Pesquisa em formação de professores do Grupo Práxis Educativa Dimensões e Processos
DOI:
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i18.178Palavras-chave:
Formação de professores, Didática, Práticas de formaçãoResumo
O texto aborda a trajetória do grupo de pesquisa Práxis Educativa - dimensões e processos com a finalidade de apresentar as pesquisas realizadas, a linha metodológica e as análises empregadas pelo grupo em relação a prática pedagógica e formação de professores. O grupo realiza pesquisas sobre formação de professores e a prática docente focalizando a formação inicial e continuada de professores, o desenvolvimento profissional docente, a didática e a integração das tecnologias digitais nestes contextos. A linha metodológica de investigação considera como ponto de partida a prática pedagógica, pois assume como eixo epistemológico a concepção de teoria como expressão da prática (MARTINS, 2009, 2016). A abordagem metodológica predominante nos estudos é a qualitativa e assume a perspectiva de balanço considerando a historicidade, a totalidade das pesquisas do grupo. As análises de dados se alternam entre as proposições de Bardin (2010) e Saldaña (2013). O grupo assume a concepção de realização de pesquisa na perspectiva de parceria entre os pesquisadores e entre grupos (COSTA, 1994). Essa concepção permite agregar como participantes professores e pesquisadores de diferentes instituições de ensino permitindo o intercambio e o cotejamento de uma produção de conhecimentos mediada pelo crivo da crítica coletiva.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. D. A. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação. Porto Alegre, PUC/ RS, v. 33, p. 6-18, 2010.
ANDRE, M. Políticas e programas de apoio aos professores iniciantes no Brasil. Cad. Pesqui. [online]. 2012, vol.42, n.145, pp.112-129. ISSN 0100-1574. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. 3 reimp. São Paulo: Edições 70, 2010.
BEILLEROT, J. A pesquisa: esboço de uma análise. In: André, Marli (org). O papel da pesquisa na formação e prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001
BERNARDO, J. Marx crítico de Marx. Porto, Editora Afrontamento, 1977.
BRUNO, L. Acerca do indivíduo, da prática e da consciência da prática. Educação & Sociedade, São Paulo, v. 33, pp. 7-26, ago., 1989.
CANDAU, V. Rumo a uma nova didática. Petrópolis: Vozes, 1988.
COSTA, M. C. V.. Pesquisa em educação: concepções de ciência, paradigmas teóricos e produção de conhecimentos. Cad. Pesqui., São Paulo, n. 90, ago. 1994 . Disponível em <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-15741994000300002&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 09 nov. 2017.
CUNHA, M. I.da. Pesquisa e pós-graduação em Educação: O sentido político e pedagógico da formação. In: SILVA, Alex Sander; SILVA, Ilton Benoni da; ORTIGARA, Vidalcir. (Org.). Educação, Pesquisa e Produção do Conhecimento. Abordagens Contemporâneas. 1ed.Criciuma: EdiINESP, 2014, v. 1, p. 61-77.
CUNHA, M. I. da. Aprendizagem da docencia em espaços institucionais: é possível fazer avançar o campo da formação de professores?. In: Marielda Ferreira Pryjma e Oseias Santos de Oliveira. (Org.). O desenvolvimento profissional docente em discussão.. 1ed.Curitiba: Editora da UTFPr, 2016, v. 1, p. 63-78.
DAY, Christopher. Desenvolvimento Profissional de professores. Os desafios da aprendizagem permanente Porto: Porto Editora, 2001.
DINIZ-PEREIRA, J. E. and VIANA, G. M. (2010). A atual reforma das licenciaturas na UFMG e as lutas concorrenciais no campo universitário. In: Simone Albuquerque da Rocha. (Org.). Formação de professores: licenciaturas em discussão. Cuiabá, M. G.: EdUFMT, 1, 15-24.
DINIZ-PEREIRA, J. E. Formação de professores: pesquisas, representações e poder. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
FULLAN, M. O significado da mudança educacional. Porto Alegre: Artmed, 2009.
GARIGLIO, J. A. A inserção profissional de professores de educação física iniciantes: aprendendo a ser professor. Educação (PUCRS. Impresso), v. 39, p. 312, 2016.
GATTI, B. A., Política de Ciência e Tecnologia e Pesquisa em Educação. Revista Eletrônica de Educação, v.11, n.1, p.151-164, jan./maio, 2017. Artigo. ISSN 1982-7199 | DOI: http://dx.doi.org/10.14244/198271992084.
GATTI, B. A., BARRETO, E. S. DE S. Professores do Brasil. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRE, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília, DF: UNESCO, 2011.
GATTI, B.; ANDRÉ, M.. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.
GATTI, B. A.. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.113, pp.1355-1379. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000400016.
HUBERMAN, M.. O ciclo de vida profissional dos professores. In: NÓVOA, Antônio. Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992.
IMBERNON, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 7. Ed. São Paulo: Cortez, 2009.
IMBERNÓN, F.. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.
JOSSO, M.C. Experiências de vida e formação. 2ª edição. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010.
MARCELO C. G. Formação de professores – Para uma mudança educativa. Portugal: Porto Editora, 1999.
MARCELO, C. G. El professorado principiante. Inserción a la docência. Barcelona. Ediciones Octaedro, 2009.
MARIN, A. J.. Didática e trabalho Docente. 2ª. ed. Araraquara: JM Editora, 2005. v. 1. 140p .
MARIN, A. J.; PENNA, M. G. O.; RODRIGUES, A. C. C.. A Didática e a formação de professores. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 12, n. 35, p. 51-77, jan./abr. 2012.
