Percursos de um grupo de pesquisa na área de formação docente: o GEPED diante do desafio de formar professores e pesquisadores
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.186Palavras-chave:
Formação de Professores, Didática, Práticas de formação e de pesquisaResumo
O artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED), desde sua criação (2009) até o presente momento (2018). O GEPED realiza pesquisas que têm como foco pedagogia, didática, formação e trabalho docente. Compreende-se que a conformação do grupo (professores da educação básica e do ensino superior, mestrandos e doutorandos) tem revelado um duplo papel formativo, pois possibilita a formação de professores e de pesquisadores, a partir da premissa do trabalho colaborativo e entre pares. Pretende-se compartilhar o percurso do grupo através da abordagem de quatro eixos: i – práticas de formação e de pesquisa; ii – marcações teóricas na interseção entre didática e formação de professores; iii – pesquisas desenvolvidas; iv – próximos passos: pesquisa-formação como estratégia de indução profissional docente.
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