Cinema e educação: experiências estéticas de formação mediadas pela sétima arte
Palabras clave:
Formação docente, Formação estética, Cinema e educaçãoResumen
Com o intuito de contribuir para as discussões que abordam o tema cinema e educação, pensando na formação docente, apresentamos este trabalho, que é decorrente de uma investigação desenvolvida por um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do projeto guarda-chuva “Enredos da vida, telas da docência: os professores e o cinema”. Percebendo a importância de pensar dentro da formação docente a educação do olhar e da sensibilidade, considerando o cinema diante disso provocador de formação, mais especificamente, implicando pessoas em experiências éticas e estéticas, apresenta-se esta experiência desenvolvida com professores da cidade de Santa Maria (RS). Esta pesquisa teve como proposta pensar como o cinema se inscreve nas histórias pessoais e profissionais dos professores, por meio de um curso de formação continuada. Pudemos perceber, a partir dessa experiência, que o professor tem o cinema como dispositivo para a ressignificação de sua formação docente, deixando de ser só entretenimento ou ferramenta pedagógica e tornando-se arte, com toda a potência que essa palavra significa.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.