Percursos de um grupo de pesquisa na área de formação docente: o GEPED diante do desafio de formar professores e pesquisadores

Autores

  • Giseli Barreto da Cruz
  • Cecilia Silvana Batalha UFRJ
  • Fernanda Lahtermaher Oliveira UFRJ
  • Talita da Silva Campelo UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.186
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Palavras-chave:

Formação de Professores, Didática, Práticas de formação e de pesquisa

Resumo

O artigo apresenta o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED), desde sua criação (2009) até o presente momento (2018). O GEPED realiza pesquisas que têm como foco pedagogia, didática, formação e trabalho docente. Compreende-se que a conformação do grupo (professores da educação básica e do ensino superior, mestrandos e doutorandos) tem revelado um duplo papel formativo, pois possibilita a formação de professores e de pesquisadores, a partir da premissa do trabalho colaborativo e entre pares. Pretende-se compartilhar o percurso do grupo através da abordagem de quatro eixos: i – práticas de formação e de pesquisa; ii – marcações teóricas na interseção entre didática e formação de professores; iii – pesquisas desenvolvidas; iv – próximos passos: pesquisa-formação como estratégia de indução profissional docente.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

DA CRUZ, G. B.; BATALHA, C. S.; OLIVEIRA, F. L.; CAMPELO, T. da S. Percursos de um grupo de pesquisa na área de formação docente: o GEPED diante do desafio de formar professores e pesquisadores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 31–52, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i18.186. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/186. Acesso em: 21 nov. 2024.