EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOCENTE REMOTO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.627
Abstract views: 568 / PDF downloads: 1454

Palavras-chave:

Biologia, Formação de professores, Estágio

Resumo

O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação docente, sendo período de aplicação dos conhecimentos teóricos, bem como é momento propicio àexperimentar, sob orientação, o cotidiano das escolas da educação básica, assim como participar do planejamento e organização de aulas e conhecer as situações reais dentro de sala. Todo esse contexto precisou ser remodelado devido à COVID-19, cujas atividades educacionais presenciais precisaram ser interrompidas, sendo ofertada por meio do ensino remoto emergencial.Diante desse cenário, esta investigação intenciona compreender as expectativas e dificuldades sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionadosremotona percepção de professores em formação. A pesquisa, descritiva e de abordagem qualitativa, foi realizada com 57 licenciandos(as) de Biologia. Os dados foram coletados por meio de um formulário online e, posteriormente, analisados seguindo-se orientações da análise de conteúdo de Gibbs (2009). Pode-se perceber que que para 72% dos estagiários a expectativa em relação aos estágios foram atendidas ou superadas. Contudo a ausência de contato direto com os discentes (68,4%), a falta de retorno dos alunos com as atividades propostas (45,6%)e a não participação dos discentes devido a falta de internet (45,6%) foram dificuldades encontradas.Assim, apesar dos contratempos encontrados durante o percurso do estágio supervisionado, de modo remoto, novas aprendizagem se apresentaram, ressignificando a prática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

BRASIL Portaria 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: https://abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Portariamec-343-2020-03-17.pdf . Acesso em: 05 mar 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. PARECER CNE/CP 28/2001. Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n.º 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. 2020.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abrilde 2020, Seção 1, p. 46-49, 2020.

CEARÁ. Projeto pedagógico curso de Ciências Biológicas - modalidade licenciatura– FAEC/UECE. 2012

CORREIA, V. C. P. .; ROCHA, E. do A. .; SUZART, L. A.; MAGALHÃES, F. P.; LEAL, D. C. de .; GONÇALVES, L. G. .; SANTOS, N. B. dos .; SILVA, A. J. N. da. Formação docente e o Estágio Curricular Supervisionado: desafios e possibilidades em tempos de pandemia. Conjecturas, [S. l.], v. 21, n. 3, p. 280–304, 2021. DOI: 10.53660/CONJ-125-213. Disponível em: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes/article/view/125. Acesso em: 1 maio. 2022.

GIBBS, G. Análise de dados qualitativos. Porto Alegre, Artmed; 2009.

LIMA, M. S. L. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília: Liber Livro, 2012.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto deEnsino superior de Bauru. 2011.

MENEZES, J. B. F. de. Práticas de avaliação da aprendizagem em tempos de ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 2, n. 1, p. e021004, 2021. DOI: 10.51281/impa.e021004.

MENEZES, J. B. F.; SILVA, H. D. A. Relevância e contribuições do estágio supervisionado para o exercício da profissão docente na percepção dos licenciandos em Ciências Biológicas. Iniciação & Formação Docente, v. 5, n. 2, p. 36 a 49-36 a 49, 2018.

MENEZES, J. B. F.; MOURA, F. N. S.; SOUSA, S. A. Utilização das tecnologias digitais por docentes vinculados à cursos de licenciatura ofertados no município de Crateús-ce. Ciência & Desenvolvimento-Revista Eletrônica da FAINOR, v. 12, n.1, 2019. Disponível em: http://srv02.fainor.com.br/revista237/index.php/memorias/article/download/813/451

MENEZES, J. B. F. de; MARTINS, M. M. M. de C. Estágio supervisionado remoto edocência: (auto)percepção de professores em formação. Revista de Instrumentos,Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 3, n. 1, e022007, 2022. DOI:https://doi.org/10.51281/impa.e022007

PASSERINI, G. A. O estágio supervisionado na formação inicial de professores de matemática na ótica de estudantes do curso de licenciatura em matemática da UEL. 121f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina. Londrina: UEL, 2007.

QUADROS, V. C.; KOCHHANN, M. E. R. Contribuições do Estágio Curricular Supervisionado da Licenciatura em Matemática no processo de construção dos saberes docentes dos estagiários.REnCiMa, v. 9, n.3, p. 106-122, 2018.

SEGATTO, M. S. O estágio supervisionado e suas dificuldades na visão de estagiários em licenciatura em Química do IQUFU. Educação Contemporânea-Volume 28 Artes Formação Docente, p. 30.

SHULMAN, L. S. Those Who Understand: Knowledge Growth in Teaching. EducationalResearch, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SILVA, A. C. O.; SOUSA, S. A.; MENEZES, J. B. F. O ensino remoto na percepção discente: desafios e benefícios. Dialogia, n. 36, p. 298-315, 2020.

SILVA, H. I.; GASPAR, M. Estágio supervisionado: a relação teoria e prática reflexiva na formação de professores do curso de Licenciatura em Pedagogia. Revista brasileira de estudos pedagógicos, v. 99, p. 205-221, 2018.

SOUZA, F.Q.; PAIXÃO, G.C.; MENEZES, J.B.F. Desafios e anseios do ser professor: uma perspectiva de professores em formação. Ensino em Foco, v. 3, n. 6, p. 32-46, 2020.

TARDIF, M.Saberes docentes e formação profissional. 5ª.ed. Petrópolis: Vozes, 2002

XAVIER, I. C. S.; TEIXEIRA, B. M.; RIBEIRO, J. L. L. S. ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: A VISÃO DOS DOCENTES SOBRE O SEMESTRE LETIVO SUPLEMENTAR NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA. In: XX Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Anais. 2021.

Downloads

Publicado

2022-08-29

Como Citar

MENEZES, J. B. F. de; MARTINS, J. E.; MOURA, F. N. de S. EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOCENTE REMOTO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 151–164, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.627. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/627. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.