Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID na carreira de professores experientes

Auteurs

  • Regina Magna Bonifácio Araújo UFOP
  • Valdete Alves Batista E.E. “Dr. Gomes Freire”
  • Vera Madalena da Rocha Maia E.M. “Dom Oscar de Oliveira”

DOI :

https://doi.org/10.31639/rbpfp.v9i16.167
Abstract views: 567 / PDF downloads: 582

Mots-clés :

Iniciação à Docência, Formação de Professores, PIBID

Résumé

O texto apresenta um recorte da pesquisa intitulada Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID, buscando compreender em que medida o professor supervisor do PIBID se beneficia do Programa, levando-se em conta sua prática pedagógica bem como suas reflexões e transformações sobre o fazer profissional e a carreira docente. Esta investigação articula experiências e estudos de grupos de pesquisa de três Programas de Pós-Graduação em Educação situados nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil, envolvendo professores da educação básica, graduan-dos, mestrandos, doutorandos, mestres e doutores, entre bolsistas e colaboradores. Usando a metodolo-gia qualitativa, foram entrevistados 90 professores supervisores do PIBID, 30 em cada localidade em que ocorreu a pesquisa. Os dados analisados pelas pesquisadoras referem-se a 30 sujeitos do Estado de Minas Gerais e eles trouxeram à tona muito mais que o impacto do PIBID na carreira profissional dos professores supervisores. Os dados coletados e as análises criteriosas dessas informações revelaram que os docentes, em sua grande maioria, identificam-se totalmente com a profissão escolhida e que, apesar de cientes dos inúmeros desafios que encontram no dia a dia da carreira, sobretudo na escola pública, continuam acre-ditando no potencial transformador da educação. Ainda, registra-se a compreensão da importância de sua participação e atuação nos projetos, evidenciando ganhos para a comunidade escolar, para si mesmos e, principalmente, para os licenciandos, futuros professores, cuja formação prática se deve, em parte, ao papel que desempenham junto ao PIBID.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.
 PlumX Metrics

Téléchargements

Publiée

2017-06-30

Comment citer

ARAÚJO, R. M. B.; BATISTA, V. A.; MAIA, V. M. da R. Contribuições do programa institucional de bolsas de iniciação à docência – PIBID na carreira de professores experientes. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, [S. l.], v. 9, n. 16, p. 143–162, 2017. DOI: 10.31639/rbpfp.v9i16.167. Disponível em: https://revformacaodocente.com.br/index.php/rbpfp/article/view/167. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Articles

Articles similaires

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.