Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente

GEPTRADO/UEPG

  • Susana Soares Tozetto UEPG
  • Simone Regina Manosso Cartaxo Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Priscila Larocca Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Lucimara Cristina de Paula Universidade Estadual de Ponta Grossa
Palavras-chave: Grupo de pesquisa; formação de professores; escola pública.

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar o grupo de pesquisa GEPTRADO da Universidade Estadual de Ponta Grossa e a trajetória das pesquisas realizadas sobre a temática da formação de professores e suas práticas. A partir do histórico do grupo são apresentadas as linhas de pesquisa, os fundamentos teóricos que sustentam o eixo epistemológico adotado pelas pesquisadoras, as pesquisas concluídas e em desenvolvimento. O corpo da produção deste grupo se materializa em pesquisas desenvolvidas por acadêmicos da graduação, dos mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-graduação da Universidade, além dos projetos coletivos do grupo. Ao destacar os resultados das principais pesquisas realizadas pelo GEPTRADO e grupos afins pretende-se oferecer contribuições para dialogar formação de professores e com a educação básica.

Referências

ANDRADE, L. V. J. de. A concepção de criança sob o olhar das professoras nas escolas públicas de educação infantil do município de ponta grossa: implicações para a prática pedagógica. 2015. 99 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
APPLE, Michael. A educação pode mudar a sociedade? Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
AUBERT, A.; FLECHA, A. ; GARCÍA, C.; FLECHA, R.; RACIONERO, S. Aprendizagem dialógica na sociedade da informação. São Carlos, São Paulo: EDUFSCar, 2016.
BACH, D. A relação teoria-prática no pensamento e no trabalho de Paulo Freire e sua contribuição à formação dos(as) educadores(as). 2015-2016. Programa Voluntário de Iniciação Científica – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
BERNARDO, J. Depois do marxismo, o dilúvio. Educação & Sociedade, Campinas, n. 43, p. 393-412, dez. 1992.
BOCHINE, C.; RIBEIRO, P. A. Mediação do professor alfabetizador no processo de ensino da escrita. TCC. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2016.
BULATY, A. Os saberes docentes no contexto da implantação da proposta curricular do município de Irati/Paraná (2009/2012). 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014
CARON, A. B. A Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire: princípios necessários à formação de educadores(as). 2017. Programa Voluntário de Iniciação Científica – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
CARTAXO, S. R. M. Demandas para a formação inicial de professores alfabetizadores. In: CARTAXO, S.R.M.; ROMANOWSKI, J.P; MARTINS, P.L.O. (Org.). Práticas de formação de professores: da educação básica à educação superior. 1ed.Curitiba [PR]: PUCPRESS, 2016, v. 1, p. 71-84.
CARTAXO, S. R. M.; MARTINS, P. L. O. Licenciaturas e anos iniciais da Educação Básica: uma interlocução necessária na formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 343-367, 2014.
CUNHA, K. P. P. da. Fundamentos freirianos para a construção de uma prática pedagógica progressista: contribuições à formação de educadores(as). 2017-2018. Programa Institucional de bolsas de Iniciação científica - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
CUNHA, K. P. P. da. O diálogo freiriano como práxis humanizadora e democrática: contribuições à formação das(os) educadores(as). 2016-2017. Programa Institucional de bolsas de Iniciação científica - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
CUSTÓDIO, E. A. dos; DALZOTTO, S. O brincar na educação infantil: concepções e práticas de professoras da rede pública. 2015. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
DAMBROSKI, C. A importância do estágio curricular supervisionado para a formação docente no curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2016. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
FLECHA, R. Compartiendo palavras. El aprendizaje de las personas adultas a través del diálogo. Barcelona, España: Paidós, 1997.
FREIRE, P, À sombra desta mangueira. SP: Olho d’Água, 2005a.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo, Cortez, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. RJ: Paz e Terra, 2003a.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. RJ: Paz e Terra, 2004. FUMEC, 2005
GAIO, V. M. A formação continuada do coordenador pedagógico de uma rede municipal de ensino. In: Educere: Congresso Nacional de Educação, 2017. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, p. 23954-23962.
GIROUX, H.A. Os professores como intelectuais. Rumo a uma pedagogia crítica da aprendizagem. Porto alegre: Artes Médicas, 1997.
HUBERMAN, M. O ciclo de vida profissional dos professores. In: Nóvoa, A. (Org.). Vida de professores. 2. Ed. Porto: Porto, 2007.
JONSSON, P. V. M. Prática pedagógica do professor iniciante na rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR. 2017, 158f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
KAILER, Priscila Gabriele da Luz. Formação inicial do coordenador pedagógico: o egresso (2007 – 2010) da licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa- PR 184 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2016.
