Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR (2008-2017)

Autores

  • Márcia Souza Hobold Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Aliciene Fusca Machado Cordeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Sonia Maria Ribeiro Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.182
Abstract views: 648 / PDF downloads: 414

Palavras-chave:

Formação de Professores, Trabalho docente, Grupo de Pesquisa

Resumo

Este texto apresenta informações do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR, mostrando um panorama de seu funcionamento e desenvolvimento das pesquisas dos projetos que estão vinculados ao grupo de pesquisa. Explicita-se a forma de funcionamento, como um grupo que abarca três diferentes projetos de pesquisa, as docentes, estudantes e professores da Educação Básica da Rede Pública de Ensino, que participaram ativamente durante os anos de 2008 a 2017. O objetivo central do GETRAFOR é realizar investigações voltadas para o trabalho e a formação docente nas várias instâncias de sua realização, sob um ponto de vista multideterminado, que considere questões históricas, políticas e culturais. Os resultados são evidenciados pelos dados dos projetos de pesquisa ao longo do texto, bem como a apresentação dos conceitos centrais de estudo do GETRAFOR e as metodologias utilizadas para o desenvolvimento das pesquisas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ARROYO, Miguel González. Condição docente, trabalho e formação. In: SOUZA, João Valdir (org.). Formação de professores para a Educação Básica: 10 anos de LDB. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p.191 a 209.
DUARTE, Adriana. Políticas educacionais e o trabalho docente na atualidade: tendências e contradições. In: OLIVEIRA, Dalila Andrade; DUARTE, Adriana (orgs.). Políticas Públicas e Educação: regulação e conhecimento. Belo Horizonte, MG: Fino Traço, 2011.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2009.
GATTI, Bernardete; ANDRÉ, Marli. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
LÓPEZ , C.I. Discapacidad y docencia universitária. Disponível em: <http://www.fchst.unlpam.edu.ar/iciels/215.pdf>. Acesso em: 23 set. 2015.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã: teses sobre Feuerbach. Trad. Silvio Donizete Chagas. São Paulo: Centauro, 2002.
OLIVEIRA, D.A. Trabalho docente. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
VÁSQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. Buenos Aires: Consejo Latinoamericano de Ciências Sociais – CLACSO; São Paulo: Expressão, 2007.

Downloads

Publicado

2018-12-21

Como Citar

HOBOLD, M. S.; CORDEIRO, A. F. M.; RIBEIRO, S. M. Grupos de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente – GETRAFOR (2008-2017). Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 10, n. 18, p. 103–116, 2018. DOI: 10.31639/rbpfp.v10i18.182. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/182. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.