A Pesquisa sobre o trabalho do professor no início da carreira profissional

Autores/as

  • Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento UFRJ
  • Yrlla Ribeiro Carneiro da Silva Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.175
Abstract views: 824 / PDF downloads: 776

Palabras clave:

Trabalho docente, Formação de Professores, Professores iniciantes

Resumen

Este artigo visa apresentar o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente (GEPROD/UFRJ) e as pesquisas realizadas entre os anos de 2008 e 2017. O GEPROD vem se preocupando com o trabalho docente, sobretudo no início de carreira, bem como com as políticas de indução profissional e formação continuada. Nossas análises são realizadas a luz de autores que discutem o trabalho docente, a inserção e a indução profissional, tais como: Gatti, Barreto e André (2011); Nóvoa (2007); Dubar (1997); Huberman (2000); Tardif e Raymond (2000); Vaillant e Marcelo (2012), entre outros. Têm-se buscado compreender o trabalho docente segundo a perspectiva dos sujeitos participantes. Nesse sentido, os recursos metodológicos privilegiados têm sido as entrevistas, individuais e coletivas, o questionário e a consulta a documentos. Os resultados reafirmam a importância de uma atenção especial com professores que estreiam na profissão e a necessidade de ações sistemáticas de acompanhamento a esses professores. Evidenciam também a importância atribuída pelos sujeitos a uma formação continuada centrada nos problemas reais que afetam o trabalho docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.
 PlumX Metrics

Publicado

2018-12-31

Cómo citar

NASCIMENTO, M. das G. C. de A.; SILVA, Y. R. C. da. A Pesquisa sobre o trabalho do professor no início da carreira profissional. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 19, p. 101–114, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i19.175. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/175. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.