A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.617Mots-clés :
Ensino de Ciências, Formação de professores, Cultura escolarRésumé
Esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre a cultura escolar nas aulas de Ciências e Biologia, por meio da análise de relatos de acadêmicos de um Curso de Ciências Biológicas em seus estágios obrigatórios. Para tanto, procedeu-se uma análise documental de relatórios de estágio desenvolvidos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em escolas públicas de duas cidades do Mato Grosso do Sul. Destaca-se, pela perspectiva dos acadêmicos, a predominância de metodologias tradicionais de ensino, atribuindo ao professor o papel de principal transmissor de conteúdos, ancorado nos recursos didáticos: livro didático e lousa de giz. Elencamos que o processo didático-metodológico analisado pode ser questionado pelos vieses da formação inicial e continuada de professores e das condições das escolas públicas. Assim, destacamos a importância de as licenciaturas darem ênfase aos Fundamentos da Educação, além de possibilitar o contato dos acadêmicos com a realidade escolar ao longo da formação inicial.
Téléchargements
Références
ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n4/a05v17n4. Acesso em: 16 de ago. 2020.
BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.
COSTA, E. S; SAMPAIO, I. C. G. Utilização dos recursos didáticos no ensino de ciências e biologia na rede pública da zona urbana de Humaitá/AM. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar, Amazonas, v. 2, n. 2, p. 153-162, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/5153/4117. Acesso em: 19 de ago. 2020.
CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, São Paulo, n. 2, p. 177-229, 1990.
FREITAG, I. H. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v. 21, n. 2, p. 20-31, 2017. Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176. Acesso em: 4 de ago. 2020.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun., 2001.
KRAEMER, M. E. P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, 5, 2005, Mar del Plata, Argentina. Anais... Mar del Plata: Universidade Nacional de Mar del Plata, 2005, p. 1-17. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96974/Maria%20Elizabeth%20Kraemer%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20aprendizagem%20como%20con.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 19 de ago. 2020.
LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio. Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 397-412, 2006. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362006000300008&script=sci_arttext. Acesso em: 29 de jul. 2020.
LOPES, A. O. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. São Paulo: Papirus, 1996.
MACEDO, A. M. B; MEDINA, G. B. K. O que dizem os estudos brasileiros sobre o relacionamento interpessoal no ambiente escolar: uma revisão de literatura. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 93-114, 2017. Disponível em: https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/104. Acesso em: 19 de ago. 2020.
MARQUES, P. M. Modalidades didáticas nas aulas de ciências: dizeres de alunos e professores de uma escola pública da região oeste do Paraná. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Santa Helena, 2018. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11125/1/SH_COBIO_2018_2_09.pdf. Acesso em: 21 de ago. 2020.
MASSABINI, V. G. O construtivismo na prática de professores de ciências: realidade ou utopia. Ciências & Cognição, São Paulo, v. 10, ano 4, mar., 2007.
MASETO, M. A. Tempo, espaço e práticas pedagógicas. In: Didática – abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EdUFBA, 2018.
MELO, L. A. Influência do uso de recursos didáticos no ensino de biologia em uma escola da rede pública de João Pessoa. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba- João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15934/1/LAM01102019.pdf. Acesso em: 18 de ago. 2020.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v.1, n. 3, 1996. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf. Acesso em: 19 de ago. 2020.
NÓVOA, A (com a colaboração de ALVIM, Y.). Escolas e professores – proteger, valorizar e transformar. Salvador: SEC/IAT, 2022.
NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. InFor, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.
OLIVEIRA, C. R. L. S. A importância das relações interpessoais no ambiente escolar. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33376/1/TCC%20CLAUDIA%20RENATA.pdf. Acesso em: 18 de ago. 2020.
SCHROEDER, E. Os conceitos espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de Ciências: Análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 130-144, 2013. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID205/v8_n1_a2013.pdf. Acesso em: 7 de ago. 2020.
SORDI, M. R. L. Alternativas Propositivas no Campo da Avaliação por que não? In: CASTANHO; S. E. M, CASTANHO; M. E. L. M. (Org.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2009. v. 1, p. 171-182. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4701735/mod_resource/content/2/Avaliac%CC%A7a%CC%83o%20-%20Mara%20Sordi.pdf. Acesso em: 19 de ago. 2020.
THEODORO, F. C. M.; COSTA, J. B. S.; ALMEIDA, L.M. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 5, n. 1, p. 127-139, 2015. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1724/flaviav5n1.pdf. Acesso em: 4 de ago. 2020.
VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v.7, n. 1, p. 11-19, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 de ago. 2020.
ZUANON, A. C. A. O processo ensino-aprendizagem na perspectiva das relações entre: professor-aluno, aluno-conteúdo e aluno-aluno. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v.3, n.1, p. 13-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9739. Acesso em: 10 de ago. 2020.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Amanda de Mattos Pereira MANO, Nathália Gabriela de Souza CARVALHO, Angélica Pall ORIANI (Autor) 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.