER, C. Interventions pédagogiques efficaces et réussite scolaire des élèves provenant de milieux défavorisés. In: Revue Française de Pédagogie, nº150, 2005, p. 87-141.
BEILLEROT J. La recherche: essai d’analyse. Recherche et formation, INRP, nº. 9, 1991, p. 17-31. Tradução in ANDRÉ, M. (org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores, Campinas: Papirus, 2001.
CANDAU, V. Coord. Novos Rumos da Licenciatura. Pesquisa Brasília: INEP/PUC-Rio. 1987.
CANDAU, V. Coord. Novos Rumos da Licenciatura. Relatório de pesquisa. Rio de Janeiro, PUC-Rio. 1988
CARDOZO, S. A. Universidade e escola: uma via de mão dupla? Dissertação de Mestrado. PUC-Rio. 2003
CARVALHO A. M. P. A influência das mudanças da legislação na formação dos professores: As 300 horas de estágio supervisionado. In: Ciência&Educação, v.7,n.1, 2001, p.113-122.
COCHRAN-SMITH, M; LYTLE, S. L The teacher research movement: a decade later. Educacional Researcher, v.28, n.7, 1999, p.15-25.
DEMO, P. Formação de Professores Básicos. Em aberto, n. 54, abr/ jun. 1992.
DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez. 1990.
ELLIOTT, J. Educational theory and the professional learning of teachers: an overview. Cambridge Journal of Education, n.1, v.19. 1989.
ELLIOTT, J. Recolocando a pesquisa-ação em seu lugar original e próprio. In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D. e PEREIRA, E. M. A. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: Professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras/ALB. 1998.
FÁVERO, M. coord. Análise das práticas de formação do educador: Especialistas e Professores. Relatório de Pesquisa – Departamento de Educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio. 1984.
FIORENTINI, D. Pesquisar práticas colaborativas ou pesquisar colaborativamente? In: BORBA, M. C. e ARAÚJO, J. L. (orgs.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. p. 47-76.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisa contemporânea sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNUJUI. 1998.
GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D.; e PEREIRA, E. M. A. (orgs.) . Cartografias do trabalho docente: Professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras/ALB. 1998.
LÜDKE, M. Combinando pesquisa e prática no trabalho e na formação de professores. Revista da ANDE, ano 12, n. 19, 1993. p. 31-37.
LÜDKE, M. (coord.). O professor e a pesquisa. Campinas: Papirus. 2001. (6ª edição 2009).
LÜDKE, M. A complexa relação entre o professor e a pesquisa. In: André, M. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas: Papirus. 2001.
LÜDKE, M. (coord.) O estágio nos cursos de formação de professores como uma via de mão dupla entre universidade e escola. Relatório de pesquisa – Departamento de Educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio/FAPERJ. 2008.
LÜDKE, Menga et al. O ‘buraco negro’ da formação de professores: resignificando o estágio no âmbito de uma parceria universidade-escola. Rio de Janeiro. II Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas, v. 2. 2008.
LÜDKE, M. (coord.).O que conta como pesquisa? São Paulo: Cortez. 2009a.
LÜDKE, M. (coord.) Aproximando universidade e educação básica pela pesquisa no mestrado. Relatório de pesquisa – Departamento de Educação. Rio de Janeiro: PUC-Rio/CNPq/FAPERJ. 2009b.
MALDANER, O. A. O professor-pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da escola, ano 4, n. 31, ed. UNIJUÍ, jan-abr, 1999, p. 05-14.
MARTINAND, A. J. Entretien d’Evelyne Burguière. Recherche et formation. nº 40, 2002, p. 87-94.
NÓVOA, A. La profession enseignante en Europe: analyse historique et sociologique (Project PCSH/ C/ CED/ 908/ 95), mímeo. 1995.
NÓVOA, A. O professor pesquisador e reflexivo. Entrevista concedida a “Salto para o futuro”. Disponível em . Acesso em: 16/04/09.
PERRENOUD, P. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed. 2002.
SCHÖN, D. The reflective practitioner. Nova York:Basic Books. 1983.
STENHOUSE, L. An introduction to curriculum research and development. Londres: Heineman. 1975.
TARDIF, M.; LESSARD; LAHAYE. Os professores face ao saber: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, Porto Alegre: Panônica. 1991.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente. 3. ed. Petrópolis: Vozes. 2007.
YOUNG, M.F.D. Bridging the theory practice divide: an old problem in a new context. Educational and child Psychology, n.3,v.7. 1990.
ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico In: GERALDI, C. M. G.; FIORENTINI, D. e PEREIRA, E. M. A. (orgs.). Cartografias do trabalho docente: Professor(a) pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras/ALB. 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.