BETWEEN THE SPECIFIC AND THE PEDAGOGICAL: ASPECTS OF TEACHING KNOWLEDGE IN THE CURRICULAR MATRIX IN THE DEGREE IN MATHEMATICS AND PEDAGOGY

Authors

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i34.736
Abstract views: 355 / PDF downloads: 202

Keywords:

Teacher training, Knowledge for teaching, Document analysis

Abstract

I present the analysis of course syllabuses from the degree course in Mathematics and Pedagogy, which constituted one of the stages of the research I developed in my doctorate. The results take as a source of data production the documentary analysis of Pedagogical Course Projects (PPC’s) from public and private Universities in the state of Mato Grosso do Sul (MS) in relation to aspects of teaching knowledge. The theoretical framework explores the knowledge bases for teaching with emphasis on specific and pedagogical content knowledge. I make reference, in the methodological section, to the teachers who graduated from the courses, given that this process took place as a result of work with a group of beginning teachers and their relationships with Mathematics. The results indicate that teacher training, in both degrees, lacks greater articulation between the specific and pedagogical, signaling the need to think about the place of teaching and pedagogical practices.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

ARAÚJO, V. R. N. de. Reflexões sobre a formação inicial do professor de Matemática: um olhar da Filosofia da Educação Matemática. 2007. 263f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Extremo Sul Catarinense. Criciúma-SC, 2007. Disponível em: <http://200.18.15.60:8080/pergamumweb/vinculos/000034/000034E9.pdf> Acesso em: 15, abr. 2016.

BLANCO, M. M. G. A formação inicial de professores de matemática: fundamentos para a definição de um currículo. In: FOIRENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2003. p.51-86.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental: Matemática. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. 1997. Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>Acesso em: 2, set. 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil: Conhecimento de Mundo. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF. Vol. III. 1998. Disponível em: <https://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>Acesso em: 2, set. 2015.

CARAÇA, B. Conceitos fundamentais da Matemática. Lisboa: Gradiva, 1998.

CARVALHO, D. L. Metodologia do Ensino de Matemática. São Paulo: Editora Cortez. 1992.

CERQUETTI-ABERKANE, F.; BERDONNEAU, C. O ensino da Matemática na Educação Infantil. Tradução de Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

CIRÍACO, K. T. Conhecimentos e práticas de professores que ensinam Matemática na infância e suas relações com a ampliação do Ensino Fundamental. 2012. 334f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, FCT/UNESP. Presidente Prudente-SP. 2012. Disponível em: < https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/92248/ciriaco_kt_me_prud.pdf?sequence=1&isAllowed=y> Acesso em: 25, ago. 2015.

CIRÍACO, K. T. Professoras iniciantes e o aprender a ensinar Matemática em um grupo colaborativo. 2016. 334f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, FCT/UNESP. Presidente Prudente-SP. 2016. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/4e2a208f-e13d-486f-9669-9d06ed65248c/content> Acesso em: 15, ago. 2023.

COSTA, A. F. G. da. Desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática: implicações da formação inicial e do início da carreira. 2022. 288f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, FCT/UNESP. Presidente Prudente-SP. 2022. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/1e91b54a-4b8d-4222-9d8a-a62444a3ae63/content> Acesso em: 03, jan. 2024.

CURI, E. Formação de Professores de Matemática: realidade presente e perspectivas futuras. 2000. 244f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. São Paulo-SP, 2000. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Dissertacao_Eda.pdf> Acesso em: 10, jan. 2016.

CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise de conhecimentos para ensinar Matemática e de crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos. 2004. 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. São Paulo-SP, 2004. Disponível em: < http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Tese_curi.pdf> Acesso em: 16, ago. 2015.

D´AMBROSIO, B. S. Formação de professores de matemática para o século XXI: o grande desafio. Pró-Posições. V. 4, N. 1(10), 1993. Disponível em: < https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/1757/10-artigos-ambrosiobs.pdf> Acesso em: 12, nov. 2013.

D’AMBROSIO, U. Da realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. Campinas/SP: Summus. Ed. UNICAMP. 1986.

DANTE, L. R. Didática da Resolução de Problemas de Matemática. São Paulo. Editora Ática. 1998.

DANTE, L. R. Didática da resolução de problemas de matemática: 1ª a 5ª series. 12. ed. São Paulo: Ática, 2000.

FINAV, Faculdades Integradas de Naviraí-MS. Projeto de Curso de Pedagogia. Naviraí-MS. FINAV-MS. 2005. (Versão impressa).

FIORENTINI, D. A formação matemática e didático-pedagógica nas disciplinas da licenciatura em Matemática. Mesa redonda VII EPEM: SBEMSP, São Paulo, Junho de 2004. Disponível em: <http://www.sbempaulista.org.br/epem/anais/mesas_redondas/mr11Dario.doc> Acesso em: 20, out. 2013.

FIORENTINI, D.; MIORIM, M. A. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no ensino da matemática. Ano 4. n. 7. Boletim da SBEM-SP. São Paulo. SBM/SP. 1990. Disponível em: < http://www.drbassessoria.com.br/1UmareflexaosobreousodemateriaisconcretosejogosnoEnsinodaMate matica.pdf> Acesso em: 19, set. 2023.

FIORENTINI, D; LORENZATO, S. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3ª. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.

GATTI, B. A. Implicações e perspectivas da pesquisa educacional no Brasil contemporâneo. IN: GARCIA, W. G. (Org.). Bernardete Gatti: educadora e pesquisadora. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011. p.63-78.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores: aspectos de sua profissionalização, formação e valorização social. Brasília, DF: UNESCO, 2009.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. Formação de Professores para o Ensino Fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo: FCC/DPE, 2009.

