A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.617
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Palavras-chave:

Ensino de Ciências, Formação de professores, Cultura escolar

Resumo

Esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre a cultura escolar nas aulas de Ciências e Biologia, por meio da análise de relatos de acadêmicos de um Curso de Ciências Biológicas em seus estágios obrigatórios. Para tanto, procedeu-se uma análise documental de relatórios de estágio desenvolvidos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em escolas públicas de duas cidades do Mato Grosso do Sul. Destaca-se, pela perspectiva dos acadêmicos, a predominância de metodologias tradicionais de ensino, atribuindo ao professor o papel de principal transmissor de conteúdos, ancorado nos recursos didáticos: livro didático e lousa de giz. Elencamos que o processo didático-metodológico analisado pode ser questionado pelos vieses da formação inicial e continuada de professores e das condições das escolas públicas. Assim, destacamos a importância de as licenciaturas darem ênfase aos Fundamentos da Educação, além de possibilitar o contato dos acadêmicos com a realidade escolar ao longo da formação inicial.

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Referências

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

MANO, A. de M. P.; CARVALHO, N. G. de S.; ORIANI, A. P. A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 137–150, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.617. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/617. Acesso em: 21 dez. 2024.

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