A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.617
Abstract views: 801 / PDF downloads: 554

Mots-clés :

Ensino de Ciências, Formação de professores, Cultura escolar

Résumé

Esta pesquisa teve o objetivo de refletir sobre a cultura escolar nas aulas de Ciências e Biologia, por meio da análise de relatos de acadêmicos de um Curso de Ciências Biológicas em seus estágios obrigatórios. Para tanto, procedeu-se uma análise documental de relatórios de estágio desenvolvidos no Ensino Fundamental II e Ensino Médio em escolas públicas de duas cidades do Mato Grosso do Sul. Destaca-se, pela perspectiva dos acadêmicos, a predominância de metodologias tradicionais de ensino, atribuindo ao professor o papel de principal transmissor de conteúdos, ancorado nos recursos didáticos: livro didático e lousa de giz. Elencamos que o processo didático-metodológico analisado pode ser questionado pelos vieses da formação inicial e continuada de professores e das condições das escolas públicas. Assim, destacamos a importância de as licenciaturas darem ênfase aos Fundamentos da Educação, além de possibilitar o contato dos acadêmicos com a realidade escolar ao longo da formação inicial.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Références

ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O desenvolvimento de atividades práticas na escola: um desafio para os professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 17, n. 4, p. 835-854, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v17n4/a05v17n4. Acesso em: 16 de ago. 2020.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2012.

COSTA, E. S; SAMPAIO, I. C. G. Utilização dos recursos didáticos no ensino de ciências e biologia na rede pública da zona urbana de Humaitá/AM. RECH- Revista Ensino de Ciências e Humanidades – Cidadania, Diversidade e Bem Estar, Amazonas, v. 2, n. 2, p. 153-162, 2018. Disponível em: https://periodicos.ufam.edu.br/index.php/rech/article/view/5153/4117. Acesso em: 19 de ago. 2020.

CHERVEL, A. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria & Educação, São Paulo, n. 2, p. 177-229, 1990.

FREITAG, I. H. A importância dos recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem. Arquivos do MUDI, v. 21, n. 2, p. 20-31, 2017. Disponível em http://www.periodicos.uem.br/ojs/index.php/ArqMudi/article/view/38176. Acesso em: 4 de ago. 2020.

JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Campinas, n. 1, p. 9-43, jan./jun., 2001.

KRAEMER, M. E. P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL SOBRE GESTÃO UNIVERSITÁRIA DA AMÉRICA DO SUL, 5, 2005, Mar del Plata, Argentina. Anais... Mar del Plata: Universidade Nacional de Mar del Plata, 2005, p. 1-17. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96974/Maria%20Elizabeth%20Kraemer%20-%20Avalia%c3%a7%c3%a3o%20da%20aprendizagem%20como%20con.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 19 de ago. 2020.

LIMA, K. E. C.; VASCONCELOS, S. D. Análise da metodologia de ensino de ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio. Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, p. 397-412, 2006. Disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-40362006000300008&script=sci_arttext. Acesso em: 29 de jul. 2020.

LOPES, A. O. Planejamento do ensino numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Repensando a didática. São Paulo: Papirus, 1996.

MACEDO, A. M. B; MEDINA, G. B. K. O que dizem os estudos brasileiros sobre o relacionamento interpessoal no ambiente escolar: uma revisão de literatura. Revista PsicoFAE: Pluralidades em Saúde Mental, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 93-114, 2017. Disponível em: https://revistapsicofae.fae.edu/psico/article/view/104. Acesso em: 19 de ago. 2020.

MARQUES, P. M. Modalidades didáticas nas aulas de ciências: dizeres de alunos e professores de uma escola pública da região oeste do Paraná. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Santa Helena, 2018. Disponível em: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/11125/1/SH_COBIO_2018_2_09.pdf. Acesso em: 21 de ago. 2020.

MASSABINI, V. G. O construtivismo na prática de professores de ciências: realidade ou utopia. Ciências & Cognição, São Paulo, v. 10, ano 4, mar., 2007.

MASETO, M. A. Tempo, espaço e práticas pedagógicas. In: Didática – abordagens teóricas contemporâneas. Salvador: EdUFBA, 2018.

MELO, L. A. Influência do uso de recursos didáticos no ensino de biologia em uma escola da rede pública de João Pessoa. 2019. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba- João Pessoa, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/15934/1/LAM01102019.pdf. Acesso em: 18 de ago. 2020.

NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa – características, usos e possibilidades. Caderno de pesquisas em administração, São Paulo, v.1, n. 3, 1996. Disponível em: https://www.hugoribeiro.com.br/biblioteca-digital/NEVES-Pesquisa_Qualitativa.pdf. Acesso em: 19 de ago. 2020.

NÓVOA, A (com a colaboração de ALVIM, Y.). Escolas e professores – proteger, valorizar e transformar. Salvador: SEC/IAT, 2022.

NICOLA, J. A.; PANIZ, C. M. A importância da utilização de diferentes recursos didáticos no ensino de biologia. InFor, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 355-381, 2017.

OLIVEIRA, C. R. L. S. A importância das relações interpessoais no ambiente escolar. 2019. 15f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Especialização em Gestão de Instituições Federais de Educação Superior) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33376/1/TCC%20CLAUDIA%20RENATA.pdf. Acesso em: 18 de ago. 2020.

SCHROEDER, E. Os conceitos espontâneos dos estudantes como referencial para o planejamento de aulas de Ciências: Análise de uma experiência didática para o estudo dos répteis a partir da teoria histórico cultural do desenvolvimento. Experiências em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 1, p. 130-144, 2013. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID205/v8_n1_a2013.pdf. Acesso em: 7 de ago. 2020.

SORDI, M. R. L. Alternativas Propositivas no Campo da Avaliação por que não? In: CASTANHO; S. E. M, CASTANHO; M. E. L. M. (Org.). Temas e Textos em Metodologia do Ensino Superior. Campinas: Papirus, 2009. v. 1, p. 171-182. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4701735/mod_resource/content/2/Avaliac%CC%A7a%CC%83o%20-%20Mara%20Sordi.pdf. Acesso em: 19 de ago. 2020.

THEODORO, F. C. M.; COSTA, J. B. S.; ALMEIDA, L.M. Modalidades e recursos didáticos mais utilizados no ensino de Ciências e Biologia. Estação Científica (UNIFAP), Macapá, v. 5, n. 1, p. 127-139, 2015. Disponível em: https://periodicos.unifap.br/index.php/estacao/article/view/1724/flaviav5n1.pdf. Acesso em: 4 de ago. 2020.

VASCONCELOS, C.; PRAIA, J. F.; ALMEIDA, L. S. Teorias de aprendizagem e o ensino/aprendizagem das ciências: da instrução à aprendizagem. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v.7, n. 1, p. 11-19, 2003. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-85572003000100002&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 de ago. 2020.

ZUANON, A. C. A. O processo ensino-aprendizagem na perspectiva das relações entre: professor-aluno, aluno-conteúdo e aluno-aluno. Revista Ponto de Vista, Viçosa, v.3, n.1, p. 13-24, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/RPV/article/view/9739. Acesso em: 10 de ago. 2020.

Téléchargements

Publiée

2022-08-29

Comment citer

MANO, A. de M. P.; CARVALHO, N. G. de S.; ORIANI, A. P. A CULTURA ESCOLAR EM AULAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: REFLEXÕES A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 30, p. 137–150, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i30.617. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/617. Acesso em: 21 nov. 2024.

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.