Modelos de formação e estágios curriculares

Autores/as

  • Magali Aparecida Silvestre
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Palabras clave:

Estágios Curriculares, Formação Inicial de Professores, Pedagogia, Prática Docente

Resumen

Nesse texto, apresentamos, de forma concisa, características que demarcam três concepções de formação que têm orientado projetos e práticas de estágio curricular obrigatório em cursos de formação inicial de professores. Tendo por base autores que suscitam discussões nessa direção, firmamos a urgência de se situar a finalidade dos estágios curriculares obrigatórios nos processos formativos de futuros professores, visando à superação de modelos pautados na racionalidade técnica, assim como de modelos pautados na racionalidade prática. Fundamentados num modelo de racionalidade crítica, defendemos que as práticas dos estágios curriculares devam convergir para a formação de um profissional preparado para contextualizar histórica e politicamente o processo de ensino-aprendizagem; para compreender a docência como uma atividade teórico-prática; para situar sua prática e percebê-la como uma prática social que envolve sujeitos e subjetividades e, finalmente, para intervir na realidade intencionalmente.

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Publicado

2018-06-19

Cómo citar

SILVESTRE, M. A. Modelos de formação e estágios curriculares. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 30–45, 2018. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/44. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artículos

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