DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: A “CARTA DO ABRAÇO”
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.702Mots-clés :
Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, Experiências instituintes de formação docente, Formação inicial docenteRésumé
O artigo resulta de uma pesquisa-formação, inserida em uma investigação em rede sobre experiências instituintes de formação docente na América Latina, que objetivou tematizar e desenvolver, pela Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas (DNEP), estratégias de leitura, escrita, edição e publicização de narrativas pedagógicas na formação inicial docente. Desde os anos 2000 a DNEP desenvolve-se predominantemente na formação continuada de professores, com abertura para criações ético-metodológicas que possam adaptá-la a diferentes territórios pedagógicos. Nossa pesquisa busca adaptá-la ao território do curso de Pedagogia em uma universidade pública brasileira. Este artigo analisa uma estratégia desenvolvida para que os estudantes comentassem as narrativas uns dos outros: a carta do abraço. Nossa análise focaliza os tonos de comentários que contribuem para a edição pedagógica dos relatos, dando a conhecer o trabalho hermenêutico iniciado pelos estudantes com as narrativas escritas por seus colegas e discutindo como se caracterizam os comentários nelas encontradas.
Téléchargements
Références
BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012 (Obras Escolhidas, v.1), p. 123-128.
BUSTELO, C. Experiencias de formación en contextos de encierro: un abordaje pedagógico desde la perspectiva narrativa y (auto)biográfica, 2016. 259 f. Tesis (Doctorado). Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, 2016.
CONTRERAS DOMINGO, J.; PÉREZ DE LARA FERRÉ, N. La experiencia y la investigación educativa. In: CONTRERAS DOMINGO, J.; PÉREZ DE LARA FERRÉ, N. Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata, 2013, p. 21-86.
DÁVILA, P. Escribir e interpretar la experiencia docente. La documentación narrativa de prácticas pedagógicas, 2014. Tesis (Maestría). 183 f. Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, 2016.
FARIA, J. B. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente, 2018. Tese (Doutorado em Educação). 385 f. Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, de 1992.
JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KRENAK, A. Ideias para Adiar o fim do mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 2019.
LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LINHARES, C. Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 16, n. 31, maio.-ago. 2007, p.136-160. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5192. Acesso em: 01/10/2022
PINEAU, G. Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões socioeducativas em formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 55-70, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8424/pdf
PRADO, G. do V. T. Narrativas pedagógicas e formação no contexto do PIBID-UNICAMP. Anais do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo, 2018, p. 107 a 122.
RICOEUR, P. A vida: uma narrativa em busca de narrador. In: RICOEUR, Paul. Escritos e Conferências 1: Em torno da Psicanálise. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 197-211.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa (tomo I). Campinas: Papirus, 1994.
SANTOS, B. de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Porto: Edições Afrontamento, 2000.
SUÁREZ, D. H. Escribir, leer y conversar entre docentes en torno de relatos de experiencia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 03, p. 480-497, set/dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2999. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v01.n03.p.480-497
SUÁREZ, D. H.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Buenos Aires: FFyL/UBA, 2021. Disponível em: http://publicaciones.filo.uba.ar/sites/publicaciones.filo.uba.ar/files/Documentacio%CC%81n%20narrativa%20de%20experiencias%20pedago%CC%81gicas.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.
SUÁREZ, D.; OCHOA, L.; DÁVILA, P. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Nodos y Nudos, [S. l.], v. 2, n. 17, 2004. DOI: 10.17227/01224328.1228. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/1228. Acesso em: 26 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.17227/01224328.1228
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Juliana Batista Faria, Inês Ferreira de Souza Bragança (Autor) 2023
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.