Pedagogia como ciência e curso

um olhar a partir das universidades do sul do Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.662
Abstract views: 426 / PDF downloads: 728

Palavras-chave:

Pedagogia. Ciência da Educação. Formação de Professores.

Resumo

Diante das persistentes críticas em relação a precariedade da formação de professores no Brasil, este trabalho tem como objetivo identificar a presença/ausência da Pedagogia como ciência da educação no curso de Pedagogia. Foi elaborado a partir do recorte de uma dissertação de curso de Mestrado em Educação que buscou analisar como vem se constituindo a Pedagogia como ciência da educação e como está configurada nos Projetos Pedagógicos dos cursos de Pedagogia, tomando como referência os documentos disponibilizados por oito universidades localizadas no Sul do Brasil. Trata-se de pesquisa bibliográfica e documental, que teve aporte teórico em autores referenciais da área como Franco (2008), Saviani (2012), Libâneo (2010), Pimenta e Severo (2021), dentre outros. Dentre os principais resultados identificou-se que o tema está em discussão, porém ainda há pouca presença sobre a Pedagogia enquanto ciência da educação nas matrizes curriculares dos Cursos de Pedagogia analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

CAMBI, Franco. História da Pedagogia. São Paulo: Ed. UNESP, 1999.

FERREIRA, Liliana Soares; FUENTES, Rodrigo Cardozo. Trabalho pedagógico: dimensões e possibilidade de práxis pedagógica. Perspectiva, Florianópolis, v. 35, n. 3, p. 722-737, jul./set. 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/issue/view/2570. Acesso em: 12 nov. 2021.

FRANCO, Maria Amelia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. Campinas: Papirus, 2002, 144 p

FRANCO, Maria Amelia Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 2010.

PIMENTA, Selma Garrido (org). Didática e formação de professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 2006.

PIMENTA, Selma Garrido; SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Pedagogia: teoria, formação, profissão. São Paulo: Cortez, 2021.

PINTO, Umberto de Andrade. Escolha a Escola. Folha de São Paulo, São Paulo, p. 12-12, 24 set. 2006.

SAVIANI, Dermeval. A Pedagogia no Brasil: história e teoria. 2. ed. Campinas: SP: Autores Associados, 2012.

SEVERO, José Leonardo Rolim. Encontro 01 - Pedagogia: dos sentidos e epistemes à ciência da Educação (precursores modernos). Mediação: Dra. Aline Mascarenhas. [S.l.: s.n.], 2022. 1 vídeo (2h e 12 min). Publicado pelo canal: Rede Nacional de Pesquisadores em Pedagogia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8_sO_3VWWBQ&ab_channel=RedeNacionaldePesquisadoresemPedagogia-RePPed. Acesso em: 15 jun. 2022.

SEVERO, José Leonardo Rolim; PIMENTA, Selma Garrido. Outra vez, o curso de Pedagogia: tradições e contradições no contexto da Resolução 02/2019 de CNE. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v.19, n. 59, 2022. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/issue/view/551/showToc. Acesso em: 27 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-05-23

Como Citar

DIAS VICENZI, F. C.; VIEIRA, M. M. M. Pedagogia como ciência e curso: um olhar a partir das universidades do sul do Brasil. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 15, n. 32, p. 11–24, 2023. DOI: 10.31639/rbpfp.v15i32.662. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/662. Acesso em: 8 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.