LAROCCA, P. Conhecimento psicológico e series iniciais: diretrizes para a formação de professores. 1996. 262f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 21 mar. 2017
LAROCCA, P. Psicologia e pratica pedagógica: o processo de reflexão de uma professora. 2002. 358 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: . Acesso em: 27 mar. 2017.
LAROCCA, P.; FERRACIOLI, M. U. Os conteúdos da psicologia da educação na licenciatura: uma análise sobre a ótica dos acadêmicos. In: TOZETTO, S.S..; LAROCCA, P. (orgs). Desafios da formação de professores: saberes, políticas e trabalho docente. Curitiba: Ed CRV, 2014.
LEAL, L.S. A formação inicial do professor alfabetizador. TCC. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2017.
LIMA, T. C. S. de. ; MIOTO, R. C. T. Procedimentos Metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál. Florianópolis, v.10, 2007.
MACENHAN, C. A natureza dos saberes docentes frente à prática pedagógica na educação infantil. 186 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2015.
MACKEIVICZ, O. Concepções de ensino elaboradas pelos acadêmicos das licenciaturas. 2017, 110f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017.
MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2006.
MARTINEZ, F. W.. Licenciatura em ciências biológicas: um estudo sobre a formação pedagógica. 148 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2014.
MARTINS, P. L. O. A didática e as contradições da prática. Campinas: Papirus, 1998.
MARTINS. P. L. O. A relação conteúdo-forma: expressão das contradições da prática pedagógica na escola capitalista. In: VEIGA, I. P. A. (Org.) Didática: o ensino e suas relações. Campinas: Papirus, 1996.
MENDES, P. S. X. Alfabetização e letramento na perspectiva das professoras da educação infantil. 2015. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
MORAIS, T. A. O conceito de diferença na obra de Paulo Freire e suas implicações para a formação de educadores(as). 2016. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
MOREIRA, S.M.; RIBAS, V. P. A formação pedagógica nas licenciaturas e a relação com os problemas da prática. TCC. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2015.
MYNAIO, M. C. O desafio do conhecimento. São Paulo/ Rio de Janeiro: Hucitec-Abrasco, 1994.
OLIVEIRA, C.; PACHECO, M. A greve dos servidores estaduais do Paraná e o papel da mídia como formadora de opiniões. 2017. 115 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia da pesquisa: abordagem teórico-prática. Campinas: Papirus, 1997.
PAULA, L. C. de. Contribuições da dialogicidade em Paulo Freire às pesquisas e propostas sobre formação de educadores. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional. Curitiba, v. 12, n. 30, p. 57-73, jan./abr. 2017.
PAULA, L. C. de. Contribuições da práxis histórica de Paulo Freire às pesquisas e propostas sobre educação contínua de educadores(as). 2011. 455 f. Tese (Doutorado em Educação) – Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos. 2011.
PRESTES, J. A.; SANTOS, P. O livro didático de alfabetização: as propostas pedagógicas, os autores e os processos de escolha. TCC. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2016.
RUTHS, J. L.; ALVES, N. L.. A formação do pedagogo na Universidade Estadual de Ponta Grossa: um olhar para o(a) educador(a) social. 2017. 86 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
SALVADOR, A. D. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográfica. Porto Alegre: Sulina, 1978.
SANTOS, J.O. Fundamentos sociológicos da educação. Belo Horizonte:
SANTOS, J.O. Pedagogia dos conflitos sociais. Campinas: Papirus, 1992.
SCOS, J. A prática pedagógica da professora alfabetizadora iniciante. Educere: Congresso Nacional de Educação, 2017. Curitiba: EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, p. 21773-21780.
SILVA, A.G.M. Formação do professor alfabetizador. TCC. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2015.
SILVA, Isadora de Barros Silva. O Estágio curricular Supervisionado em Docência na Educação Infantil sob o olhar das(os) acadêmicas(os) de Pedagogia da UEPG, das educadoras de um CMEI de Ponta Grossa e das professoras orientadoras de estágio da UEPG. 2016. 112 f. Trabalho de Conclusão de Curso em Educação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná.
SOUZA, L. K. P. S. Alfabetização, histórias e processos de aprendizagem. Programa Voluntário de Iniciação Científica. 2017. Universidade Estadual de Ponta Grossa.
STADLER, S. Pesquisas sobre a formação do professor alfabetizador. TCC. Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), 2017.
THOMPSON, E. P. A miséria da teoria ou um planetário de erros. Tradução: Waltensir Dutra. Este livro não possui copyright. Copyleft, 2009.
TOZETTO, S.S. (org). Professores em formação: saberes, práticas e desafios. Curitiba: ED Intersaberes, 2015.
TOZETTO, S.S. Formação inicial de professores: implicações e desafios para a constituição dos saberes. In: TOZETTO, S.S.; LAROCCA, P. Desafios da formação de professores: saberes, políticas e trabalho docente. Curitiba: Ed CRV, 2014.
WENGZYNSKI, C. D. A formação continuada e suas contribuições para a docência a partir da percepção das professoras dos anos iniciais da rede municipal de ensino de Ponta Grossa/PR. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA, Ponta Grossa, 2013.
Publicado
31-12-2018
Como Citar
TOZETTO, S.; CARTAXO, S. R.; LAROCCA, P.; DE PAULA, L. Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 10, n. 19, p. 131-146, 31 dez. 2018.
 PlumX Metrics