NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM APÓS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.735Mots-clés :
Pandemia, dificuldades, ciência, aprendizagemRésumé
A pandemia da COVID 19, possibilitou a imersão em variadas formas de produzir a aula, que passou a configurar-se como Ensino Remoto Emergencial (ERE), dando continuidade ao processo educativo. Sendo esse, questionado por vários problemas ocasionados em campos diversos. Nesse contexto, torna-se oportuno analisar as dificuldades de aprendizagem de alunos no Ensino Superior com o retorno de aulas presenciais pós pandemia. Trata-se de uma pesquisa descritiva de abordagem qualiquantitativa que tem o questionário como instrumento de coleta de dados e alunos de uma universidade pública, como sujeitos. Os dados coletados foram analisados a luz da “análise interpretativa” e apontam para dificuldades oriundas da demanda de atividades, a maior quantidade de conteúdo de ensino, maiores exigências docentes, a realização de avaliações mais complexas e defasagem de conteúdos de períodos anteriores. Com a pesquisa a possibilidade de discussões na área em questão para amenizar as dificuldades que impossibilitam aprendizagens significativas.
Téléchargements
Références
ANDRADE, de C. J. et al. Dificuldades enfrentadas durante o ensino remoto. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, v. 1, p. 80-95, 2021.
AQUINO, J. G. (Org). Autoridade e Autoritarismo na Escola: alternativas teóricas e práticas. 3ª Ed. – São Paulo: Summus, 1999.
COSTA, A. E. R; NASCIMENTO, A. W. R. do. Os desafios do ensino remoto em tempos de pandemia no Brasil. Anais VII CONEDU-Edição Online. Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em:<https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/69217> Acesso em: 05/01/2023.
FEITOSA, M.C. et al. Ensino Remoto: o que pensam os alunos e professores? In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO, 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2019.
GUDOLLE, L. S.; BLANDO, A.; FRANCO, S. R. K. Ensino remoto emergencial na educação superior: uma reflexão baseada em Paulo Freire. Revista Inter Ação, Goiânia, v. 46, n. ed. especial, p. 1178–1189, 2021. DOI: 10.5216/ia.v46ied.especial.68422. Disponível em: https://revistas.ufg.br/interacao/article/view/68422. Acesso em: 4 jan. 2023. DOI: https://doi.org/10.5216/ia.v46ied.especial.68422
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. - São Paulo: Atlas 2003.
MASSETO, M. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.
MEDEIROS, P.P; BITTENCOURT, F.O. Fatores associados a ansiedade em estudantes de uma faculdade particular. Revista de Psicologia. v.10. n.33. 2017. Disponível em:<https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/594>. Acesso em 20/01/2023. DOI: https://doi.org/10.14295/idonline.v10i33.594
MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.
MIRANDA, K. K. de O. et al. Aulas remotas em tempo de pandemia: desafios e percepções de professores e alunos. In: VII Congresso Nacional de Educação. Maceió, 2020. Disponível em:<https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5382_03092020142029.pdf>. Acesso em: 10/01/2023.
OLIVEIRA, R. Estudantes de escolas públicas do Estado terão internet no celular para aulas virtuais. GAÚCHAZH. Porto Alegre, 13 maio 2020. Disponível em: https://gauchazh.clicrbs.com.br/colunistas/rosane-de-oliveira/noticia/2020/05/estudantes-de-escolas-publicas-do-estado-terao-internet-no-celular-para-aulas-virtuais-cka5xwtol00px015n7q3xjxl6.html> . Acesso em: 25 jun. 2020.
PONTES, Laysa Mirelly da Silva. Ansiedade em estudantes do ensino superior: uma revisão bibliográfica. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em:<https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/42276>. Acesso em: 20/01/2023.
RIBEIRO, J. T.; JUSTINO, K. A. Ensino superior e a covid-19: os desafios de gestão em meio à pandemia. Trabalho de Conclusão de curso. Instituto Federal do Paraná, Curitibá, 2022. Disponível em: <https://ifpr.edu.br/curitiba/wp-content/uploads/sites/11/2022/03/TCC-Juliano-e-Karen-final.pdf>. Acesso em: 15/02/2023.
RIBEIRO, H. C. M.; CORRÊA, R. Ensino remoto na educação superior em tempos de distanciamento social: uma investigação nas instituições de ensino superior privada de um grupo educacional do Brasil. Revista Gestão Universitária na América Latina-GUAL, p. 139-161, 2021. DOI: https://doi.org/10.5007/1983-4535.2021.e79255
RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. dos S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 41–57, 2020. DOI: 10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em: 10 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57
ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus-o COVID-19!. Rev. Cient. Schola. Colégio Militar de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. V. VI, Número 1, Julho 2022. ISSN 2594-7672. Disponível em: <http://www.cmsm.eb.mil.br/images/CMSM/revista_schola_2020/Editorial%20I%202020%20(Rosane%20Rosa).pdf>. Acesso em 10 abr. 2022.
SILVA, M., et al,. Implantação e Utilização de Ensino Remoto: Vantagens e Desvantagens. 10 jornada Científica e tecnológica da Fatec Botucatu, Botucatu- São Paulo, Brasil. p.1 e 3, novembro, 2021, disponível em: <http://www.jornacitec.fatecbt.edu.br/index.php/XJTC/XJTC/paper/viewFile/2610/3053>. Acesso em: 03 jan. 2023.
SILVA, A. C. O; SOUSA, S. de A; MENEZES, J. B. F. de. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. In: Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia. Dialogia. 2020. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/about/submissions#authorGuidelines. Acesso em: 25/01/2023. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18383
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Nilda Masciel Neiva GONÇALVES (Autor) 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.