Perspetivas sobre práticas de reflexão no estágio em 1º CEB: a voz dos estudantes

Authors

  • Maria Cecília Bento
  • Amélia Lopes
  • Maria de Fátima Pereira

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v8i15.144
Abstract views: 682 / PDF downloads: 456

Keywords:

Initial teachers’ training, Internship, Reflection

Abstract

We present partial results from a study about the reflection dimension as investigation on initial 1st cycle teachers’ training, in Portugal. School and the conceptions about childhood changed throughout time. We need to comprehend the training contribution for the ability to deal with problems on current contexts. Reflection is a competence to develop at initial teachers’ training, but its links with research dynamics need more enlightenment. We aim to comprehend the internship organization at initial 1st cycle teachers’ training, students’ reflection practices, and its centrality as a tool of research and professional growth. It was collected and analyzed documents that characterize the training and internship reports and we brou-ght off a focus group and interviews to supervisors, cooperating teachers and students, whose results we present on this paper. From the analysis, we may infer that there is some concern about the development of reflective practices, although it is not always verified the presence of reflection.

Downloads

Download data is not yet available.
 PlumX Metrics

References

ALARCÃO, Isabel. Ser professor reflexivo. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora,1996a. p. 171-189.

ALARCÃO, Isabel. Reflexão crítica sobre o pensamento de D. Schön e os programas de formação de pro-fessores. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora,1996b. p. 9-39.

ALARCÃO, Isabel. A escola reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. São Paulo: Artmed,2001. p. 15-30.

AMADO, João; COSTA, António Pedro; CRUSOÉ, Nilma. A técnica de análise de conteúdo. In: AMADO, João (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra,2014. p. 301-351.

AMADO, João; FERREIRA, Sónia. A entrevista na investigação em educação. In: AMADO, João (Coord.). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra,2014. p. 207- 232.

AMARAL, M.ª João; MOREIRA, M.ª Alfredo; RIBEIRO, Deolinda. O papel do supervisor no desenvolvimen-to do professor reflexivo. Estratégias de supervisão. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação Reflexiva de Professores – Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 89-122.

BERGER, Guy. A investigação em Educação: modelos socioepistemológicos e inserção institucional. Revista de Psicologia e Ciências da Educação, Porto, n. 3, v. 4, p. 23-36, 1992.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em Educação. Tradução de Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Porto: Porto Editora, 1994.

BRZEZINSKI, Iria. Fundamentos sociológicos, funções sociais e políticas da escola reflexiva e emancipa-dora: algumas aproximações. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. São Paulo: Artmed,2001. p. 65-82.

CAMPOS, Bártolo. Políticas docentes: formação e avaliação. Porto: Mais Leituras, 2013.

CARVALHO, Adalberto Dias de. A formação de professores e os desafios da Declaração de Bolonha. In: SERRALHEIRO, João Paulo (Org.). O Processo de Bolonha e a formação dos educadores e professores portugueses. Porto: Profedições, 2005. p. 23-28.

DECLARAÇÃO DE BOLONHA. 19 de junho de1999. Declaração conjunta dos ministros da educação euro-peus. Disponível em: <http://www.ehea.info/Uploads/Documents/1999_Bologna_Declaration_Portuguese. pdf>. Acesso em: 13 fev. 2016.

ESTEVES, Manuela. Bolonha: que formação queremos? In: SERRAHEIRO, José Paulo (Org.). O Processo de Bolonha e a formação dos educadores e professores portugueses. Porto: Profedições,2005. p. 151-152.

FORMOSINHO, João. A formação prática dos professores. Da prática docente na instituição de formação à prática pedagógica nas escolas. In: FORMOSINHO, João (Coord.). Formação de Professores: Aprendizagem profissional e acção docente Porto: Porto Editora,2009. p. 93-117.

GONÇALVES, Tadeu Oliver; GONÇALVES, Terezinha Valim Oliver. Reflexões sobre uma prática docente si-tuada: buscando novas perspectivas para a formação de professores. In: GERALDI, Corinta Maria Grisolia; FIORENTINI, Dario; PEREIRA, Elisabete Monteiro de A. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente: professor(a)--pesquisador(a). Campinas: Mercado das Letras,2001. p. 105-134.

LALANDA, Mª Conceição; ABRANTES, Mª Manuela. O conceito de reflexão em J. Dewey. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 1996. p. 41-61.

LEITÃO, Álvaro; ALARCÃO, Isabel. Para uma nova cultura profissional: uma abordagem da complexidade na formação inicial de professores do 1º CEB. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 19, n. 2, p. 51-84, 2006.

LESSARD-HÉBERT, Michelle; GOYETTE, Gabriel; BOUTIN, Gérald. Investigação Qualitativa – Fundamentos e práticas.5ª edição. Tradução de Maria João Reis. Lisboa: Instituto Piaget, 2012.

LOPES, Amélia et al. A formação inicial de professores do 1º CEB nas duas últimas décadas: uma caracte-rização a partir de discursos de natureza sócio/política. In: LOPES, Amélia (Coord.). De uma escola a outra. Temas para pensar a formação inicial de professores. Porto: CIIE/Afrontamento, 2007, p. 27-34.

LOPES, Amélia; SILVA, Manuel António; SOUSA, Cristina; ROCHA, Rosália; FRAGATEIRO, Lourdes. Identidades profissionais de base e currículo de formação inicial: o caso do curso de 1976/1979 da Escola do Magistério Primário do Porto. In: LOPES, Amélia (Org.). De uma escola a outra – Temas para pensar a formação inicial de professores. Porto: Afrontamento/CIIE, 2007, p. 17-25.

