AS DIFERENTES LINGUAGENS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: O QUE DIZEM AS PROFESSORAS
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.682Mots-clés :
Linguagens, alfabetização, percepçõesRésumé
O estudo analisa as percepções de professoras alfabetizadoras sobre a presença e a relevância das diferentes linguagens no processo de alfabetização de crianças. Trata-se de um recorte de uma dissertação de mestrado¹ vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Práticas na Alfabetização e na Inclusão em Educação (NEPPAI) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). O aporte teórico que embasa o estudo fundamenta-se em autores como: Soares (2008; 2015), Geraldi (1984;1999), Malaguzzi, (2016), Matos e Jardilino (2016), entre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que utiliza a entrevista semiestruturada e a observação como instrumentos para coleta de dados. Foram entrevistadas duas professoras alfabetizadoras do município de Itabirito/MG. A investigação evidencia que embora as docentes compreendam a importância do trabalho com os diferentes linguagens, a introdução delas no cotidiano da sala de aula se configura como um desafio a ser vencido.
Téléchargements
Références
CARDOSO, Bruna. Práticas de linguagem oral e escrita na Educação Infantil. São Paulo: Anzol, 2012.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A abordagem de Reggio Emília na Educação Infantil. São Paulo: Pensa, v.1, 2016.
EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: A experiência de Reggio Emília em transformação. São Paulo: Pensa, v. 2, 2016.
FOCHI, Paulo. A criança é feita de cem: as linguagens em Malaguzzi. São Leopoldo: Unisinos, 2014.
FERREIRO, Emília.; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução Diana Myriam. Porto Alegre: Artmed, 1999.
FRANCO, Marco Antonio Melo. Práticas pedagógicas na alfabetização: construindo o espaço da oralidade em sala de aula. 1.ed. Curitiba: Editora CRV, 2010. DOI: https://doi.org/10.24824/978856248074.4
FRANCO, Maria Amélia. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Revista Brasileira Estudos Pedagógicos. Brasília, v. 97, n 247, p. 534 – 551, set/dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353
FRANCO, Maria Amélia; GILBERTO, Irene; CAMPOS, Elisabete (orgs.). Práticas pedagógicas: pesquisa e formação. São Paulo: Edições Loyola, p. 7 – 31,2017.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Autores associados: Cortez, 1989.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GERALDI, João Wanderley. Concepções de linguagem e ensino de português. In: GERALDI, J.W. (Org.). O texto na sala de aula: leitura e produção. Cascavel: Assoeste, 1984. p. 41–49.
GERALDI, João Wanderley (org.) O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2 ed, p. 17 a 53, 1999.
GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica. Infância e suas linguagens. São Paulo: Cortez, 2014.
MATOS, Daniel; JARDILINO, José. Os conceitos de concepção, percepção, representação e crença no campo educacional: similaridades, diferenças e implicações para a pesquisa. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 20-31, set./dez. 2016. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1893
MORAIS Artur Gomes. Concepções e metodologias de alfabetização: Por que é preciso ir além da discussão dos velhos métodos? UFPE – Centro de Educação e CEEL – Centro de Estudos em Educação e Linguagem, abril, 2006.
MORTATTI Maria do Rosário. História do Ensino de Língua e Literatura no Brasil. ASPHE/FaE/UFPel. Pelotas, outubro, 1999.
NÓVOA, Antônio. Devolver a formação de professores aos professores. Cadernos de Pesquisa em Educação - PPGE/UFES Vitória, ES. a. 9, v. 18, n. 35, p. 11-22, jan./jun. 2012.
SOARES, Magda. A reinvenção da alfabetização. Presença pedagógica, v.9, n.52, jul/ago. 2003.
SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento: São Paulo: Contexto, p. 1 a 25, 2013.
SOARES, Magda. Alfabetização, a questão dos métodos. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2017.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. 6ª Ed. Artmed, 1998.
WEISZ, Telma; SANCHEZ, Ana. O diálogo entre o ensino e a aprendizagem. 4ª ed. São Paulo: Ática, 2019.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Janaína Oliveira GONÇALVES, Marco Antonio Melo FRANCO (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.