EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOCENTE REMOTO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.627Palavras-chave:
Biologia, Formação de professores, EstágioResumo
O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação docente, sendo período de aplicação dos conhecimentos teóricos, bem como é momento propicio àexperimentar, sob orientação, o cotidiano das escolas da educação básica, assim como participar do planejamento e organização de aulas e conhecer as situações reais dentro de sala. Todo esse contexto precisou ser remodelado devido à COVID-19, cujas atividades educacionais presenciais precisaram ser interrompidas, sendo ofertada por meio do ensino remoto emergencial.Diante desse cenário, esta investigação intenciona compreender as expectativas e dificuldades sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionadosremotona percepção de professores em formação. A pesquisa, descritiva e de abordagem qualitativa, foi realizada com 57 licenciandos(as) de Biologia. Os dados foram coletados por meio de um formulário online e, posteriormente, analisados seguindo-se orientações da análise de conteúdo de Gibbs (2009). Pode-se perceber que que para 72% dos estagiários a expectativa em relação aos estágios foram atendidas ou superadas. Contudo a ausência de contato direto com os discentes (68,4%), a falta de retorno dos alunos com as atividades propostas (45,6%)e a não participação dos discentes devido a falta de internet (45,6%) foram dificuldades encontradas.Assim, apesar dos contratempos encontrados durante o percurso do estágio supervisionado, de modo remoto, novas aprendizagem se apresentaram, ressignificando a prática docente.
Downloads
Referências
BRASIL Portaria 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portariamec-343-2020-03-17.pdf . Acesso em: 05 mar 2022.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP 28/2001. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.
BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020.
BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abrilde 2020, Seção 1, p. 46-49, 2020.
CEARÁ. Projeto pedagógico curso de Ciências Biológicas - modalidade licenciatura– FAEC/UECE. 2012
CORREIA, V. C. P. .; ROCHA, E. do A. .; SUZART, L. A.; MAGALHÃES, F. P.; LEAL, D. C. de .; GONÇALVES, L. G. .; SANTOS, N. B. dos .; SILVA, A. J. N. da. Formação docente e o Estágio Curricular Supervisionado: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Conjecturas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 280–304, 2021. DOI: 10.53660/CONJ-125-213. Disponível em: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/125. Acesso em: 1 maio. 2022.
GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre, Artmed; 2009.
LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.
MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto deEnsino superior de Bauru. 2011.
MENEZES, J. B. F. de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021004, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021004.
MENEZES, J. B. F.; SILVA, H. D. A. Relevância e contribuições do estágio supervisionado para o exercício da profissão docente na percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas. Iniciação & Formação Docente, v. 5, n. 2, p. 36 a 49-36 a 49, 2018.
MENEZES, J. B. F.; MOURA, F. N. S.; SOUSA, S. A. Utilização das tecnologias digitais por docentes vinculados à cursos de licenciatura ofertados no município de Crateús-ce. Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 12, n.1, 2019. Disponível em: http://srv02.fainor.com.br/revista237/index.php/memorias/article/download/813/451
MENEZES, J. B. F. de; MARTINS, M. M. M. de C. Estágio supervisionado remoto edocência: (auto)percepção de professores em formação. Revista de Instrumentos,Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 3, n. 1, e022007, 2022. DOI:https://doi.org/10.51281/impa.e022007
PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.
QUADROS, V. C.; KOCHHANN, M. E. R. Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Matemática no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários.REnCiMa, v. 9, n.3, p. 106-122, 2018.
SEGATTO, M. S. O estágio supervisionado e suas dificuldades na visão de estagiários em licenciatura em Química do IQUFU. Educação Contemporânea-Volume 28 Artes Formação Docente, p. 30.
SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. EducationalResearch, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.
SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.
SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 99, p. 205-221, 2018.
SOUZA, F.Q.; PAIXÃO, G.C.; MENEZES, J.B.F. Desafios e anseios do ser professor: uma perspectiva de professores em formação. Ensino em Foco, v. 3, n. 6, p. 32-46, 2020.
TARDIF, M.Saberes docentes e formação profissional. 5ª.ed. Petrópolis: Vozes, 2002
XAVIER, I. C. S.; TEIXEIRA, B. M.; RIBEIRO, J. L. L. S. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. In: XX Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Anais. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jones Baroni Ferreira de MENEZES, Júlia Estácio MARTINS, Francisco Nunes de Sousa MOURA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.