Residência pedagógica: uma discussão epistemológica
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i25.437Palavras-chave:
Residência pedagógica, princípios, formação de professoresResumo
O presente texto objetiva apresentar, de maneira ampla, elementos teóricos e metodológicos sobre a configuração da Residência Pedagógica numa perspectiva crítica emancipadora. O estudo se justifica a partir da compreensão de que a formação de professores tem se constituído, ao longo das últimas décadas, como uma importante pauta no contexto das políticas educacionais desenvolvidas em diferentes países. Por ser considerada como aspecto fundamental para a construção da qualidade na educação, importa-nos discutir a Residência Pedagógica como um dos elementos políticos e pedagógicos da formação que traduzem diferentes valores, princípios e projetos de sociedade. Para tanto, são apresentadas, inicialmente, discussões sobre formação de professores; seguidas da análise conceitual da Residência Pedagógica e a discussão de uma proposta crítica emancipadora. Este caminho, referenciado em estudos bibliográficos sobre a temática, proporcionou desvelar elementos presentes nos projetos de formação de professores que atravessaram historicamente o modo que estes se constituem no Brasil. Dialeticamente, buscou-se estabelecer o desenvolvimento do projeto de formação comprometido com a humanização e a emancipação dos sujeitos, numa perspectiva dialógica que reconhece a educação como uma prática social situada e que toma, como ponto de partida, os contextos de vivência dos sujeitos de forma a construir propostas prenhes de sentido e significado para quem delas participa.
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