LOPES, Maria Amélia; PEREIRA, Fátima. Culturas escolares, perspetivas curriculares e identidades profissio-nais dos professores portugueses. In: LOPES, Alice Casimiro; LEITE, Carlinda (Orgs.). Políticas educativas e dinâmicas curriculares em Portugal e no Brasil. Porto: CIIE/Livpsic, 2008, p. 95-113

MATIZ, Luciana; LOPES, Amélia. Áreas do saber, formação inicial e vivências de inserção profissional de professores principiantes – reflexões sobre dados exploratórios. In: SILVA, B.; ALMEIDA, L. S.; BARCA, A.; PERALBO, M. (Orgs.). Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicoterapia. Braga: CIEd, 2009, p. 1416-1429.

MOREIRA, Maria Alfredo et al. A investigação-acção na formação reflexiva de professores em formação inicial: percursos e evidências de um projecto de supervisão. In: VIEIRA, Flávia; MOREIRA, Maria Alfredo; BARBOSA, Isabel; PAIVA, Madalena; FERNANDES, Isabel Sandra. No Caleidoscópio da Supervisão: imagens da Formação e da Pedagogia. Mangualde: Edições Pedago, 2006, p. 45-76.

OLIVEIRA, Maria Helena; VASCONCELOS, Teresa. Os Portfólios reflexivos na prática pedagógica: implicações da participação do professor cooperante. Da investigação às práticas – estudos de Natureza Educacional.

Lisboa, v. X, n. 1, p. 127-152. 2010. Disponível em: <http://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/486/1/Os%20 portf%C3%B3lios%20reflexivos%20na%20pr%C3%A1ctica%20pedag%C3%B3gica.pdf>. Acesso em: 20 abr.2013.

PEREIRA, Fátima. Idealizar a vida, gerir o presente e projectar o futuro: o governo da infância nos discursos em formação inicial de professores. Porto: UP, 2007. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Porto, 2007.

PEREIRA, Fátima. In-service teacher education and scholar innovation: The semantics of action and reflection on action as a mediation device. Australian Journal of Teacher Education, Perth, v. 36, n. 11, p. 33-50, 2011.

PEREIRA, Fátima. Formação de professores e epistemologia do trabalho docente: novos e velhos desafios sobre a justiça social-escolar. In: FLORES, Maria Assunção; MOREIRA, Maria Alfredo; OLIVEIRA, Lia Raquel (Orgs.). Desafios curriculares e pedagógicos na formação de professores. Ramada: Pedago, 2015. p. 63-73.

PEREIRA, Fátima et al. Trinta anos de formação inicial de professores: estatuto, academização e profissio-nalização. In: MARTINS, Ernesto Candeias (Ed.). Cenários da educação/formação: novos espaços, culturas e saberes. VIII Congresso da Sociedade Portuguesa Ciências da Educação. Castelo Branco: SPCE, 2007.

PORTUGAL, Decreto-Lei nº. 43/2007, de 22 de fevereiro.

RAMOS, Mª Antónia; GONÇALVES, Rosa Edite. As narrativas autobiográficas do professor como estratégia de desenvolvimento e a prática da supervisão. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores. Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora,1996. p. 123-150.

RODRIGUES, Ângela. A formação de formadores para a prática na formação inicial de professores. In: SEMINÁRIO MODELOS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO, 1998, Lisboa. Anais..., Lisboa: Departamento de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, 2001.

RODRIGUES, Ângela; Esteves, Manuela. A análise de necessidades na formação de professores. Porto: Porto Editora, 1993.

SÁ-CHAVES, Idália. Informação, formação e globalização: novos ou velhos paradigmas? In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. São Paulo: Artmed,2001. p. 83-95.

SCHÖN, Donald. The reflective practitioner – how professionals think in action. Aldershot: Arena, 1995.

SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Tradução de Roberto Cataldo Costa. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

SOUZA, Ana Paula G. et al. A escrita de diários na formação docente. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 1. p. 181-210, mar. 2012.

STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Textos selecionados por J. Rudduck e D. Hopkins. Madrid: Ediciones Morata, 1993.

TAVARES, José; ALARCÃO, Isabel. Paradigmas de formação e investigação no ensino superior para o terceiro milênio. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. São Paulo: Artmed,2001. p. 97-114.

TAVARES, José. Relações interpessoais em uma escola reflexiva. In: ALARCÃO, Isabel (Org.). Escola reflexiva e nova racionalidade. São Paulo: Artmed, 2001, p. 31-64.

VAN MANEN, Max. On the Epistemology of Reflective Practice. Teachers and Teaching: theory and practice, v. 1, n. 1, p. 33-50, mar. 1995. Disponível em: <http://www.maxvanmanen.com/files/2011/04/1995-Episto-fReflective-Practice.pdf>. Acesso em: 14 abr. 2015.

ZEICHNER, Kenneth M. Uma análise crítica sobre a “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação & Sociedade, Campinas, v. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

Published

2016-12-31

How to Cite

BENTO, M. C.; LOPES, A.; PEREIRA, M. de F. Perspetivas sobre práticas de reflexão no estágio em 1º CEB: a voz dos estudantes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 8, n. 15, p. 109–128, 2016. DOI: 10.31639/rbpfp.v8i15.144. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/144. Acesso em: 3 jul. 2024.

Issue

Section

Articles