Necessidades formativas dos professores iniciantes: temáticas prioritárias para a formação continuada
Mots-clés :
Formação continuada, Professor iniciante, Necessidades formativasRésumé
O presente artigo tem como objetivo indicar as necessidades formativas dos professores iniciantes da rede municipal de ensino de uma cidade da região Sul do Brasil. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta dos dados juntamente a 22 professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental. Os principais aportes teóricos que fundamentaram os dados desta investigação são: Marcelo Garcia (1999, 2009), Romanowski (2007, 2012) e Romanowski e Martins (2013). Os resultados revelaram que os professores solicitam que lhes sejam ofertados mais momentos de formação continuada e que sejam priorizadas as trocas de ideias/experiências com os professores mais experientes. Destacam como temáticas prioritárias para essa formação continuada em serviço o uso de tecnologias e a inclusão de alunos com deficiência e explicitam que gostariam que fossem ouvidas suas reais necessidades formativas ao planejar os momentos de formação.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.