Apresentação
Abstract
A Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBFP) vem disponibilizar ao seu público leitor o volume 5, número 9, continuando sua política editorial na publicação de temas emergentes e/ou revisitados pela pesquisa brasileira, ligados ao campo de estudos da Formação de Professores.
Os artigos que compõem esse número discutem a formação de professores em múltiplos aspectos, refletem sobre a formação de professores na perspectiva da pedagogia universitária, discutem aspectos da formação inicial, entre eles o estágio, as concepções de formação do pedagogo e questões ligadas às tecnologias no processo formativo. A revista, por fim, apresenta dois ensaios: um sobre a discussão do método na formação numa perspectiva comparada entre Brasil e Colômbia, e outro sobre os princípios educacionais do MST na formação de professores.
O artigo de capa deste número traz a discussão sobre a pedagogia universitária. De autoria das professo-ras Maria Isabel Almeida e Alda Roberta Torres, o texto apresenta contribuições sobre o desenvolvimento profissional docente na formação de professores do ensino superior. As autoras analisam a pedagogia universitária como um campo de conhecimento dentro da área da Educação. O segundo artigo, das pes-quisadoras Vania Chaigar e Lígia Carlos, gravitando sobre a mesma temática, traz à reflexão as estratégias de formação continuada de professores no ensino superior, amparadas na perspectiva da experiência docente e do desenvolvimento profissional docente.
Celia Haas e colaboradores apresentam os resultados de uma pesquisa que investigou o significado de ser pedagogo, realizada com estudantes de cursos de Pedagogia em São Paulo e Minas Gerais. E se-guida, o artigo da professora Isabel Sabino traz para o debate um tema sempre revisitado na pesquisa, o estágio supervisionado. No caso particular desse trabalho, Sabino coloca em discussão os dados de sua pesquisa sobre a experiência de aproximação entre o ensino e a pesquisa no processo de estágio de estudantes em formação inicial.
Na perspectiva dos grandes levantamentos ou estados da questão, as professoras Célia Nunes e Solange Cardoso apresentam um levantamento (2000-2010) de pesquisas realizado sobre os professores em iní-cio de carreira. O levantamento se utilizou de bases de dados e periódicos relevantes na área e revelam aspectos importantes sobre o tema em pauta.
O sexto artigo, de autoria da professora Andressa Barbosa, apresenta um dos temas mais visitados na área da educação nesses primeiros anos do novo século. Trata-se das tecnologias na formação de pro-fessores. A autora apresenta os vários ambientes de aprendizagens em EAD no campo da formação, e em especial, no estágio – um verdadeiro nó górdio na discussão da temática.
Os dois textos que fecham este número estão relacionados com a formação, porém, de maneira indireta. O primeiro, da pesquisadora colombiana Marlén Rativa, apresenta uma reflexão sobre um método de ensino muitíssimo utilizado na formação de professores, o método Lancaster. A autora faz um ensaio
comparando a utilização desse método no Brasil e na Colômbia. O texto que encerra essa publicação traz à baila um tema que tem sido marginalizado nas pesquisas sobre a formação de professores – trata-se da formação de educadores a partir dos ideais de Educação e Liberdade na perspectiva de um movimento social, o MST. O autor, professor Carlos Bauer, pesquisador do tema, se debruça nesse artigo para indi-car as questões políticas e princípios norteadores da formação de professores, apontados pelo MST na formação de seus agentes educativos.
Desejamos a todos e a todas uma boa leitura
José Rubens Lima Jardilino
Editor
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.