Perspetivas sobre práticas de reflexão no estágio em 1º CEB: a voz dos estudantes

Autores

  • Maria Cecília Bento
  • Amélia Lopes
  • Maria de Fátima Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.144
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Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Prática pedagógica, Reflexão

Resumo

Apresentamos aqui resultados parciais de um estudo sobre a dimensão da reflexão como investigação na formação inicial de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB), em Portugal. A escola e as concepções sobre a infância alteraram-se ao longo do tempo. Interessa compreender o contributo da formação na capacidade para lidar com problemas dos contextos atuais. A reflexão é uma competência a ser construída na formação inicial de professores, mas as suas relações com dinâmicas de investigação necessitam de maior esclarecimento. Pretende-se compreender a organização do estágio na formação inicial de professores do 1º CEB, as práticas de reflexão das estudantes e a sua centralidade como uma ferramenta de investigação e desenvolvimento profissional. Recolhemos e analisamos documentos caracterizadores da formação e relatórios de estágio e realizamos um focus group, entrevistas com professores supervisores, professores cooperantes e estudantes, apre-sentando aqui resultados referentes a essas últimas. Da análise, inferimos que há na formação preocupação com o desenvolvimento de práticas reflexivas, apesar de não se verificar sempre a presença sistemática dessa reflexão

 

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

BENTO, M. C.; LOPES, A.; PEREIRA, M. de F. Perspetivas sobre práticas de reflexão no estágio em 1º CEB: a voz dos estudantes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 109–128, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.144. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/144. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos