Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional

Auteurs

  • Maria do Céu Roldão Escola de Educação da Universdade Católica de Santarém, em Lisboa, Portugal
Abstract views: 1349 / PDF downloads: 834

Mots-clés :

Conhecimento Profissional, Formação de Professores, Função Docente

Résumé

A investigação disponível sobre formação de professores tem sido relativamente abundante em Portugal desde o início da década de 1990. Neste artigo, percorrem-se as conclusões de algumas das revisões de pesquisa sobre formação de professores realizadas desde então, problematizando a sua análise em torno da representação que nos devolvem sobre o que é ser professor na virada do milênio – função docente e organização do trabalho de ensinar – e quais as concepções mais visíveis sobre a natureza, construção e uso do conhecimento necessários ao seu exercício. Procedeu-se a uma seleção de três revisões de pesquisa publicada (2004, 2005, 2006), com incidência temporal entre o início dos anos 1990 e 2006, e enfoque temático sobre formação inicial e continuada, supervisão e identidade, e ainda organização do trabalho docente nas escolas. Os traços dominantes resultantes do confronto destas revisões apontam para a necessidade de clarificar as linhas de pesquisa sobre formação, os conceitos associados à natureza da função e o saber do profissional que é sujeito da formação, e a superação da dicotomia teoria-prática nas abordagens da temática definidora do campo. No plano metodológico assinala-se o desequilíbrio que se evidencia nas revisões analisadas resultante da predominância de estudos de caso e descritivos, orientados mais para concepções que para a ação docente e formativa existente, que constitui outro fator de dificuldade na consolidação da pesquisa sobre formação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ALARCÃO, I. Formação reflexiva de professore:. estratégias de supervisão. Colecção Cidine, n. 1. Porto: Porto Editora. 1996.

AMIGUINHO, A.; CANÁRIO, R. Escolas e mudança: o papel dos centros de formação. Lisboa; Educa. 1994.

BARROSO, J. . Os Liceus; organização pedagógica e administração (1836-1960). Lisboa: JNICT e Fundação Gulbenkian. 1995.

BARROSO, J. . Políticas educativas e organização escolar. Lisboa: Universidade Aberta. 2005

BARROSO, J.; CANÁRIO, R. (). Centros de formação das associações de escolas – das expectativas às realidades. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional. 1999.

BROFENBRENNER, U. The ecology of human development: experiments by nature and design. Cambridge, MA: Harvard University Press. 1979.

CANÁRIO, Rui. O que é a Escola? um “olhar” sociológico. Porto: PortoEditora. 2005.

CANHÃO, A. A escola em formação: a formação contínua de professores e a ideia de organização aprendente. Dissertação de mestrado, Universidade de Lisboa. 2003.

DOYLE,W. Themes in Teacher Education Research. In: HOUSTON, W.R. (Ed.). Handbook of research on teacher education. N. York: Mcmillan. 1990.

ESTEVES, M.; RODRIGUES, A. () Tornar-se professor: estudos portugueses recentes. Investigar em educação – revista da sociedade portuguesa de ciências da educação, junho 2003, n. 2, 2003, p. 15-68.

ESTRELA, A.; ELISEU, M.; AMARAL, A; CARVALHO, A.; PEREIRA, C. (). A investigação sobre formação contínua em Portugal (1990-2004). Investigar em Educação – revista da sociedade portuguesa de ciências da educação, junho 2005, n. 4, 2005, p. 107-148.

ESTRELA, M.T; ESTEVES, M.; RODRIGUES, A. Síntese de investigação sobre formação inicial de professores em Portugal (1990-2000). Porto: Porto Editora e INAFOP. 2002.

GOODSON, I. The making of curriculum. London: Falmer Press. 1988.

MARCELO, C. Desenvolvimento profissional docente: passado e futuro. Sísifo-revista de ciências da educação, n. 8, 2009, p. 7-21.

ROLDÃO, M.C. (). Impacto da Formação – um estudo nos Centros de Formação da Lezíria e Médio Tejo, 1993-98 (coord.). Santarém: ESE, CFAEs e Colibri. 2000.

ROLDÃO, M.C (coord.); HAMIDO,G.; GALVEIAS, F. Os professores e o desenvolvimento da sua identidade profissional. O que nos diz a investigação. Subprojecto desenvolvido no âmbito do Projecto de Investigação Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional – Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos nas transições ecológicas de construção e desenvolvimento profissional. (coord. Isabel Alarcão). Aveiro: CIDTFF, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro (Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). Texto não publicado. 2005.

ROLDÃO, M.C.; NETO-MENDES, A.; COSTA, J.A.; ALONSO, L.(). Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005). Investigar em educação n. 5 – Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 2006, p. 17-148.

ROLDÃO, M.C. A formação de professores como objecto de pesquisa – contributos para a construção do campo de estudo a partir de pesquisas portuguesas. Revista Eletrônica de Educação da UFSCar, São Carlos, Brasil. 2007. www.portaldosprofessores.ufscar.br

ROLDÃO, M.C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Jan-Abr., n. 34, 2007ª, p. 94-103.

SCHÖN, D. Educating the reflective practitioner: how professionals think in action. London: Temple Smith. 1987.

Téléchargements

Publiée

2009-05-09

Comment citer

ROLDÃO, M. do C. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 57–70, 2009. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/5. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles