Núcleo de estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional docente

Autores

  • Marli André

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.194
Abstract views: 631 / PDF downloads: 470

Palavras-chave:

Palavras-chave: Desenvolvimento profissional. Formação de Professores. Grupo de Pesquisa.

Resumo

O artigo apresenta o movimento dos pesquisadores vinculados ao Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento Profissional Docente, vinculado à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC SP, desde sua criação em 2002. O foco de pesquisa do Núcleo refere-se às questões voltadas à formação e ao trabalho de professores e coordenadores em uma perspectiva psicossocial, ou seja, em uma perspectiva que considera que os processos formativos se inserem na dinâmica das intersubjetividades, em um movimento em que os sujeitos, a um só tempo, atribuem significados e sentidos à realidade e se constituem, orientando suas ações. Como destaque desse texto apresenta-se informações e resultados de quatro projetos de pesquisa, todos com financiamento de órgãos de fomento, coordenados pela Professora Doutora Marli André, e desenvolvidos por pesquisadores de diferentes universidades e localidades do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ALTET, M.. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, F.; PAQUAY, L.; ALTET, M.; CHARLIER, E. Formando professores profissionais: quais estratégias? Quais competências. 2. ed. rev. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001. p. 23-35.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo, SP: Cortez, 2002.
DUBAR, Claude. A socialização: construção das identidades sociais e profissionais. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
GIMENO SACRISTÁN, J. In: NÓVOA, A. (org.). Profissão professor. 2. ed. Portugal: Porto, 1995. p. 63-92.
IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional. Forma-se para a mudança e a incerteza. São Paulo, SP: Cortez, 2002. (Coleção Questões da Nossa Época, v.77)
MIZUKAMI, M. G. N. Aprendizagem da docência: professores formadores. In: ROMANOWSKI, J; MARTINS, P.L; JUNQUEIRA, S.R.A. (orgs.) Conhecimento Local e Conhecimento Universal: formação docente, aprendizado e ensino. Vol. 5. Curitiba, PR, Editora Universitária Champagnat, 2005.
MORGADO, José Carlos. Currículo e Profissionalidade Docente. Portugal: Porto Editora, 2005.
PÉREZ GÓMEZ, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre, RS: Artmed, 2001.
RAMALHO, B. L.; NUNES, I. GAUTHIER, C. (orgs.). Formar o professor, profissionalizar o ensino: perspectivas e desafios. Porto Alegre, SC: Sulina, 2003. 208p.
ROLDÃO, Maria do Céu. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação. V. 12, n. 34, jan./abr. 2007, p. 94-103.
ROLDÃO. Maria do Céu. Profissionalidade docente em análise: especificidades do ensino superior e não superior. Nuances: estudos sobre educação. Ano XI, v. 12, n. 13, jan/dez, 2005. p. 105 – 126.
SHULMAN, Lee. Knowledge and teaching: foundations of the new reform (1987) In: SHULMAN, Lee (org). The wisdom of practice: essays on teaching and learning to teach. San Francisco, Jossey-Bass, 2004.
SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. Petrópolis: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010.
WELLER, W. Grupos de discussão: aportes teóricos e metodológicos. In: WELLER, W.; PFAFF, N. Metodologia da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010. p. 54-66.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

ANDRÉ, M. Núcleo de estudos e pesquisas sobre desenvolvimento profissional docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 117–126, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i18.194. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/194. Acesso em: 24 nov. 2024.