Cinema e educação: experiências estéticas de formação mediadas pela sétima arte

Autores

  • Valeska Fortes de Oliveira
  • Vanessa Alves da Silveira de Vasconcelo
  • Ionice da Silva Debus
  • Marilene Leal Farenzena
  • Caroline Ferreira Brezolin
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Palavras-chave:

Formação docente, Formação estética, Cinema e educação

Resumo

Com o intuito de contribuir para as discussões que abordam o tema cinema e educação, pensando na formação docente, apresentamos este trabalho, que é decorrente de uma investigação desenvolvida por um grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), por meio do projeto guarda-chuva “Enredos da vida, telas da docência: os professores e o cinema”. Percebendo a importância de pensar dentro da formação docente a educação do olhar e da sensibilidade, considerando o cinema diante disso provocador de formação, mais especificamente, implicando pessoas em experiências éticas e estéticas, apresenta-se esta experiência desenvolvida com professores da cidade de Santa Maria (RS). Esta pesquisa teve como proposta pensar como o cinema se inscreve nas histórias pessoais e profissionais dos professores, por meio de um curso de formação continuada. Pudemos perceber, a partir dessa experiência, que o professor tem o cinema como dispositivo para a ressignificação de sua formação docente, deixando de ser só entretenimento ou ferramenta pedagógica e tornando-se arte, com toda a potência que essa palavra significa.

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Publicado

2015-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, V. F. de; VASCONCELO, V. A. da S. de; DEBUS, I. da S.; FARENZENA, M. L.; BREZOLIN, C. F. Cinema e educação: experiências estéticas de formação mediadas pela sétima arte. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 97–108, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/116. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos