v. 13 n. 27 (2021): (mai-ago/2021) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Visualizar v. 13 n. 27 (2021): (mai-ago/2021) Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria com a Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao segundo número do ano de 2021(maio-agosto de 2021), número 27, do volume 13. 

Nas edições anteriores nestes tempos de pandemia estamos localizando “territorialmente” o lugar de onde falamos e realizamos o nosso trabalho em meio as condições sócio-política, psíquicas e emocionais nas quais nos encontramos neste início de século e milênio, 2021. Boaventura em sua obra mais recente publicada (2021) “o futuro começa agora: da pandemia à utopia”, um vigoroso ensaio sobre a sociedade pós-pandemia, seguindo Hobsbawn nos faz refletir sobre o início das épocas, séculos e milênios, ao afirmar que: “os séculos nunca começam no dia 1º de janeiro do primeiro ano de cada novo século. Começam quando imprimem sua marca no mundo, ou seja, quando inscrevem a sua aura ou o seu trauma específico nos corpos de vasta camada da população em diferentes partes do mundo” (p.16). Neste sentido podemos pensar que o século XXI está nascendo agora após 20 anos de sua proclamação. 

Esperamos que o ensaio de Boaventura esteja nos apontado saídas. Estamos no meio do ano de 2021, hoje enquanto escrevo este editorial já são 547.134 mortos pelo Covid-19 no Brasil. Mas a boa notícia que temos nesta edição, é que estamos em uma escala descendente e os dados da média de mortes vem caindo neste meio do ano, hoje estamos a -17 na média móvel de mortes. Quiçá possamos pensar na utopia de um novo ‘projeto-mundo’ para superar a narrativa do medo rumo à narrativa da esperança. Ainda que a imunização esteja lenta em nosso país, o quadro, no que diz respeito ao começo do fim da pandemia, parece ser mais animador, no que pese aos desastrosos encaminhamentos políticos, em especial os da Comissão Parlamentar de Investigação (CPI) sobre o crime causado à população, que se encontra em lentidão, manipulada pelas forças da direita necrófila, mesmo com sobejas provas dos erros maléficos e intencionais do executivo e seu rebanho. E la nave va (Fellini )

Como afirmávamos na apresentação anterior, apesar deste cenário de horror que continua a nos marcar com o “anjo da morte”, no meio deste ano (2021) avistamos sinais de luzes no fundo do túnel. Apresentamos este número sob o signo da esperança. 

Neste segundo número (27) do volume (13) de 2021(maio-agosto), publicamos um corpus de nove (9) artigos de demanda espontânea, que nos convida a reflexão sobre a formação de professores nas áreas da Educação Física, na área do Ensino (Química e Matemática) e das Ciências Sociais. Este número conta com dois artigos internacionais – o primeiro com publicação bilingue (inglês/português) vem das relações acadêmicas Alemanha/Brasil, discutindo novas abordagens do currículo na formação de professores na área da Educação Física. O segundo, publicado em espanhol, uma discussão sobre o pensamento matemático na formação de docente na Colômbia.

Os demais artigos distribuídos entre as regiões Sudeste (5), Nordeste (1) e Sul (1) aprofundam temas relacionados a formação dos professores nas áreas da Educação Física, Sociologia (EM), Química, e um texto sobre metodologias ativas com uso de tecnologias digitais complementa o debate deste número que ora apresentamos.

Desejamos boa leitura.

Publicado: 2021-09-15

Apresentação

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 305 / PDF downloads: 279
    9-10
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.508

Artigos

  • Formação docente para as relações étnico-raciais: o que dizem professores de sociologia do ensino médio?

    Isabela Rodrigues Ligeiro, José Eustaquio de Brito (Autor)
    Abstract views: 925 / PDF downloads: 745
    11-26
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.476
  • Diário formativo: os estudantes de ciências sociais e seu processo de formação

    Erivania de Morais, Irene Alves de Paiva de Paiva (Autor)
    Abstract views: 485 / PDF downloads: 732
    27-44
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.488
  • Construindo diálogos com professores formadores sobre metodologias ativas e tecnologias digitais

    Ariane Martins, Silvana Claudia dos Santos (Autor)
    Abstract views: 704 / PDF downloads: 648
    45-58
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.455
  • Pensamento Sistêmico: uma nova abordagem curricular na formação de professores da Educação Física.

    Reiner Hildebrandt-Stramann (Autor)
    Abstract views: 584 / PDF downloads: 480 / PDF downloads: 101
    59-72
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.487
  • Práticas profissionais e Formação Docente: Reconhecimento das sexualidades no contexto da Educação Física.

    Marco Antonio TORRES, Agnes Vasconcelos ARREGUY, Vítor Luiz Rocha RODRIGUES (Autor)
    Abstract views: 464 / PDF downloads: 303
    73-86
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.440
  • Tutoria em tempos de distanciamento social: uma abordagem no campo da Educação Física

    Bruno Ocelli Ungheri, Larissa Gontijo (Autor)
    Abstract views: 305 / PDF downloads: 215
    87-98
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.491
  • Concepções de contextualização do ensino entre os professores de ciências que atuam em comunidades tradicionais

    Silvia Carla Souza Matos Figuerêdo, Geilsa Costa Santos Baptista (Autor)
    Abstract views: 474 / PDF downloads: 486
    99-116
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.474
  • A formação de professores de química num Pré-universitário popular: um estudo de caso do Projeto de Educação Comunitária Integrar

    Nicolle Ruppenthal, Carlos Alberto Marques (Autor)
    Abstract views: 374 / PDF downloads: 354
    117-132
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.371
  • O pensamento algebraico na escola primária: um desafio para a formação docente

    Liliana Bayona Sánchez (Autor)
    Abstract views: 369 / PDF downloads: 244
    133-146
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v13i27.493