Pesquisa sobre Formação de Professores: Síntese do II Simpósio de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPEd

Autores

  • Marli E. D. A. André
  • Menga Lüdke Universidade Católica de Petrópolis (UCP)
  • Maria do Céu  Roldão Escola de Educação da Universdade Católica de Santarém, Lisboa - Portugal
Abstract views: 657 / PDF downloads: 281

Palavras-chave:

Campo de Pesquisa, Formação de Professores, Relato

Resumo

O presente texto sintetiza o registro dos dois simpósios realizados pelo GT 8 Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPEd com a finalizade de socializar para todos os membros do referido grupo de trabalho, sobretudo daqueles que não puderam estar presentes nos encontros, os resultados dos debates. O texto comenta e discute as constatações destacadas nas reuniões anuais do grupo, procurando avançar na discussão do grande tema da formação de professores como campo de pesquisa, que tem sido objeto de nossa reflexão há bastante tempo. Esse relato significa a síntese das quatro observadoras que assinam este texto no qual procuraram destacar os pontos mais importantes na discussão e no debate nos simpósios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CARDOSO, M. L. O mito do método. Trabalho apresentado no Seminário de Metodologia Estatística, realizado na PUC/RJ, Rio de Janeiro, p. 1-24, jan./fev.1971. Publicado no Boletim Carioca de Geografia, 1976.
GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano, 2002.
KÖCHE, J. C. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e iniciação à pesquisa. 22. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
ROLDÃO, M. C. Docência e formação. Campo(s) de pesquisa – para o desenvolvimento do ensino, do profissional e da escola. In: SIMPÓSIO DE GRUPOS DE PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2., Curitiba, PUC/PR, 2011. Anais… CD-ROM.
ULHÔA, J. Apontamentos para reflexão sobre o conceito de problema e sua aplicação em trabalhos acadêmicos. Goiânia, maio 1988. (Texto elaborado para discussão em sala de aula).

Downloads

Publicado

2010-12-18

Como Citar

ANDRÉ, M. E. D. A.; LÜDKE, M.;  ROLDÃO, M. do C. Pesquisa sobre Formação de Professores: Síntese do II Simpósio de grupos de pesquisa do GT 8 da ANPEd. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 2, n. 3, p. 152–159, 2010. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/24. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos