A Pesquisa sobre o trabalho do professor no início da carreira profissional
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.175Mots-clés :
Trabalho docente, Formação de Professores, Professores iniciantesRésumé
Este artigo visa apresentar o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Profissão e Formação Docente (GEPROD/UFRJ) e as pesquisas realizadas entre os anos de 2008 e 2017. O GEPROD vem se preocupando com o trabalho docente, sobretudo no início de carreira, bem como com as políticas de indução profissional e formação continuada. Nossas análises são realizadas a luz de autores que discutem o trabalho docente, a inserção e a indução profissional, tais como: Gatti, Barreto e André (2011); Nóvoa (2007); Dubar (1997); Huberman (2000); Tardif e Raymond (2000); Vaillant e Marcelo (2012), entre outros. Têm-se buscado compreender o trabalho docente segundo a perspectiva dos sujeitos participantes. Nesse sentido, os recursos metodológicos privilegiados têm sido as entrevistas, individuais e coletivas, o questionário e a consulta a documentos. Os resultados reafirmam a importância de uma atenção especial com professores que estreiam na profissão e a necessidade de ações sistemáticas de acompanhamento a esses professores. Evidenciam também a importância atribuída pelos sujeitos a uma formação continuada centrada nos problemas reais que afetam o trabalho docente.
Téléchargements
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.