DOCUMENTAÇÃO NARRATIVA DE EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS NO CURSO DE PEDAGOGIA: A “CARTA DO ABRAÇO”
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i33.702Palavras-chave:
Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, Experiências instituintes de formação docente, Formação inicial docenteResumo
O artigo resulta de uma pesquisa-formação, inserida em uma investigação em rede sobre experiências instituintes de formação docente na América Latina, que objetivou tematizar e desenvolver, pela Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas (DNEP), estratégias de leitura, escrita, edição e publicização de narrativas pedagógicas na formação inicial docente. Desde os anos 2000 a DNEP desenvolve-se predominantemente na formação continuada de professores, com abertura para criações ético-metodológicas que possam adaptá-la a diferentes territórios pedagógicos. Nossa pesquisa busca adaptá-la ao território do curso de Pedagogia em uma universidade pública brasileira. Este artigo analisa uma estratégia desenvolvida para que os estudantes comentassem as narrativas uns dos outros: a carta do abraço. Nossa análise focaliza os tonos de comentários que contribuem para a edição pedagógica dos relatos, dando a conhecer o trabalho hermenêutico iniciado pelos estudantes com as narrativas escritas por seus colegas e discutindo como se caracterizam os comentários nelas encontradas.
Downloads
Referências
BENJAMIN, W. Experiência e Pobreza. In: BENJAMIN, W. Magia e Técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8ª ed. São Paulo: Brasiliense, 2012 (Obras Escolhidas, v.1), p. 123-128.
BUSTELO, C. Experiencias de formación en contextos de encierro: un abordaje pedagógico desde la perspectiva narrativa y (auto)biográfica, 2016. 259 f. Tesis (Doctorado). Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, 2016.
CONTRERAS DOMINGO, J.; PÉREZ DE LARA FERRÉ, N. La experiencia y la investigación educativa. In: CONTRERAS DOMINGO, J.; PÉREZ DE LARA FERRÉ, N. Investigar la experiencia educativa. Madrid: Morata, 2013, p. 21-86.
DÁVILA, P. Escribir e interpretar la experiencia docente. La documentación narrativa de prácticas pedagógicas, 2014. Tesis (Maestría). 183 f. Universidad de Buenos Aires – Buenos Aires, 2016.
FARIA, J. B. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: experiências de formação de sujeitos em imersão docente, 2018. Tese (Doutorado em Educação). 385 f. Universidade Federal de Minas Gerais – Belo Horizonte, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, de 1992.
JOSSO, M-C. Experiências de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KRENAK, A. Ideias para Adiar o fim do mundo. São Paulo, Companhia das Letras, 2019.
LARROSA, J. Tremores: Escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LINHARES, C. Experiências instituintes na educação pública? Alguns porquês dessa busca. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 16, n. 31, maio.-ago. 2007, p.136-160. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/5192. Acesso em: 01/10/2022
PINEAU, G. Ancoragem de uma política de pesquisa em ciências humanas: histórias das novas profissões socioeducativas em formação. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 05, n. 13, p. 55-70, jan./abr. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/8424/pdf
PRADO, G. do V. T. Narrativas pedagógicas e formação no contexto do PIBID-UNICAMP. Anais do VIII Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica. São Paulo, Universidade Cidade de São Paulo, 2018, p. 107 a 122.
RICOEUR, P. A vida: uma narrativa em busca de narrador. In: RICOEUR, Paul. Escritos e Conferências 1: Em torno da Psicanálise. São Paulo: Edições Loyola, 2010, p. 197-211.
RICOEUR, P. Tempo e narrativa (tomo I). Campinas: Papirus, 1994.
SANTOS, B. de S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. Porto: Edições Afrontamento, 2000.
SUÁREZ, D. H. Escribir, leer y conversar entre docentes en torno de relatos de experiencia. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 01, n. 03, p. 480-497, set/dez. 2016. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/rbpab/article/view/2999. Acesso em: 12 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2016.v01.n03.p.480-497
SUÁREZ, D. H.; DÁVILA, P.; ARGNANI, A.; CARESSA, Y. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Buenos Aires: FFyL/UBA, 2021. Disponível em: http://publicaciones.filo.uba.ar/sites/publicaciones.filo.uba.ar/files/Documentacio%CC%81n%20narrativa%20de%20experiencias%20pedago%CC%81gicas.pdf. Acesso em: 14 ago. 2022.
SUÁREZ, D.; OCHOA, L.; DÁVILA, P. Documentación narrativa de experiencias pedagógicas. Nodos y Nudos, [S. l.], v. 2, n. 17, 2004. DOI: 10.17227/01224328.1228. Disponível em: https://revistas.pedagogica.edu.co/index.php/NYN/article/view/1228. Acesso em: 26 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.17227/01224328.1228
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Juliana Batista Faria, Inês Ferreira de Souza Bragança (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.