A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente

Autores/as

  • Flávia C. G. C. Vasconcelos UFPE
  • João Roberto Ratis Tenório da Silva Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.426
Abstract views: 1935 / PDF downloads: 1318

Palabras clave:

Autonomia. formação de professores. residência pedagógica.

Resumen

El Programa de Residencia Pedagógica se presenta como un proyecto innovador que estimula la articulación entre teoría y práctica en las carreras de grado en el país. Además de discutir la busca por mejoras en la práctica formativa del licenciatario, esta investigación presenta las percepciones de los estudiantes de licenciatura de Química que participaron en la primera convocatoria de propuestas CAPES N. 8/2018 nell’Universidad Federal de Pernambuco – campus do Agreste. A través de los datos presentados, los egresados ​​residentes pudieron desarrollar competencias que se relacionan con la práctica docente, cumpliendo los objetivos del programa, en una perspectiva de futuro profesional que refleje su práctica. Además, también se percibió la necesidad de momentos de formación para los docentes da escuela, así como un mejor desempeño de la gestión escolar en la receptividad del programa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em: 28. set. 2020.

BRASIL. CNE/CP. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de Fevereiro de 2002, Resolução CNE/CP 02/2002, de 19 de Fevereiro de 2002. Brasília/DF, 2002. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf>. Acesso em: 25 de set. 2020.

CAPES. Acordo de Cooperação Técnica N. 6/2018 da CAPES. Processo N. 23038.007085/2018-62. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/08062018-ACT-ASSINADO-05-06-18.pdf> Acesso 24 set. 2020.

CAPES. Edital CAPES nº 01/2020. Programa de Residência Pedagógica. Disponível
em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em 28 set. 2020.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 11-26, jan./abr. 2019. Disponível em <http://www.revformacaodocente.com.br>. Acesso: 28 set. 2020.

FLICK, U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KEMMIS, S.; WILKINSON. A pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. IN: DINIZ-PEREIRA; ZEICHNER (Org.) A pesquisa na formação e o trabalho docente. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

LEAL, S.M.; BORGES, M.C.; RIBEIRO, B.O.L. Discussão sobre formação de professores, inicial e continuada e a relação com a nova BNCC. Educação e Fronteiras On-Line. Dourados/MS, v.9, n.26 p. 6-21, maio/ago. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12771/6111 Acesso: 29 set. 2020

MALDANER, O. A Formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 1 ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2000.

MALDANER, O.A.; FRISON, M.D. Constituição do Conhecimento de Professor de Química em Tempos e Espaços Privilegiados na Licenciatura. In: NERY; MALDANER (Orgs.) Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p.43-81.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. Ed. Revista e ampliada. – Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.

PEREIRA, M.D.; FONTES, T.A.; SILVA, G.G.I.; COSTA, C.F.T. Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional. Anais do XX Congresso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit). 2019. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1335.pdf Acesso 30 set. 2020.

SIQUEIRA, G.G.; WECHSLER, S.M. Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medida. Avaliação Psicológica. Vol. 5, n. 1, junio, 2006, p. 21-31. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3350/335027179004.pdf Acesso: 30 set. 2020.

SILVA, M.C.; MARTINS, I.G.R. Representações sobre as relações teoria-prática e universidade-escola no Programa de Residência Pedagógica. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências (XII ENPEC). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1618-1.pdf Acesso: 30 set. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011

ZEICHNER, K.M. Uma Análise Crítica sobre a “Reflexão” como Conceito Estruturante na Formação Docente. Educação & Sociedade. Campinas: CEDES, v. 29, 2008, p.535-554.

ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective teaching: An introduction. Mahwah, NJ: Erlbaum,1996.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

VASCONCELOS, F. . C. G. C.; SILVA, J. R. R. T. da. A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 219–234, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.426. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/426. Acesso em: 24 nov. 2024.