A constituição de um projeto coletivo de estudos e pesquisa: a formação docente na/para e pela práxis no GEPFAPe
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.172Palabras clave:
Formação de professores, GEPFAPE, Grupo de pesquisaResumen
Resumo: O artigo tem como objetivo apresentar o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Formação e Atuação de Professores/Pedagogos (GEPFAPe) que foi criado em 2010 e se encontra vinculado à Faculdade de Educação da UnB e ao Departamento de Planejamento e Administração (PAD), tem sua origem na necessidade de investigar o campo da formação de professores. Para desenvolver tal tarefa conta com pesquisadores doutores e mestres da UnB, estudantes da graduação e pós-graduação stricto sensu do PPGE da Faculdade de Educação – UnB, professores/pesquisadores do Instituto Federal de Brasília e professores da rede pública de educação do Distrito Federal e Goiás que com os temas de pesquisa do seu interesse sistematizam o objetivo de aprofundar no objeto “formação de professores”. Tem sido um trabalho coletivo de muita produção de pesquisa e da vida.
Descargas
Citas
DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do
professor. Educação & Sociedade, Campinas, SP, v. 24, n. 83, 2003.
FACCI, M.G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? Um estudo crítico-comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
FREITAS, Helena Costa Lopes de. Programas do ensino superior no campo da formação dos profissionais da educação básica: as políticas educacionais e o movimento dos educadores. Educação & Sociedade, Campinas, Cedes, n.69, p.17-44, dez. 1999.
FREITAS, Helena C. L. de. A (nova) política de formação de professores a prioridade postergada. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n.100.- Especial, p. 1203-1230, out. 2007.
FREITAS, Luís Carlos de. Neotecnicismo e formação do educador. In: ALVES, Nilda
(Org.). Formação de professores: pensar e fazer. São Paulo: Cortez, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio
de Janeiro: Paz e Terra. 1993.
GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. v. 2. Edição e tradução: Carlos Nelson Coutinnho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
KUENZER, Acácia Z. As políticas de formação: a construção da identidade do professor sobrante. Educação e Sociedade, Campinas, n. 68, p. 163-183, dez. 1999.
MANACORDA, M. A. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
MARX, K. .Contribuição à critica da economia política. São Paulo:Martins Fontes. 1983.
MARX, K.; Engels, F. A ideologia alemã (I – Feuerbach). São Paulo: Editora Hucitec. 1989.
MORAES, Maria Célia Marcondes de. (Org.) Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e formação docente. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.
POPKEWITZ, Tomas S. Reforma Educacional: uma política sociológica – poder e conhecimento em educação. Trad. Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
SAVIANI. Dermeval. A pedagogia no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro da. Professores com formação stricto sensu e o desenvolvimento da pesquisa na educação básica da rede pública de Goiânia: realidade, entraves e possibilidades. 2008. 292f. Tese de doutorado (Programa de Pós- Graduação em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2008.
CURADO SILVA, Kátia Augusta Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia na formação de professores. Revista URI. v,18 n, 31. 2018.
TORRES, R. M. Melhorar as qualidades da educação básica? As estratégias do banco Mundial. In: DE TOMASI, L., WARDE, M. J. e HADDAD, S. (orgs.) O Banco mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1996.
VYGOTSKY,L.S. (1996). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5.ed. São Paulo (Brasil): Martins Fontes.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.