LA INVESTIGACIÓN COMO INSTRUMENTO DE PROFESIONAL DOCENTE EDUCATIVO
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i28.545Palabras clave:
Investigación sobre la formación del profesorado. Homenaje a Marli André. Conocimientos profesionales docentes.Resumen
La temática abordada en este texto se sustenta en la elección de algunos ejes que a lo largo del tiempo se han trabajado sistemáticamente en investigaciones relacionadas con el campo, con especial referencia a los aportes de Marli André (1985, 2010, 2010a), y a la apertura en ANPED de un espacio de discusión que compartí. Así, el foco de este análisis aborda los puntos centrales de este debate durante los últimos 20 años: (1) la delimitación del campo de la formación del profesorado, (2) la naturaleza del conocimiento docente profesional, (3) la teoría-práctica en procesos de formación, (4) la distancia entre universidades y escuelas en este proceso y (5) el lugar de la investigación como eje agregador de una reconceptualización del profesional docente.
Descargas
Citas
ANDRÉ, Marli. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, Ângela I.L.F. et al. Didática: convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-283.
ANDRÉ, Marli. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, v. 1, n. 1, p. 41-56, ago./dez. 2009. Disponível em: . Acesso em: 5 abr. 2010ª
CANÁRIO, Rui. O que é a Escola? Um “Olhar” Sociológico. Porto: Porto Editora, 2005.
GIMENO SACRISTÁN, José. Consciência e ação sobre a prática como libertação profissional dos professores. In: António Nóvoa (Org.) Profissão professor. pp. 63-92. Porto: Porto Editora. 1995.
MARCELO GARCIA, Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. Sísifo – Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.
ROLDÃO, Maria do Céu (coord.) HAMIDO,G. e GALVEIAS, F. Os professores e o desenvolvimento da sua identidade profissional. O que nos diz a investigação. Subprojecto desenvolvido no âmbito do Projecto de Investigação Supervisão e Desenvolvimento da Identidade Profissional –Estudo sobre a influência da supervisão e dos contextos nas transições ecológicas de construção e desenvolvimento profissional. (coord. Isabel Alarcão). Aveiro: CIDTFF, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadores, Universidade de Aveiro (Financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia). 2005. Texto não publicado.
ROLDÃO, Maria do Céu (2005 a). Profissionalidade docente em análise – especificidades dos ensinos superior e não superior. Revista NUANCES, UNESP (Universidade do Estado de S.Paulo )., ano XI, nº 13, Jan-Dez 2005, 108-126, 2005a.
ROLDÃO, Maria do Céu, NETO-MENDES, A., Costa, J.A. & ALONSO, L. Organização do trabalho docente: uma década em análise (1996-2005). Investigar em Educação n.º 5 – Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, 17-148, 2006.
ROLDÃO, Maria do Céu. A formação de professores como objecto de pesquisa – contributos para a construção do campo de estudo a partir de pesquisas portuguesas. Revista Eletrónica de Educação da UFSCar, São Carlos, Brasil. 2007. www.portaldosprofessores.ufscar.br
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, Jan-Abril, n.º 34, 94-103, 2007a.
ROLDÃO, Maria do Céu. Formação de professores baseada na investigação e prática reflexiva. In Actas da Conferência “Desenvolvimento Profissional de Professores para a Qualidade e Equidade da Aprendizagem ao Longo da Vida”, Lisboa, 2008, no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia.
ROLDAO, Maria do Céu. Formação de professores na investigação portuguesa – um olhar sobre a função do professor e o conhecimento profissional. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 10/2011 ,135 -150, 2011.
SCHÖN, Donald. Educating the Reflective Practitioner. How Professionals think iin Action. London: Temple Smith, 1987.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review, 57, 4-14, 1987.
SHULMAN, Lee & SHULMAN, Judith. How and what teachers learn: a shifting perspective. Journal of Curriculum Studies, v. 36, nº 2, March-April, 257-271, 2004.
STENHOUSE, Lawrence. Investigación y Desarrollo del Curriculum (1ª ed. 1981). Madrid. Ediciones Morata, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.