Formação do professor de dança: em análise o currículo do primeiro curso de licenciatura de Santa Catarina
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.232Mots-clés :
Formação de professores, Dança, Arte, CurrículoRésumé
Este artigo tem como objetivo discutir a importância da formação do professor em dança no Brasil e analisar o desenho curricular do primeiro curso de licenciatura em Dança de Santa Catarina, implantado na Universidade Regional de Blumenau. Faz-se uma análise da resolução 02/2015 e da Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016, que instituiu a obrigatoriedade da formação específica em Música, Dança, Teatro e Artes Visuais na Educação Básica, por meio dos dados presentes no Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Dança da FURB. Esse curso prima pela formação do professor, artista e pesquisador em dança de forma integrada e busca contribuir com a formação de um profissional crítico, criativo e sensível.
Téléchargements
Références
BERNSTEIN, B. A estruturação do discurso pedagógico: classe, códigos e controle. Petrópolis: Vozes, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. 1997
BRASIL. Parecer n. 0195/2003. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Música, Dança, Teatro e Design. Disponível em www.portal.mec.gov.br/cne. Acesso em dezembro de 2017.
BRASIL. Lei nº 13.278, de 2 de maio de 2016. Altera o § 6º do artigo 26 da Lei no 9.394/96, referente ao ensino da arte. Diário Oficial da União, Brasília, 2016. Disponível em: Acesso em dezembro de 2017.
BULLOUGH, R. Becoming a teacher: Self and the social location of teacher education. In: Biddle, B.; Good, T. Goodson, I. (Eds.). International handbook of teachers and teaching. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1997. p. 79-134.
FURB. Projeto Pedagógico do Curso de Dança – Licenciatura. 2017.
LINHARES, A. M. B. O Tortuoso e Doce Caminho da Sensibilidade. Ijui/RS: Ed. Unijuí, 1999.
MARQUES, I. Dançando na escola. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
PEREIRA, E.M. de A. “Pós-modernidade: desafios à Universidade”, In: SANTOS FILHO, J.C. e Moraes, S.E. (orgs.) Escola e universidade na pós-modernidade. Campinas: Mercado de Letras. 2000.
SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
SARAIVA, M. C. O sentido da dança: arte, símbolo, experiência vivida e representação. Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 3, p. 219-242, setembro/dezembro de 2005.
SHAPIRO, S. Towards transformative teachers: Critical and feminist perspectives in dance education. In: Dance, Power and difference: Critical and feminist perspectives of dance education (pp. 7-23). USA: Human Kinetics Publishers. 1998.
SMITH-AUTARD, J.M. The art of dance in education. 2nd ed. London: A & C Black Publisher. 2002.
SÖÖT, A & LEIJEN, Ä. Designing Support for Reflection Activities in Tertiary Dance Education. Procedia - Social and Behavioral Sciences, v. 45, p. 448 - 456. 2012.
SOUZA, M. A. C. A Dança Popular no Processo de Formação do Bailarino Clássico e Contemporâneo: ESTUDO SOBRE A ESCOLA DO TEATRO BOLSHOI DO BRASIL. Relatório do Doutorado em Motricidade Humana, especialidade Dança. Faculdade de Motricidade Humana, Lisboa, Portugal. 2014.
VIEIRA, M. S. A dança em cena: reflexões para o ensino superior de dança. Dança. Salvador, v. 4, n. 1 p. 25-33, jan./jun. 2015.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.