A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.426Mots-clés :
Autonomia. formação de professores. residência pedagógica.Résumé
O Programa da Residência Pedagógica é apresentado como um projeto inovador que estimula a articulação entre teoria e prática nos cursos de licenciatura. Além de discutir a busca de melhorias na prática formativa do licenciando, esta pesquisa apresenta as percepções de licenciandos em Química que participaram do primeiro edital da CAPES, edital N. 8/2018 do campus do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Mediante os dados apresentados, os residentes conseguiram desenvolver habilidades que versam na prática docente, atendendo aos objetivos do programa, em uma perspectiva de um futuro profissional que reflete a sua prática. Ademais, também foi percebido a necessidade de momentos formativos para os professores preceptores, bem como de uma melhor atuação da gestão escolar na receptividade do programa.
Téléchargements
Références
BRASIL. CNE/CP. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de Fevereiro de 2002, Resolução CNE/CP 02/2002, de 19 de Fevereiro de 2002. Brasília/DF, 2002. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf>. Acesso em: 25 de set. 2020.
CAPES. Acordo de Cooperação Técnica N. 6/2018 da CAPES. Processo N. 23038.007085/2018-62. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/08062018-ACT-ASSINADO-05-06-18.pdf> Acesso 24 set. 2020.
CAPES. Edital CAPES nº 01/2020. Programa de Residência Pedagógica. Disponível
em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em 28 set. 2020.
FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.
FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 11-26, jan./abr. 2019. Disponível em <http://www.revformacaodocente.com.br>. Acesso: 28 set. 2020.
FLICK, U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
KEMMIS, S.; WILKINSON. A pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. IN: DINIZ-PEREIRA; ZEICHNER (Org.) A pesquisa na formação e o trabalho docente. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.
LEAL, S.M.; BORGES, M.C.; RIBEIRO, B.O.L. Discussão sobre formação de professores, inicial e continuada e a relação com a nova BNCC. Educação e Fronteiras On-Line. Dourados/MS, v.9, n.26 p. 6-21, maio/ago. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12771/6111 Acesso: 29 set. 2020
MALDANER, O. A Formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 1 ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2000.
MALDANER, O.A.; FRISON, M.D. Constituição do Conhecimento de Professor de Química em Tempos e Espaços Privilegiados na Licenciatura. In: NERY; MALDANER (Orgs.) Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p.43-81.
OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. Ed. Revista e ampliada. – Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.
PEREIRA, M.D.; FONTES, T.A.; SILVA, G.G.I.; COSTA, C.F.T. Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional. Anais do XX Congresso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit). 2019. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1335.pdf Acesso 30 set. 2020.
SIQUEIRA, G.G.; WECHSLER, S.M. Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medida. Avaliação Psicológica. Vol. 5, n. 1, junio, 2006, p. 21-31. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3350/335027179004.pdf Acesso: 30 set. 2020.
SILVA, M.C.; MARTINS, I.G.R. Representações sobre as relações teoria-prática e universidade-escola no Programa de Residência Pedagógica. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências (XII ENPEC). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1618-1.pdf Acesso: 30 set. 2020.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011
ZEICHNER, K.M. Uma Análise Crítica sobre a “Reflexão” como Conceito Estruturante na Formação Docente. Educação & Sociedade. Campinas: CEDES, v. 29, 2008, p.535-554.
ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective teaching: An introduction. Mahwah, NJ: Erlbaum,1996.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.