Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID na carreira de professores experientes

Autores

  • Regina Magna Bonifácio Araújo UFOP
  • Valdete Alves Batista E.E. “Dr. Gomes Freire”
  • Vera Madalena da Rocha Maia E.M. “Dom Oscar de Oliveira”

DOI:

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.167
Abstract views: 538 / PDF downloads: 548

Palavras-chave:

Iniciação à Docência, Formação de Professores, PIBID

Resumo

O texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduan-dos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodolo-gia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acre-ditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.
 PlumX Metrics

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

ARAÚJO, R. M. B.; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 143–162, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.167. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.