GROSSMAN, P. L.; WILSON, S. M.; SHULMAN, L. S. Teachers of substance: subject matter knowledge for teaching. In: REYNOLDS, M. C. (Ed.). Knowledge base for beginning teacher. Great Britain: Pergamon Press, 1989. p.23-34.

HAYDT, R. C. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1998.

JARAMILLO, D. Processos metacognitivos na (re) constituição do ideário pedagógico de licenciandos em matemática. In: FIORENTINI, D. (Org.). Formação de professores de Matemática: explorando novos caminhos com outros olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p.87-120.

KAMII, C. A criança e o número. Campinas, SP: Papirus, 1984.

LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de Matemática na formação de professores. Campinas. Ed. Autores Associados. 2006.

LORENZATO, S. Formação inicial e continuada do professor de matemática. Jornal Folha de São Paulo, Suplemento Sinapse, 2004. (Versão impressa).

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U, 1986.

MACHADO, N. J. História dos Números. São Paulo. Ed. Scipione. 1988.

MANDARINO, M. C. F. Concepções de ensino de Matemática elementar que emergem da prática docente. 2006. 273f. Tese (Doutorado em Educação) — Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio. Rio de Janeiro-RJ, 2006. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=9066@1> Acesso em: 13, abr. 2015.

MARANHÃO, M. C.; CARVALHO, M. O que professores dos anos iniciais ensinam sobre números. Perspectivas da Educação Matemática, Campo Grande, MS, v. 2, n. 3, p. 7 – 28 jan/jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2808/2138. Acesso em: 19, set. 2023.

MIZUKAMI, M. da G. N. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Educação. Vol. 29. nº. 2, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838/2204> Acesso em: 10, mar. 2015.

MOREIRA, A. F. B. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

MOREIRA, P. C.; DAVID, M. M. M. S. A formação matemática do professor: licenciatura e prática docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

NACARATO, A. M.; LOPES, C. A. E. (Orgs.). Escritas e leituras na Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2005.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. da S.; PASSOS, C. L. B. A Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: tecendo fios do ensinar e do aprender. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

NETO, E. R. Didática da Matemática. São Paulo. Editora Ática. 1998.

PANIZZA, M. (Org.). Ensinar Matemática na Educação Infantil e nas Séries Iniciais: análise e propostas. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PAVANELLO, R. O abandono do ensino de geometria no Brasil: causas e conseqüências. Zetetiké. Campinas, ano 1, nº 1, p.7-17, março de 1993. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Regina-Pavanello/publication/277799094_O_abandono_do_ensino_da_geometria_no_Brasil_causas_e_consequencias_p7-18/links/60af91e3299bf13438eeaf94/O-abandono-do-ensino-da-geometria-no-Brasil-causas-e-consequencias-p7-18.pdf> Acesso em: 10, mar. 2015.

POLYA, G. A arte de resolver problemas: um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro. Interciências. 1995.

PONTE, J. P. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. In: Educação Matemática: Temas de Investigação. 1992. p.185-239.

SANTOS, L. M. Produção de significados para objetos de aprendizagem: de autores e leitores para a Educação Matemática. 2007. 122f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Paraná, UFPR. Curitiba-PR, 2007. Disponível em: < http://www.ppge.ufpr.br/teses/M07_mulazanisantos.pdf> Acesso em: 13, maio 2016.

SHULMAN, L. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, 15 (2), 1986. Disponível em: <https://www.wcu.edu/webfiles/pdfs/shulman.pdf> Acesso em: 13, maio 2015. DOI: https://doi.org/10.2307/1175860

SILVA, R. G. Interações entre licenciandos em Matemática e Pedagogia: um olhar para o tema Grandezas e Medidas. 2010. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, INMA/UFMS. Campo Grande-MS, 2010. Disponível em: <https://posgraduacao.ufms.br/portal/trabalho-arquivos/download/1814> Acesso em: 10, set. 2015.

SMOLE, K. C. S. A Matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

STEWART, I. Mania de Matemática: diversão e jogos de lógica matemática. São Paulo. Editora JZE. 2005.

UEMS. Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Matemática. Nova Andradina, 2010. Disponível em: <http://www.uems.br/assets/uploads/cursos/c9410259627b0b9dbb1ee634e5a3f7c9/projeto_pedagogico/1_c9410259627b0b9dbb1ee634e5a3f7c9_2016-08-20_12-17-15.pdf>. Acesso em: 20, out. 2013.

UFMS, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Projeto Pedagógico de Curso de Licenciatura em Pedagogia. Campus Naviraí. CPNV. 2009. (Versão Impressa).

VASCONCELLOS. C. Projeto Político pedagógico. Libertat - Centro de Pesquisa, formação e assessoria pedagógica. 7ª ed. São Paulo. 2000.

WILSON, S.; SHULMAN, L. S.; RICHERT, A. E. 150 ways of knowing: Representations of knowledge in teaching. In: CALDERHEAD, J. (Ed.). Exploring teachers’ thinking. Grã-Bretanha: Cassel Educational limited, 1987. p. 104-124.

Published

2024-02-09

How to Cite

CIRÍACO, K. BETWEEN THE SPECIFIC AND THE PEDAGOGICAL: ASPECTS OF TEACHING KNOWLEDGE IN THE CURRICULAR MATRIX IN THE DEGREE IN MATHEMATICS AND PEDAGOGY. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 34, p. 49–69, 2024. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i34.736. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/736. Acesso em: 23 nov. 2024.