Vol. 15 No 32 (2023): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

					Afficher Vol. 15 No 32 (2023): Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP)

A Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), publicada em parceria com Editora Autêntica. Esta edição refere-se ao primeiro quadrimestre de 2023 – volume 15, número 32 (janeiro-abril) de 2023.

Apresentamos aos pesquisadores do campo e ao público leitor em geral este primeiro número da revista do ano de 2023.  Aproveitamos a oportunidade para nos desculpar pelo atraso da publicação deste quadrimestre justificada em virtude de dificuldades no processo de edição. 

Publicamos o volume 15 com o número 32 da revista divulgando nove (9) pesquisa publicando seus resultados em artigos de demanda espontânea, assim distribuídos: (nordeste =3; sul=3; centro-oeste=2 e sudeste=1) Os três (3) artigos da região nordeste trazem a discussão sobre a formação inicial e questões da docência. No primeiro uma análise sobre a Formação Inicial por meio do PIBID. Tratando do mesmo tema da formação inicial apresenta-se um segundo artigo sobre a interdisciplinaridade na prática de ensino de ciência, e o terceiro artigo que discute as motivações da formação para a docência na área da Física; Da região sul também se publica três (3) artigos todos sobre fundamentos da formação. O primeiro - “formação do mestre, uma leitura tomasiana” traz uma discussão filosófica para a Formação de Professores, tema bastante raro em nosso campo de estudos pela primazia da epistemologia da prática. Seguido de um artigo que nos propõe um debate sobre o tema da Pedagogia como Ciência, na perspectiva e leitura das universidades do sul do país. E, o terceiro deste regão elabora uma revisão sistemática sobre aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores; Da região Centro Oeste publicamos dois (2) artigos, um sobre Formação Continuada na perspectiva do trabalho docente no planejamento coletivo e colaborativo na área de ciências, e o segundo, uma análise de reflexões sobre a Formação Inicial em trabalhos finais de curso na licenciatura de Educação Física. E por fim, algo bastante diferenciado e que foge a regra, a publicação de um único artigo do sudeste, no qual os autores tratam também de questões teórico-metodológica: “Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação”. Este fato foi bastante inusitado uma vez que nos demais números, e na história da revista, o maior volume de submissões vem da região sudeste. Talvez este fato seja um tema interessante para pensarmos que a maior amplitude de periódicos na área e as propostas de maior atenção a dispersão regional começam a surtir efeitos, possibilitando assim, maior democratização na pesquisa nacional. 

Esperamos que este número proporcione um relevante aporte para os/as pesquisadores(as) do campo da formação de professores. 

Publiée: 2023-05-29

Présentation

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino
    Abstract views: 331 / PDF downloads: 346
    9
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.710

Articles

  • Pedagogia como ciência e curso um olhar a partir das universidades do sul do Brasil

    Fernanda Carla Dias Vicenzi, Marilandi Maria Mascarello Vieira (Autor)
    Abstract views: 464 / PDF downloads: 758
    11-24
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.662
  • Uso de categorias analíticas para a descrição de crenças epistemológicas de professores em formação

    Francisco Ferrarini, Thiago Moura Bego, Amadeu Moura Bego (Autor)
    Abstract views: 271 / PDF downloads: 225
    25-38
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.681
  • A Questão do intelecto na formação do “mestre” Uma leitura tomasiana

    Isabella Carolina de França Martins, Terezinha Oliveira (Autor)
    Abstract views: 174 / PDF downloads: 214
    39-52
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.685
  • Aprendizagem de conceitos na formação inicial de professores Uma revisão sistematica

    Leonardo Ristow, Jessica Cardoso, Valmor Ramos (Autor)
    Abstract views: 439 / PDF downloads: 351
    53-66
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.663
  • Motivação para ser professor A qualidade motivacional dos estudantes de licenciatura em Física

    Marcelo Nunes Coelho, Francisco Antônio de Sousa, Elias das Neves Freire (Autor)
    Abstract views: 298 / PDF downloads: 280
    67-86
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.661
  • Interdisciplinaridade no ensino de ciências Concepções de licenciandos em Ciências da Natureza e a influência do Programa Institucional de Residência Pedagógica da UNIVASF.

    Thaise Conceição Cordeiro, Gisele Soares Lemos Shaw (Autor)
    Abstract views: 518 / PDF downloads: 392
    87-104
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.650
  • Formação continuada e permanente de professores e o planejamento coletivo das aulas de Ciências

    Dirce Cristiane Camilotti, Shirley Takeco Gobara (Autor)
    Abstract views: 392 / PDF downloads: 378
    105-120
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.649
  • AMONGST THE FIELD, INTERESTS, AND PRODUCTIONS AN ANALYSIS OF THE GRADUATION PROJECTS IN AN UNDERGRADUATE PHYSICAL EDUCATION COURSE

    Bruna Karolaynne Martins Amorim, Mayrhon José Abrantes Farias, Adriano Lopes de Souza (Autor)
    Abstract views: 196 / PDF downloads: 181
    121-136
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.675
  • Formação inicial de professores através do PIBID Experiências em escolas do município de São Raimundo Nonato-PI

    José Moreira de Sousa, Leia Soares da Silva (Autor)
    Abstract views: 476 / PDF downloads: 377
    137-154
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v15i32.677