Concepções de estágio e ação docente
Mots-clés :
Formação de professores, estágio, ação docenteRésumé
Este artigo apresenta concepções de estágio e ação docente. São resultados de pesquisa que visa compreender quais são os componentes que formam a ação docente do acadêmico em estágio curricular. O material empírico foi constituído pelos Relatórios de Estágio. Os resultados da análise de conteúdo mostram que o estágio é compreendido como espaço-tempo propício para a vinculação teoria e prática. A ação docente é entendida como experiência e relação com estudantes e professores da escola básica.
Téléchargements
Références
ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Revista Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.
AZEVEDO, M. A. R. de; ANDRADE, M. de F. R. de. O trabalho de orientação dos estágios frente aos diferentes cenários educacionais. Currículos sem Fronteiras, v. 11, n.2, p. 147-161, jul./dez. 2011.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, 2002.
BROOKE, N.; SOARES, J. F. (Org.) Pesquisa em eficácia escolar. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008.
CALDERANO, M. A. Modalidades de ações desenvolvidas por estagiários e professores supervisores de estágio da escola básica. Formação docente, Rev. Brasileira de Pesquisa sobre Formação Docente, Belo Horizonte, v. 4, n. 7, p. 141-159, jul./dez. 2012. Disponível em: <http://formacaodocente.autenticaeditora. com.br>. Acesso em: 9 fev. 2015.
CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
FELICÍO, H. M. dos S.; OLIVEIRA, R. A. A formação prática de professores no estágio curricular. Educar, Curitiba, n. 32, p. 215-232, 2008.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1981.
MIZUKAMI, M. das G. N. et al. Escola e Aprendizagem da Docência. São Carlos: EDUFSCAR, 2002.
MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
MORIN, E. O cenário epistemológico da complexidade. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
SILVESTRE, M. A. Sentidos e significados dos estágios curriculares obrigatórios: a fala do sujeito apren-dente. In: GOMES, M. de O. (Org.) Estágios na formação de professores. Possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Loyola, 2011.
SILVESTRE, M. A. Estágios curriculares e práticas de ensino supervisionadas: sentidos e significados apreendidos por alunas de um curso de Pedagogia. São Paulo: PUC, 2008. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação São Paulo, Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2008.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Esboço de uma problemática do saber docente. Teoria & Educação, Brasil, v. 1, n. 4, p. 215-233, 1991.
TORRES, R. M. Educação para todos: a tarefa por fazer. Porto Alegre: Artmed, 2001.
VIEIRA, F. Pontes. (In)visíveis entre teoria e prática na formação de professores. Currículo sem fronteiras, v. 5, n. 1, p. 116-138, jan./jun. 2005.
WERLE, F. O. C.; NÖRNBERG, N. Prática reflexiva na escola. In: MÄDCHE, F. C. et al. (Org.). Práticas pedagógicas em ciências nos anos finais: caderno do professor coordenador de grupos de estudos. São Leopoldo: Unisinos; Brasília: MEC, 2006.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.