A pesquisa nos campos do currículo e da formação de professores
Palabras clave:
Currículo, formação de professores, pesquisa sobre currículo, pesquisa sobre formação de professoresResumen
Os campos do currículo e da formação de professores são campos interligados, uma vez que o currículo torna-se uma realidade concreta por meio da prática pedagógica do professor. Apesar de muitos pesquisadores, sobretudo, do campo do currículo também estudarem e investigarem no campo da formação docente, cada uma dessas áreas tem sua própria produção especializada, com suas revistas, grupos aca-dêmicos e eventos científicos. A produção nesses dois campos tem o potencial de dar suporte às práticas escolares e às políticas educacionais. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a produção dessas duas áreas, buscando identificar temas, autores e abordagens teóricas utilizadas em ambas, bem como suas aproximações e diferenças. Para atingir esse objetivo, foi levantada e avaliada a literatura recente desses campos, identificando artigos que discutem a produção em cada uma delas. Com base nesses dados, este trabalho analisa o desenvolvimento desses campos, levanta questões e aponta caminhos que possam ajudar a superar alguns dos problemas identificados. Os dados mostram convergências entre os dois campos, mas também diferenças. Por um lado, os dois campos têm uma dispersão temática; por outro, enquanto no campo do currículo prevalece uma abordagem pós-estruturalista, no campo da formação de professores predomina uma orientação baseada nos estudos críticos. Podemos observar que, apesar de ter crescido o número de artigos no campo das políticas públicas, a produção acadêmica poderia ter dado uma maior contribuição para a formação de professores e para as práticas escolares, discutindo os cursos de formação de professores, seus currículos e práticas, como também apresentando alternativas para os currículos da educação básica, porque é urgente e necessário melhorar o sistema de educação pública no Brasil.
Descargas
Citas
ANDRÉ, M. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores,
Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/ exibir/1/7/4>. Acesso em: set. 2014.
______. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-287.
ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 301-309, dez. 1999.
O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna. 2004
BRZEZINSK, I. A pesquisa sobre a formação de profissionais da educação. In: REUNIÃO GT 8, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos_enco-mendados/trabalho%20encomendado%20gt08%20-%20int.pdf>. Acesso em: set. 2015.
______ (Org.). Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília, DF: INEP, 2014. Disponível em:<http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/882>. Acesso em: set. 2015.
E-Curriculum, v. 12, n. 3, 2014.
GATTI, B. A.; BARRETO, E.S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009. Disponível em:<http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682POR.pdf>. Acesso em: set. 2015.
KUMAR, A. Curriculum studies in Brazil: an overview. In: PINAR, W. (Org.). Curriculum studies in Brazil: intel-lectual histories, present circumstances. New York: Palgrave Macmillan, 2011. p. 27-42.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. The curriculum field in Brazil in the 1990s. In: PINAR, W. (Org.). International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 185-203.
______. The curriculum field in Brazil since the 1990s. In: PINAR, W. (Org.). International handbook of cur-riculum research. New York: Routledge, 2014. p. 86-100.
LOPES, A. C.; MACEDO, E. F.; PAIVA, E. Mapping researches on curriculum in Brazil. Journal of the American Association for Advancement of Curriculum Studies, v. 2, n. 1, p.1-30, Feb. 2006. Disponível em:. Acesso em: set. 2015.
MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.
______. O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 81-101, nov. 2002.
______. The curriculum field in Brazil: emergence and consolidation. In: PINAR, W. (Org.). International hand-book of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 171-184. Disponível em: . Acesso em: set. 2015.
OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. M. F. (Coord.). Trabalho docente na educac o basica no Brasil: sinopse do survey nacional. [S.l.: s.n.], 2010.
ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... São Paulo: Moderna, 2004.
PACHECO, J. A. et al. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais – livro de resumos e programas. COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO, 7., 2014, Braga. Anais... Braga: Universidade do Minho, 2014.
PINAR, W. Introduction. In: ______ (Org.). International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 1-31. Disponível em: <http://www.researchgate.net/profile/Monique_Volman/publica-tion/254759716_Curriculum_theory_in_the_Netherlands/links/0f31753b6c5c532e95000000.pdf#page=184>. Acesso em: set. 2015.
______. (Ed.). Curriculum studies in Brazil: intellectual histories, present circumstances. New York: Palgrave Macmillan, 2011a.
______. Introduction. In: ______. (Ed.). Curriculum studies in Brazil: intellectual histories, present circum-stances. New York: Palgrave Macmillan, 2011b. p. xi-xii.
SANTOS, L. L. Formação do (a) professor (a) e pedagogia crítica. In: FAZENDA, I. (Ed.). A pesquisa em edu-cação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 17-27.
______. Currículo em tempos difíceis. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45, p. 291-306, jun. 2007.
ZEICHNER, K. M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 76-87, set./out./nov./dez. 1998.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los derechos de autor/a pertenecen exclusivamente a los autores. La Revista se publica bajo el derecho de licencia Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), en el que se permite compartir (mediante la reproducción y distribución del material en cualquier medio o formato) y adaptar (remix), alterar y crear material desde el contenido.