A pesquisa nos campos do currículo e da formação de professores

Auteurs

  • Lucíola Licínio Santos
Abstract views: 710 / PDF downloads: 1414

Mots-clés :

Currículo, formação de professores, pesquisa sobre currículo, pesquisa sobre formação de professores

Résumé

Os campos do currículo e da formação de professores são campos interligados, uma vez que o currículo torna-se uma realidade concreta por meio da prática pedagógica do professor. Apesar de muitos pesquisadores, sobretudo, do campo do currículo também estudarem e investigarem no campo da formação docente, cada uma dessas áreas tem sua própria produção especializada, com suas revistas, grupos aca-dêmicos e eventos científicos. A produção nesses dois campos tem o potencial de dar suporte às práticas escolares e às políticas educacionais. Nesse contexto, o objetivo deste artigo é analisar a produção dessas duas áreas, buscando identificar temas, autores e abordagens teóricas utilizadas em ambas, bem como suas aproximações e diferenças. Para atingir esse objetivo, foi levantada e avaliada a literatura recente desses campos, identificando artigos que discutem a produção em cada uma delas. Com base nesses dados, este trabalho analisa o desenvolvimento desses campos, levanta questões e aponta caminhos que possam ajudar a superar alguns dos problemas identificados. Os dados mostram convergências entre os dois campos, mas também diferenças. Por um lado, os dois campos têm uma dispersão temática; por outro, enquanto no campo do currículo prevalece uma abordagem pós-estruturalista, no campo da formação de professores predomina uma orientação baseada nos estudos críticos. Podemos observar que, apesar de ter crescido o número de artigos no campo das políticas públicas, a produção acadêmica poderia ter dado uma maior contribuição para a formação de professores e para as práticas escolares, discutindo os cursos de formação de professores, seus currículos e práticas, como também apresentando alternativas para os currículos da educação básica, porque é urgente e necessário melhorar o sistema de educação pública no Brasil.

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Références

ANDRÉ, M. A produção acadêmica sobre formação de professores: um estudo comparativo das dissertações e teses defendidas nos anos 1990 e 2000. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores,

Belo Horizonte, v. 1, n. 1, 2009. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br/artigo/ exibir/1/7/4>. Acesso em: set. 2014.

______. A pesquisa sobre formação de professores: contribuições à delimitação do campo. In: DALBEN, A.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 273-287.

ANDRÉ, M. et al. Estado da arte da formação de professores no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 20, n. 68, p. 301-309, dez. 1999.

O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... Pesquisa Nacional UNESCO. São Paulo: Moderna. 2004

BRZEZINSK, I. A pesquisa sobre a formação de profissionais da educação. In: REUNIÃO GT 8, 30., 2007, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/trabalhos_enco-mendados/trabalho%20encomendado%20gt08%20-%20int.pdf>. Acesso em: set. 2015.

______ (Org.). Formação de profissionais da educação (2003-2010). Brasília, DF: INEP, 2014. Disponível em:<http://www.publicacoes.inep.gov.br/portal/download/882>. Acesso em: set. 2015.

E-Curriculum, v. 12, n. 3, 2014.

GATTI, B. A.; BARRETO, E.S. (Coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília, DF: Unesco, 2009. Disponível em:<http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001846/184682POR.pdf>. Acesso em: set. 2015.

KUMAR, A. Curriculum studies in Brazil: an overview. In: PINAR, W. (Org.). Curriculum studies in Brazil: intel-lectual histories, present circumstances. New York: Palgrave Macmillan, 2011. p. 27-42.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. F. The curriculum field in Brazil in the 1990s. In: PINAR, W. (Org.). International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 185-203.

______. The curriculum field in Brazil since the 1990s. In: PINAR, W. (Org.). International handbook of cur-riculum research. New York: Routledge, 2014. p. 86-100.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. F.; PAIVA, E. Mapping researches on curriculum in Brazil. Journal of the American Association for Advancement of Curriculum Studies, v. 2, n. 1, p.1-30, Feb. 2006. Disponível em:. Acesso em: set. 2015.

MOREIRA, A. F. B. Currículos e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

______. O campo do currículo no Brasil: construção no contexto da ANPEd. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 117, p. 81-101, nov. 2002.

______. The curriculum field in Brazil: emergence and consolidation. In: PINAR, W. (Org.). International hand-book of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 171-184. Disponível em: . Acesso em: set. 2015.

OLIVEIRA, D. A.; VIEIRA, L. M. F. (Coord.). Trabalho docente na educac o basica no Brasil: sinopse do survey nacional. [S.l.: s.n.], 2010.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA A EDUCAÇÃO, A CIÊNCIA E A CULTURA (UNESCO). O perfil dos professores brasileiros: o que fazem, o que pensam, o que almejam... São Paulo: Moderna, 2004.

PACHECO, J. A. et al. Currículo na contemporaneidade: internacionalização e contextos locais – livro de resumos e programas. COLÓQUIO LUSO-BRASILEIRO, 7., 2014, Braga. Anais... Braga: Universidade do Minho, 2014.

PINAR, W. Introduction. In: ______ (Org.). International handbook of curriculum research. New Jersey: Lawrence Erlbaum, 2003. p. 1-31. Disponível em: <http://www.researchgate.net/profile/Monique_Volman/publica-tion/254759716_Curriculum_theory_in_the_Netherlands/links/0f31753b6c5c532e95000000.pdf#page=184>. Acesso em: set. 2015.

______. (Ed.). Curriculum studies in Brazil: intellectual histories, present circumstances. New York: Palgrave Macmillan, 2011a.

______. Introduction. In: ______. (Ed.). Curriculum studies in Brazil: intellectual histories, present circum-stances. New York: Palgrave Macmillan, 2011b. p. xi-xii.

SANTOS, L. L. Formação do (a) professor (a) e pedagogia crítica. In: FAZENDA, I. (Ed.). A pesquisa em edu-cação e as transformações do conhecimento. Campinas: Papirus, 1995. p. 17-27.

______. Currículo em tempos difíceis. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 45, p. 291-306, jun. 2007.

ZEICHNER, K. M. Tendências da pesquisa sobre formação de professores nos Estados Unidos. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 76-87, set./out./nov./dez. 1998.

Téléchargements

Publiée

2015-06-30

Comment citer

SANTOS, L. L. A pesquisa nos campos do currículo e da formação de professores. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 11–22, 2015. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/110. Acesso em: 23 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.