EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOCENTE REMOTO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO

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DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.627
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Palavras-chave:

Biologia, Formação de professores, Estágio

Resumo

O estágio supervisionado é uma etapa fundamental na formação docente, sendo período de aplicação dos conhecimentos teóricos, bem como é momento propicio àexperimentar, sob orientação, o cotidiano das escolas da educação básica, assim como participar do planejamento e organização de aulas e conhecer as situações reais dentro de sala. Todo esse contexto precisou ser remodelado devido à COVID-19, cujas atividades educacionais presenciais precisaram ser interrompidas, sendo ofertada por meio do ensino remoto emergencial.Diante desse cenário, esta investigação intenciona compreender as expectativas e dificuldades sobre o desenvolvimento dos estágios supervisionadosremotona percepção de professores em formação. A pesquisa, descritiva e de abordagem qualitativa, foi realizada com 57 licenciandos(as) de Biologia. Os dados foram coletados por meio de um formulário online e, posteriormente, analisados seguindo-se orientações da análise de conteúdo de Gibbs (2009). Pode-se perceber que que para 72% dos estagiários a expectativa em relação aos estágios foram atendidas ou superadas. Contudo a ausência de contato direto com os discentes (68,4%), a falta de retorno dos alunos com as atividades propostas (45,6%)e a não participação dos discentes devido a falta de internet (45,6%) foram dificuldades encontradas.Assim, apesar dos contratempos encontrados durante o percurso do estágio supervisionado, de modo remoto, novas aprendizagem se apresentaram, ressignificando a prática docente.

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Publicado

2022-08-29

Como Citar

MENEZES, J. B. F. de; MARTINS, J. E.; MOURA, F. N. de S. EXPECTATIVAS E DIFICULDADES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DOCENTE REMOTO: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 151–164, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.627. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/627. Acesso em: 22 dez. 2024.

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