Os Cursos de Licenciatura em Pedagogia das Universidades Públicas do Estado do Paraná
DOI :
https://doi.org/10.31639/rbpfp.v11i21.221Mots-clés :
Pedagogia, Universidade Pública, Formação de professoresRésumé
O presente trabalho, tem como temática discutir sobre os objetivos dos cursos de Pedagogia, bem como o perfil dos licenciados das Universidades públicas do Paraná. O estudo teve início a partir de discussões e levantamentos realizados no Grupo de Pesquisa sobre o Trabalho Docente (GEPTRADO), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A pesquisa transcorreu a partir da análise documental dos Projetos dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia de oito universidades com treze unidades, e teve como objetivo compreender qual o perfil dos docentes formados por essa licenciatura, bem como quais são os objetivos do curso. Os procedimentos teórico-metodológicos adotados norteiam-se em princípios da pesquisa qualitativa, na análise documental e análise comparativa dos cursos. O acesso aos documentos se deu pelos websites das Universidades. Os resultados da análise, até o momento, foram significativos, acentuando-se como avanços algumas estratégias metodológicas e atuações que privilegiam a atuação do docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Percebe-se nos projetos dos cursos uma formação preocupada com a Educação Básica e comprometida com a docência. É evidente nos projetos o compromisso com uma formação justa e democrática, que valoriza a pesquisa, a relação da teoria com a prática e a interdisciplinaridade. Notou-se ainda nos projetos dos cursos a valorização da formação do professor pesquisador, crítico e criativo.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Proposta de Diretrizes para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica, em cursos de nível superior. Brasília, 2000.
BRASIL. MEC/CNE. Resolução CNE/CP nº 1/2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, licenciatura, 2006.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2/2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 02 jul. 2015.
IMBERNÓN, F. Qualidade de ensino e formação do professorado: uma mudança necessária. São Paulo: Cortez, 2016.
MARCELO GARCIA, C. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 2013.
PABIS, N. A. O trabalho do pedagogo na escola pública do Paraná. 2014. 197 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, 2014
PARANÁ. Lei Complementar nº 103, de 15 de março de 2004. Institui e dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná e adota outras providências. Diário Oficial do Estado nº. 6687, Curitiba, 15 de mar. de 2004.
ROMANOWSKI, J.P. Conhecimentos pedagógicos nos cursos de licenciatura e a base comum de formação de professores. In: ROMANOWSKI, JP; MARTINS, P.L.O; CARTAXO, S.R.M. Práticas de formação de professores: da Educação Básica à Educação Superior. Curitiba: PUCPRess, 2016.
SAVIANI, D. A pedagogia no Brasil: história e teoria. Campinas: Autores Associados, 2012.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2013.
UENP, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia – Campus Cornélio Procópio. Cornélio Procópio, 2011.
UNESPAR, Universidade Estadual do Paraná. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná/Unespar Campus de União da Vitória. União da Vitória, 2014.
UNIOESTE, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Projeto Político Pedagógico do Curso de Pedagogia – campus de Francisco Beltrão. Francisco Beltrão, 2007.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Le droit d'auteur appartient exclusivement aux auteurs. Les droits de licence utilisés par le périodique sont la licence Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0): Ces sont permis le partage (la copie et la distribution de matériel sous n’importe quel support ou format) et l'adaptation (remix), la transformation et la création de matériel à partir du contenu.