Necessidades formativas dos professores iniciantes: temáticas prioritárias para a formação continuada
Keywords:
Formação continuada, Professor iniciante, Necessidades formativasAbstract
O presente artigo tem como objetivo indicar as necessidades formativas dos professores iniciantes da rede municipal de ensino de uma cidade da região Sul do Brasil. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta dos dados juntamente a 22 professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental. Os principais aportes teóricos que fundamentaram os dados desta investigação são: Marcelo Garcia (1999, 2009), Romanowski (2007, 2012) e Romanowski e Martins (2013). Os resultados revelaram que os professores solicitam que lhes sejam ofertados mais momentos de formação continuada e que sejam priorizadas as trocas de ideias/experiências com os professores mais experientes. Destacam como temáticas prioritárias para essa formação continuada em serviço o uso de tecnologias e a inclusão de alunos com deficiência e explicitam que gostariam que fossem ouvidas suas reais necessidades formativas ao planejar os momentos de formação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright belongs exclusively to the authors. The license rights used by the journal are the Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0) license: sharing (copying and distribution of material in any medium or format) and adaptation (remixing), transformation and creation of material from the content are allowed.