Vol. 12 No 23 (2020): (janeiro/abril) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Afficher Vol. 12 No 23 (2020): (janeiro/abril) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao primeiro quadrimestre de 2020 - número 23, do volume 12 Janeiro-abril de 2020.

Este primeiro número de 2020 traz um dossiê sobre políticas de formação de professores na América Latina, organizado pelas Professoras Regina Magna Bonifácio Araujo e Célia Maria Fernandes Nunes que apresentam no primeiro artigo dessa publicação as motivações da organização do referido dossiê sobre temática tão relevante internacionalmente no campo da Formação de Professores.  

As reflexões aqui contidas abrem perspectivas para pensarmos, em nível continental, uma pesquisa sobre o tema da “universitarização” como política da formação de professores na América Latina. Quais as contribuições que essas experiências já vivenciadas em alguns países trazem para o debate sobre o tema? Quais desafios dos demais países que ainda permanecem no modelo de formação por meio de instituições não-universitárias enfrentam? As experiências na América do norte (Canadá e EUA) o que nos dizem sobre a formação de professores na universidade? Quais os avanços conquistados e quais retrocessos podem ser percebidos nessa caminhada?  Certamente esse é um tema por demais relevante para o debate na Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores. Como tema emergente, esperamos de igual modo que ele seja alçado como demanda de pesquisa no campo da História da Formação de Professores, das Instituições formadoras e das Políticas de Formação no interior do GT 08 da Anped. Certamente, as várias experiências de Redes de Pesquisas sobre educação (Política, Formação, etc) nos países latino-americanos, incentivarão os pesquisadores do campo a se voltarem para pesquisas de referencias macro na área, a fim de nos indicar novas perspectivas sobre a Formação de Professores na América Latina y Caribe.    

O Dossiê sobre políticas de formação de professores na América Latina apresenta seis (6) trabalhos que trazem uma reflexão sobre a temática desde um olhar da América do Sul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Perú e Uruguai. Os artigos estão apresentados no primeiro antigo de introdução da lavra das professoras Regina Araujo e Célia Nunes.

Por se tratar de um dossiê do cone sul, a revista solicitou artigos, por meio de demanda induzidas a investigadores dos campos da História da Educação e da Formação de Professores dos países do da América do Sul. Recebemos em tempo para a publicação deste número, duas contribuições: a primeira vem do Perú, uma contribuição do experiente investigador do campo da História, Dr. Elmer Robles, que escreve sobre formação inicial de professores, uma experiência de uma Escola Normal Urbana no inicio do século XX, no norte do Perú. A segunda contribuição vem do Chile de um grupo de investigadores do campo da Formação de Professores, coordenado pelo Dr Ilich Silva-Peña, membro do Conselho Editorial Consultivo da RBPFP, e trata sobre a formação do professorado no Chile no século XX.

Para finalizar esse número, temos um artigo de demanda espontânea que aborda tema já iniciado nesse periódico em um dossiê organizado no ano de 2019; Trata-se da questão étnico-racial na formação de professores, no qual o professor Marcelo Donizete, traz elementos de uma pesquisa realizada com os professores que exercem sua docência na modalidade educacional de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil na Rede Municipal de Escolas de Mariana, MG.

Esperamos que este número que ora apresentamos da Formação Docente –Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, seja relevante para o debate no campo, e possibilite a reflexão para os investigadores que atuam pesquisando sobre a Formação de Professores na América Latina.

Publiée: 2020-02-21

Présentation

  • Políticas de Formação de Professores na América Latina

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 944 / PDF downloads: 731
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.313

Articles

  • Formação de professores na America Latina: apontamentos introdutórios

    Célia Maria Fernandes Nunes (Autor); Regina Magna Bonifácio Araújo
    Abstract views: 1485 / PDF downloads: 1624
    11-20
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.300
  • Avances y deudas pendientes en los intentos de transformación de las instituciones de formación docente en America Latina

    Paula Alejandra Pogré (Autor)
    Abstract views: 514 / PDF downloads: 338
    21-32
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.295
  • Políticas de Formação de Professores no Brasil, pós LDB 9.394/96

    Adriana Reis, Marli, Laurizete (Autor)
    Abstract views: 9495 / PDF downloads: 9641
    33-52
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.289
  • La inserción profesional docente en Colombia: retos para la formación inicial y continua de maestros

    Maria Mercedes Jiménez-Narváez (Autor)
    Abstract views: 1012 / PDF downloads: 587
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.287
  • Cambios en las políticas de formación docente en Chile: análisis del curriculum de formación práctica de una universidad regional del Maule

    Caroll Schilling Lara, Gerardo Sánchez Sánchez (Autor)
    Abstract views: 1003 / PDF downloads: 573
    67-82
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.288
  • Políticas públicas de formación inicial docente en el Perú

    Cristina Del Mastro Vecchione (Autor)
    Abstract views: 4399 / PDF downloads: 2170
    83-98
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.282
  • Formación de profesores en Uruguay: tensiones y desafíos en el proceso de transición hacia un modelo universitario de la formación docente

    Eduardo Rodríguez Zidán, Javier Grilli Silva, Soledad Rodríguez Rodríguez (Autor)
    Abstract views: 695 / PDF downloads: 616
    99-114
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.293
  • Primera experiencia de formación de profesores en el norte del Perú

    Elmer Robles-Ortiz (Autor)
    Abstract views: 452 / PDF downloads: 395
    115-138
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.307
  • Revisitando las escuelas normales en Chile. Hacia una recuperación de la historia de la formación del profesorado

    Ilich Silva- Peña, Fernanda Olivos-González, Lorena P. López-Torres (Autor)
    Abstract views: 782 / PDF downloads: 482
    139-152
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.306
  • A difusão da cultura negra e sua interface na formação de professores da EJA: uma análise sobre as questões étnico-raciais nas escolas de Mariana-MG

    Marcelo Donizete Silva, Katia Maria dos Santos Quirino (Autor)
    Abstract views: 686 / PDF downloads: 430
    153-166
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v12i23.304