MARTINS, P. L. O.. A didática e as contradições da prática.. 3. ed. Campinas -SP: Papirus, 2009.
MARTINS, P. L. O.. Didática teórica/Didática prática: para além do confronto.. 9. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2008. v. 1. 184p .
MARTINS, P. L. O.. Didática. 1. ed. Curitiba: Editora IBPEX, 2008. v. 1. 84p .
MARTINS, P. L. O.. Pesquisa-ensino na formação inicial de professores e a interlocução com a educação Básica: princípios e metodologia. In: ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O., CARTAXO, S. R. M.. (Org.). Práticas de formação de professores: da Educação Básica à Educação Superior. 1ed.Curitiba: Champagnat, 2016, v. 1, p. 01-20.
MARTINS, P. L.O. and ROMANOWSKI, J. P. A didática na formação pedagógica de professores nas novas propostas para os cursos de licenciatura. In: Angela Dalben; Júlio Diniz; Leiva Leal; Lucíola Santos. (Org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: didática, formação de professores e trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, (1), 60-80, 2010.
MESSINA, G. Estudio sobre el estado da arte de la investigacion acerca de la formación docente en los noventa. Revista Iberoamericana de Educación
n. 19, Formación Docente, Enero - Abril 1999 Disponível em: <http://rieoei.org/historico/oeivirt/rie19a04.html> Consulta em 10 set 2016.
MOERSCH, C.. Beyond hardware: Using existing technology to promote higher-level thinking. Washington DC: ISTE, 2002.
MOERSCH, C.. Computer Efficiency: Measuring the instructional use of technology. Learning and Leading with Technology, ISTE – International Society for Technology in Education, v. 24, n. 4, p. 52-56, dez/jan. 1996-97. Disponível em: <http://www.loticonnection.com/pdf/CompEfficiencyDec96.pdf>. Acesso em: 29 set. 2008.
MOERSCH, C. Learning & Leading with Technology, v37 n5 p20-23 Feb, 2010.
MOERSCH, C. Levels of Technology Implementation: A Framework for Measuring Classroom Technology Use. Learning and Leading with Technology, ISTE – International Society for Technology in Education, v. 23, n. 3, p. 40-42, nov. 1995. Disponível em: <http://www.loticonnection.com/pdf/LoTiFrameworkNov95.pdf>. Acesso em: 29 set. 2008.
NÓVOA, A. Profissão Professor.Porto: Porto Editora, 1995.
NÓVOA, A., (coord.) Os professores e a sua formação. Lisboa : Dom Quixote,1992.
ROLDÃO, M. do C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Revista Brasileira de Educação, 12(34), 94-103, 2007. https://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782007000100008
ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “Estado da Arte”. Diálogos Educacionais, v. 6, n. 6, p. 37–50, 2006.
ROMANOWSKI, J. P. e MARTINS, P. L. O. Desafios da Formação de Professores Iniciantes.. Páginas de Educación. , v.6, p.83 - 96, 2013.
ROMANOWSKI, J. P.. Apontamentos em pesquisas sobre formação de professores: contribuições para o debate. Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso). , v.12, 905, 2012.
ROMANOWSKI, J. P.. Formação e profissionalização docente. Ed 4. Curitiba: Editora IBPEX, 2010.
SALDAÑA, J. The coding manual for qualitative researchers. Beverly Hills: Sage, 2013.
SÁNCHEZ GAMBOA, S. Pesquisa em Educação: métodos e epistemologias. Chapecó SC: Argos, 2012
SANTOS, O. J. Fundamentos sociológicos da educação. Dissertação (Pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia) – Faculdade de Ciências Humanas, Universidade FUMEC, Belo Horizonte, 2005. p. 13-50.
SCHEIBE, L.. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Educ. Soc. [online]. 2010, vol.31, n.112, pp.981-1000. ISSN 0101-7330. http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302010000300017.
TERRAZZAN, E. A.; DUTRA, E. F.; WINCH, P.G.; SILVA, A. A. Configurações curriculares em cursos de licenciatura e formação identitária de professores. Curitiba: Diálogo Educacional, 8 (23), 2008.
TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VAILLANT, D. & MARCELO, C. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. 1ª. Ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2012.
VALENTE, J. A. Computadores e Conhecimento: representando a educação. 2ª Ed., Campinas, SP: UNICAMP (NIED), 1998.
VEIGA, I. P. A. (Org.). Lições de Didática. 5. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
VOSGERAU, D. S. A. R.; ROMANOWSKI, J. P. . Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 165, 2014.
VOSGERAU, D. S. A. R.; POCRIFKA, D. H.; SIMONIAN, M. Associação entre a técnica de análise de conteúdo e os ciclos de codificação: possibilidades a partir do software ATLAS.ti. RISTI. 2016
VOSGERAU, D. S. R.; MEYER, P.; CONTRERAS, R. Análise de dados qualitativos nas pesquisas sobre formação de professores. Revista Diálogo Educacional (PUCPR. Impresso), v. 14, p. 165, 2017.
WACHOWICZ, L. A. O método dialético na Didática. 2 ed.Campinas: Papirus, 1991.
WELLER, W.; PFAFF, N. (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis: Vozes, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais pertencem exclusivamente aos autores. Os direitos de licenciamento utilizados pelo periódico é a licença Creative CommonsAttribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): são permitidos o compartilhamento (cópia e distribuição do material em qualquer meio ou formato) e adaptação (remix), transformação e criação de material a partir do conteúdo.