LA INVESTIGACIÓN COMO INSTRUMENTO DE PROFESIONAL DOCENTE EDUCATIVO

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.545
Abstract views: 1199 / PDF downloads: 997

Palabras clave:

Investigación sobre la formación del profesorado. Homenaje a Marli André. Conocimientos profesionales docentes.

Resumen

La temática abordada en este texto se sustenta en la elección de algunos ejes que a lo largo del tiempo se han trabajado sistemáticamente en investigaciones relacionadas con el campo, con especial referencia a los aportes de Marli André (1985, 2010, 2010a), y a la apertura en ANPED de un espacio de discusión que compartí. Así, el foco de este análisis aborda los puntos centrales de este debate durante los últimos 20 años: (1) la delimitación del campo de la formación del profesorado, (2) la naturaleza del conocimiento docente profesional, (3) la teoría-práctica en procesos de formación, (4) la distancia entre universidades y escuelas en este proceso y (5) el lugar de la investigación como eje agregador de una reconceptualización del profesional docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Citas

ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Papirus Editora, 1995.

ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, Ângela I.L.F. et al. Didática: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-283.

ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2010ª

CANÁRIO, Rui. O que é a Escola? Um “Olhar” Sociológico. Porto: Porto Editora, 2005.
GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: António Nóvoa (Org.) Profissão professor. pp. 63-92. Porto: Porto Editora. 1995.

MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

ROLDÃO, Maria do Céu (coord.) HAMIDO,G. e GALVEIAS, F. Os professores e o desenvolvimento da sua identidade profissional. O que nos diz a investigação. Subprojecto desenvolvido no âmbito do Projecto de Investigação Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional –Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos nas transições ecológicas de construção e desenvolvimento profissional. (coord. Isabel Alarcão). Aveiro: CIDTFF, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro (Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). 2005. Texto não publicado.

ROLDÃO, Maria do Céu (2005 a). Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e não superior. Revista NUANCES, UNESP (Universidade do Estado de S.Paulo )., ano XI, nº 13, Jan-Dez 2005, 108-126, 2005a.

ROLDÃO, Maria do Céu, NETO-MENDES, A., Costa, J.A. & ALONSO, L. Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005). Investigar em Educação n.º 5 – Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 17-148, 2006.

ROLDÃO, Maria do Céu. A formação de professores como objecto de pesquisa – contributos para a construção do campo de estudo a partir de pesquisas portuguesas. Revista Eletrónica de Educação da UFSCar, São Carlos, Brasil. 2007. www.portaldosprofessores.ufscar.br

ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Jan-Abril, n.º 34, 94-103, 2007a.

ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores baseada na investigação e prática reflexiva. In Actas da Conferência “Desenvolvimento Profissional de Professores para a Qualidade e Equidade da Aprendizagem ao Longo da Vida”, Lisboa, 2008, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.

ROLDAO, Maria do Céu. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 10/2011 ,135 -150, 2011.

SCHÖN, Donald. Educating the Reflective Practitioner. How Professionals think iin Action. London: Temple Smith, 1987.

SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57, 4-14, 1987.

SHULMAN, Lee & SHULMAN, Judith. How and what teachers learn: a shifting perspective. Journal of Curriculum Studies, v. 36, nº 2, March-April, 257-271, 2004.
STENHOUSE, Lawrence. Investigación y Desarrollo del Curriculum (1ª ed. 1981). Madrid. Ediciones Morata, 1991.

Publicado

2021-12-01

Cómo citar

ROLDÃO, M. do C. LA INVESTIGACIÓN COMO INSTRUMENTO DE PROFESIONAL DOCENTE EDUCATIVO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 13, n. 28, p. 79–90, 2021. DOI: 10.31639/rbpfp.v13i28.545. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/545. Acesso em: 22 nov. 2024.