Terceiro espaço de formação

Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i31.620
Abstract views: 474 / PDF downloads: 260

Palavras-chave:

Escola. Professores. Formação Inicial.

Resumo

Ao compreender o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) como um terceiro espaço de formação, local de interlocução entre escola e universidade, o presente estudo teve como objetivo identificar a percepção dos/as formandos/as em Educação Física sobre a contribuição do ECS na sua formação inicial e preparação para a docência. Participaram 20 formandos/as de um curso diurno de Licenciatura em Educação Física, respondendo a um questionário on-line. Para organização do corpus, foi utilizado o NVivo, seguido da Análise Textual Discursiva, a qual resultou em três categorias finais: Atribuições da docência; Formação profissional por dentro da escola; Relação da teoria e da prática. Dentre os principais achados, estão a importância do ECS na vivência e aprendizagem da docência, assim como uma oportunidade de estar no ambiente escolar, discutindo teoria e prática, tanto com os/as docentes da universidade quanto da escola, e enfatizando o ECS como um potencial terceiro espaço de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Referências

ANDRADE, D. M.; SCHMIDT, E. B.; MONTIEL, F. C. Uso do software NVivo como ferramenta auxiliar da organização de informações na Análise Textual Discursiva. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 19, p. 948-970, dez. 2020. Disponível https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/357/247. Acesso em: 04 fev. 2021.

BENITES, L. C.; CYRINO, M.; SOUZA NETO, S. Estágio curricular supervisionado: a formação do professor-colaborador. Olhares: Revista do Departamento de Educação da Unifesp, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 116–140, 2013. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/arti - cle/view/32. Acesso em: 19 nov. 2021.

BISCONSINI, C. R.; OLIVEIRA, A. A. B. Formação inicial em Educação Física e as aprendizagens com a escola: a possibilidade da prática como componente curricular. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 58, p. 01-20, abri./jul. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e56269. Acesso em: 24 jun. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70431-res-cne-cp-002-03072015-pdf/file. Acesso em: 16 mar. 2021.

COSTA FILHO, R. A.; IAOCHITE, R. T. Experiências de ensino no estágio supervisionado e autoeficácia para ensinar educação física na escola. Rev. Educ. Física/UEM, Marv. 26, n. 2, p. 201-211, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/refuem/a/wz6HcYFW7KTVdJBtgQdSZgB/?lang=pt. Acesso em: 20 mar. 2022.

FELÍCIO, H. M. S. O PIBID como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 14, n. 42, p. 415-434, maio/ago. 2014. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/6587/6488. Acesso em: 24 jun. 2021.

FERREIRA, J. S.; BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. A relação universidade escola no estágio curricular supervisionado: uma revisão sistemática. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n.65, p.11-28 , 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6242. Acesso em: 20 de mar. 2022.

FERREIRA, M.; MARTINS, E.; GONÇALVES, K. O estágio supervisionado como espaço de reflexão sobre o exercício da docência em química no ensino médio. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 11-26, jul. 2019. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/192. Acesso em: 10 mar. 2022.

FONSÊCA, F. N.; ASSIS, L. F. A Formação Pedagógica dos cursos de Licenciatura da UFPB: repensando a prática como componente curricular. Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 11, n. 20, p. 27-44, jul. 2019. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/196. Acesso em: 10 de abr. 2022.

FRIZZO, G. F. E.; MARIN, E. C.; SCHELLIN, F. O. A extensão universitária como elemento estruturante da Universidade Pública no Brasil. Currículo sem Fronteiras, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 623-646, set./dez. 2016. Disponível em: http://www.curriculosemfronteiras.org/vol16iss3articles/frizzo-marin-schellin.pdf. Acesso em: 24 jun. 2021.

GABRIEL, C. T.; SENNA, B. Complexo de formação de professores: espaço-tempo produtor de políticas de currículo. Série-Estudos, Campo Grande, v. 25, n. 55, p. 133-153, set./dez. 2020. Disponível em: https://www.serie-estudos.ucdb.br/serie-estudos/article/view/1491. Acesso em: 16 mar. 2021.

MIZUKAMI, M. G. N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. A. [et al]. Por uma política nacional de formação de professores. 1. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013. p. 23-25.

MONTIEL, F. C.; SCHELLIN, F. O. Reflexões sobre o estágio curricular supervisionado no formato remoto - relato de uma experiência com a Educação Física no IFSul/Campus Pelotas. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v. 8, n. 65, p. 157-166. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6295. Acesso em: 17 abr. 2022.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, out./dez. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742017000401106&script=sci_arttext. Acesso em: 11 mar. 2021.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Os (des)caminhos das políticas de formação de professores – o caso dos estágios supervisionados e o Programa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? In: 38ª Reunião Nacional da ANPEd, São Luís: UFMA, 2017. Disponível em: http://38reuniao.anped.org.br/sites/default/files/resources/programacao/sessoes_38anped_2017_3_politicas_educacionais_em_disputa_ima_garrido_socorro.pdf
Acesso em: 08 abr. 2021

SANTOS, L. L. [et al]. O bom professor de Educação Física na visão de acadêmicos de licenciatura. Motrivivência, Florianópolis, v. 31, n. 60, p. 01-18, outubro/dezembro, 2019. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2019e58476 Acesso em: 04 abr.2022.

SILVA JÚNIOR, A. P. [et al]. Estágio Curricular Supervisionado na formação de professores em Educação Física: uma análise da legislação a partir da resolução CFE N° 03/1987. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 1, p. 1-14, jan./mar. 2016. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/fef/article/view/34854. Acesso em: 24 jun. 2021.

SILVA, P. R. L.; MONTIEL, F. C.; PINHEIRO, E. S. O conceito de terceiro espaço de formação no estágio curricular supervisionado em educação física. Revista Humanidades e Inovação, Palmas, v.8, n.65, p. 197-2011, mar. 2022. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/6265 .Acesso em: 20 de mar.2022.

STOLARSKI, G. [et al]. A Professores iniciantes de Educação Física: experiências da formação inicial. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 1, p. 97-107, 21 mar. 2019. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21826/14270. Acesso em: 17 abr. 2021.

REIS, M. S.; DIAS, V. B. As contribuições do professor supervisor para a construção da identidade docente de licenciandos em ciências biológicas. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, Belo Horizonte, v. 14, n. 29, p. 133-148, abr. 2022. Disponível em: https://www.revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/532/315. Acesso em: 21 abr. 2022.

ZEICHNER, K. Repensando as conexões entre a formação na universidade e as experiências de campo na formação de professores em faculdades e universidades. Revista Educação, Santa Maria, v. 35, n. 3, p. 479-504, set./dez. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/2357. Acesso em: 26 nov. 2020.

Downloads

Publicado

2022-12-15

Como Citar

DA ROSA LOUZADA DA SILVA, P. .; CELENTE MONTIEL, F.; DOS SANTOS PINHEIRO, E. Terceiro espaço de formação: Contribuições do estágio curricular supervisionado na perspectiva discente. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 14, n. 31, p. 215–228, 2022. DOI: 10.31639/rbpfp.v14i31.620. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/620. Acesso em: 24 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.