Necessidades formativas dos professores iniciantes: temáticas prioritárias para a formação continuada
Palabras clave:
Formação continuada, Professor iniciante, Necessidades formativasResumen
O presente artigo tem como objetivo indicar as necessidades formativas dos professores iniciantes da rede municipal de ensino de uma cidade da região Sul do Brasil. É uma pesquisa de cunho qualitativo, que utilizou a entrevista semiestruturada como instrumento para a coleta dos dados juntamente a 22 professores iniciantes dos anos finais do ensino fundamental. Os principais aportes teóricos que fundamentaram os dados desta investigação são: Marcelo Garcia (1999, 2009), Romanowski (2007, 2012) e Romanowski e Martins (2013). Os resultados revelaram que os professores solicitam que lhes sejam ofertados mais momentos de formação continuada e que sejam priorizadas as trocas de ideias/experiências com os professores mais experientes. Destacam como temáticas prioritárias para essa formação continuada em serviço o uso de tecnologias e a inclusão de alunos com deficiência e explicitam que gostariam que fossem ouvidas suas reais necessidades formativas ao planejar os momentos de formação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.