A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente

Authors

  • Flávia C. G. C. Vasconcelos UFPE
  • João Roberto Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.426
Abstract views: 1930 / PDF downloads: 1313

Keywords:

Autonomia. formação de professores. residência pedagógica.

Abstract

The Pedagogical Residency Program is presented as an innovative project that stimulates the articulation between theory and practice in undergraduate courses in the country. In addition to discuss the seeking  of improvements in the licensee's training practice, this research presents the perceptions of undergraduate Chemistry students who participated in the first call for proposals CAPES N. 8/2018 at Federal University of Pernambuco – campus do Agreste. Through the data presented, the resident graduates were able to develop skills that relate to teaching practice, meeting the objectives of the program, in a perspective of a professional future that reflects their practice. In addition, it was also perceived the need for training moments for the teacher teachers, as well as a better performance of the school management in the receptivity of the program.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf> Acesso em: 28. set. 2020.

BRASIL. CNE/CP. Resolução CNE/CP 01/2002, de 18 de Fevereiro de 2002, Resolução CNE/CP 02/2002, de 19 de Fevereiro de 2002. Brasília/DF, 2002. Disponível em:<http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/res2_2.pdf>. Acesso em: 25 de set. 2020.

CAPES. Acordo de Cooperação Técnica N. 6/2018 da CAPES. Processo N. 23038.007085/2018-62. Disponível em: <https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/08062018-ACT-ASSINADO-05-06-18.pdf> Acesso 24 set. 2020.

CAPES. Edital CAPES nº 01/2020. Programa de Residência Pedagógica. Disponível
em: <http://www.capes.gov.br/>. Acesso em 28 set. 2020.

FAZENDA, I. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 11-26, jan./abr. 2019. Disponível em <http://www.revformacaodocente.com.br>. Acesso: 28 set. 2020.

FLICK, U. Introdução a Pesquisa Qualitativa. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

KEMMIS, S.; WILKINSON. A pesquisa-ação participativa e o estudo da prática. IN: DINIZ-PEREIRA; ZEICHNER (Org.) A pesquisa na formação e o trabalho docente. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

LEAL, S.M.; BORGES, M.C.; RIBEIRO, B.O.L. Discussão sobre formação de professores, inicial e continuada e a relação com a nova BNCC. Educação e Fronteiras On-Line. Dourados/MS, v.9, n.26 p. 6-21, maio/ago. 2019. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/educacao/article/view/12771/6111 Acesso: 29 set. 2020

MALDANER, O. A Formação inicial e continuada de professores de Química: professores/pesquisadores. 1 ed. Ijuí, RS: Ed. Unijuí, 2000.

MALDANER, O.A.; FRISON, M.D. Constituição do Conhecimento de Professor de Química em Tempos e Espaços Privilegiados na Licenciatura. In: NERY; MALDANER (Orgs.) Formação de professores: compreensões em novos programas e ações. Ijuí: Ed. Unijuí, 2014, p.43-81.

OLIVEIRA, M. M. Como fazer pesquisa qualitativa. 3. Ed. Revista e ampliada. – Petrópolis – RJ: Vozes, 2010.

PEREIRA, M.D.; FONTES, T.A.; SILVA, G.G.I.; COSTA, C.F.T. Contribuições do psicólogo escolar em relação ao processo de motivação do aluno no contexto educacional. Anais do XX Congresso de Psicologia da Universidade Tiradentes (Unit). 2019. Disponível em: https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A1335.pdf Acesso 30 set. 2020.

SIQUEIRA, G.G.; WECHSLER, S.M. Motivação para a aprendizagem escolar: possibilidade de medida. Avaliação Psicológica. Vol. 5, n. 1, junio, 2006, p. 21-31. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/3350/335027179004.pdf Acesso: 30 set. 2020.

SILVA, M.C.; MARTINS, I.G.R. Representações sobre as relações teoria-prática e universidade-escola no Programa de Residência Pedagógica. Anais do XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação e Ciências (XII ENPEC). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2019. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xii-enpec/anais/resumos/1/R1618-1.pdf Acesso: 30 set. 2020.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011

ZEICHNER, K.M. Uma Análise Crítica sobre a “Reflexão” como Conceito Estruturante na Formação Docente. Educação & Sociedade. Campinas: CEDES, v. 29, 2008, p.535-554.

ZEICHNER, K. M.; LISTON, D. P. Reflective teaching: An introduction. Mahwah, NJ: Erlbaum,1996.

Published

2020-12-22

How to Cite

VASCONCELOS, F. . C. G. C.; JOÃO ROBERTO RATIS TENÓRIO DA. A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 12, n. 25, p. 219–234, 2020. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i25.426. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/426. Acesso em: 21 nov. 2024.