A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente

Autores

  • Flávia C. G. C. Vasconcelos UFPE
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.426
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Palavras-chave:

Autonomia. formação de professores. residência pedagógica.

Resumo

O Programa da Residência Pedagógica é apresentado como um projeto inovador que estimula a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Além de discutir a busca de melhorias na prática formativa do licenciando, esta pesquisa apresenta as percepções de licenciandos em Química que participaram do primeiro edital da CAPES, edital N. 8/2018 do campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Mediante os dados apresentados, os residentes conseguiram desenvolver habilidades que versam na prática docente, atendendo aos objetivos do programa, em uma perspectiva de um futuro profissional que reflete a sua prática. Ademais, também foi percebido a necessidade de momentos formativos para os professores preceptores, bem como de uma melhor atuação da gestão escolar na receptividade do programa.

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Publicado

2020-12-22

Como Citar

VASCONCELOS, F. . C. G. C.; SILVA, J. R. R. T. da. A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 219–234, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.426. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/426. Acesso em: 21 dez. 2024.