FORMAÇÃO ACADÊMICA INICIAL DE PROFESSORES/AS DE EDUCAÇÃO FÍSICA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS: TRÂNSITO DE/ENTRE LINGUAGENS
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v14i30.596Mots-clés :
Formação de professores, Formação Inicial, licenciatura, Educação FísicaRésumé
Este trabalho relata uma experiência de formação que ocorre na proposta de estágio curricular supervisionado, parte fundamental da formação inicial de professores/licenciandos de Educação Física, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Nas 585 horas destinadas às experiências de prática docente na escola de estágio, desafiamos os estudantes a produzir diferentes tipos de registros reflexivos das experiências vividas neste percurso formativo a partir de distintos tipos de linguagens, a saber: a linguagem escrita acadêmica formal; a produção de textos autobiográficos (chamados de “pipocas pedagógicas”); a linguagem fotográfica, por meio de narrativas visuais; e, por fim, a linguagem audiovisual, por meio da elaboração de pequenos vídeos.
Téléchargements
Références
ARAUJO, A.C.; OLIVEIRA, M.; SOUZA JUNIOR, M. Formação de professores de Educação Física e usos de conceitos do campo comunicacional para pensar o ensino. Comunicação e Educação, Cidade, ano XXIV, n. 1, p. 141-153, jan./jun. 2019.
BRACHT, V. Educação Física: Conhecimento e Especificidade. In: VAGO, T; SOUSA, E. Trilhas e Partilhas. Belo Horizonte: Cultura, 1997, p.13-24.
CAMPOS, C; PRADO, G. (Orgs.). Pipocas Pedagógicas: narrativas outras da escola. São Carlos: Pedro e João Editores, 2013. 96p.
CIAVATTA, M.; ALVES, N. (Orgs.) A leitura de Imagens e a Pesquisa Social: História, Comunicação e Educação. São Paulo; Cortez, 2008.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. Belo Horizonte: SMED, 1995.
ESCOLANO, A.; VÑAO-FRAGO, A. Currículo, Espaço e Subjetividade: a arquitetura como programa. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.
EZPELETA, J.; ROCKWELL, E. Pesquisa Participante. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989.
FIGUEIREDO, Z. Os novos desafios da formação de professores de educação física no Brasil. In: SANTOS, L. et al. (Orgs.) Convergências e Tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p.341-351.
FULLAN, M.; HARGREAVES, A. A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
LE BRETON, D. O Fim do Corpo, Jornal do Brasil (17 de março de 2001), p.4.
MONTEIRO, S. B. Considerações acerca do conceito de Epistemologia da Prática. Pesquisa Educa, Santos, v. 3, n. 5, p. 5-25, jan./jun. 2011.
NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educacion. Madrid: 2009.
PIMENTA, S. G. Para uma ressignificação da Didática – Ciências da Educação, Pedagogia e Didática (uma revisão conceitual e uma síntese provisória). In: PIMENTA, S. G. (Org.) Didática e Formação de Professores: percursos e perspectivas no Brasil e em Portugal. São Paulo: Cortez, 1997. p. 1-15.
SAMAIN, E. Questões Heurísticas em torno do uso das Imagens nas Ciências Sociais. In: Bianco, B.F; Moreira Leite, M. L. (orgs.). Desafios da Imagem: fotografia, iconografia e vídeo nas ciências sociais. 5ª Edição. Campinas, SP: Papirus, 2006.
ZABALZA, M. A. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004.p.27.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Admir Soares de ALMEIDA JÚNIOR, Cláudio Márcio OLIVEIRA, José Ângelo GARIGLIO (Autor) 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.