Saberes da ação pedagógica de professores de educação física
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.139Palavras-chave:
Formação de professores, Saberes da ação pedagógica, Educação FísicaResumo
O presente artigo trata dos resultados de uma pesquisa que teve como objeto de investigação a análise dos saberes da ação pedagógica de professores de Educação Física (EF). A pesquisa foi realizada com três professores/as (dois homens e uma mulher) e contou com vários instrumentos de coleta de dados, como entrevistas, observação do trabalho cotidiano dos professores e análise documental. A investigação teve como referencial teórico-metodológico central os conceitos advindos dos estudos que tratam da epistemologia da prática profissional. Os resultados do estudo apontam que esses professores edificam saberes profissionais de tipo singular aos conhecimentos acadêmicos. O estudo mostra, ainda, que o processo de construção dos saberes da ação pedagógica revelou-se fortemente articulado à especificidade pedagógica da disciplina a qual os professores pertencem.
Downloads
Referências
BETTI, Mauro. O que a semiótica inspira ao ensino da educação física. Discorpo, São Paulo, n. 3, p. 25-45, 1994.
BORGES, Cecília. O professor da educação básica de 5ª a 8ª série e seus saberes profissionais. Rio de Janeiro: PUC-RJ. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
BRACHT, V. Educação Física: conhecimento e especificidade. In: SOUZA, Eustáquia S.; VAGO, Tarcísio M.
Trilhas e partilhas: Educação Física na cultura escolar e nas práticas sociais. Belo Horizonte: Cultura, 1997.
CASTELLANI FILHO, Lino et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 2009.
CELLARD, André. L’analyse documentaire. In: POUPART, Jean. et al. La recherche qualitative: enjeux épis-témologiques et méthodologiques. Montreal, Paris, Casablanca: Gaëtan Morin, 1997.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Educação e Realidade, Porto Alegre, n. 2, p.177-229, 1990.
DESBIENS, Jean-François. Comment comprendre lês savoirs à la base du controle et de la régulation de la supervision active em enseignement de l’educacion physique. In: BORGES, Cécilia; DESBIENS, Jean-François.
Savoir, former et intervir dans une éducation physiqueen changement. Quebec: Editions du CRP, 2003.p. 50-72.
DEVALY, Michael. Savoirs scolaires et didatique dês discipline: une encyclopédie pour aujourd’hui. Paris: ESF Editeur, 1995.
DURAND, Marc. L’enseignement em milieu scolaire. Paris: PUF, 1996.
GAUTHIER, Clemont et al. Por uma teoria da Pedagogia. Ijuí: Ed. da UNIJUÍ, 1998.
GAUTHIER, Clemont; DESBIENS, Jean-François; MARTINEAU, Stéphane. Mots de passe pour mieux en-seigner. Quebec: Les Presses de L’Univsersité Laval, 2003.
HUBERMAN, Michael. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, António (Org.). Vida de pro-fessores. Porto: Porto Editora, 1992. p. 31-61.
LESSARD, Claude; TARDIF, Maurice. Les identities enseignantes: analyse de facteurs de différenciation du corps enseignant québécois 1960-1990. Quebec: Editions duCRP, 2003.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa. Professores: entre saberes e práticas. Educação e Sociedade, Unicamp, ano XXII, n. 74, p. 121-142, abr. 2001.
PERRENOUD, Philipe. Lê role de la formation à l’enseignement dans la construcion des disciplines scolaires. Revue Educacion e Francophonie. v. XXVIII, n. 2, automne-hiver 2000. Disponível em: <http://www.acelf.ca/ revue>. Acesso em: 30 mar. 2003.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educacional Researcher, Washington, v. 15, n. 2, p. 4-14, feb. 1986.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Le travail enseignant au quotidien. Experience, infractions humaines et dilemes professionnels. Paris: De Boeck, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, n. 13, p. 5-24, jan./abr. 2000.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; LAHAYE, Luc. Os professores face ao saber: esboço de uma proble-mática do saber docente. Teoria & Educação, n. 4, p. 215-233, 1991.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.