Vol. 10 Núm. 19 (2018): ago/dez 2019 - Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores

Volume 10, n. 19, ago/dez de 2018

A Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores (RBPFP) – é uma publicação do Grupo de Trabalho Formação de Professores (GT8), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) publicada em parceria da Autêntica Editora. Esta publicação refere-se ao número 18, o primeiro número do volume 10 que abrange a periodicidade de janeiro-Julho de 2018. 

O Conselho editorial executivo da revista tomou a decisão de publicar nos dois números de 2018, um dossiê divulgando um retrato/perfil dos grupos de pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil, elaborados pelos grupos que participaram do III Simpósio de Grupos de Pesquisas nesse campo do conhecimento na área da Educação e Ensino, realizado em Guarulhos em Outubro de 2016 e no qual participaram 42 Grupos de Pesquisa. Desta forma os dois números do volume 10 retratam uma fotografia da pesquisa em grupos consolidados sobre a temática. 

Pela lavra de experientes pesquisadores do campo, o núcleo duro de sustentação do GT 08 da Anped, os textos aqui veiculados indicam como os grupos vêm desenvolvendo suas pesquisas, tema e subtemas, o quadro teórico sob qual orientam suas pesquisas, a natureza da investigação, as contribuições para o campo da formação de professores e as perspectivas teórico-metodológicas. Esse volume demonstra o acumulo do conhecimento sobre a Formação de Professores e, em especial, revelam uma grande rede de pesquisa no país sobre esse campo de conhecimento.  

Os números 18 e 19 que compõem o volume 10 que comemoram os 10 anos de criação do periódico Formação Docente - Revista Brasileira de Pesquisa sobre a Formação de Professores (RBPFP) publicada pelo GT 08 – Formação de Professores da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação em parceria com a Editora Autêntica. 

O número 19 desse volume que ora apresentamos está composto de 8 artigos do dossiê acima mencionado e acrescidos de dois artigos internacionais da demanda espontânea. Trata-se do artigo El arte de la educación integral: Retos a la formación de Maestros de autoria das professoras Diana, Soto-Arango (UPTC), Edith Bernal (PUC Javeriana) que discutem a formação de professores na abordagem de uma educação humanística sob o modelo pedagógico de aprendizagem como arte em oposição à abordagem educativa instrucional do modelo pedagógico da educação programada. O Segundo artigo é da lavra do jovem professor da Universidade Pedagógica Nacional da Colômbia, doutorando em Ciencias de la Educación pelo doutorado oferecido pela Rede de Universidades Públicas Colombianas – RUDECOLOMBIA, Ricardo Andrés Franco Moreno, no qual apresenta numa perspectiva história da formação de professores - Licenciados em Ensino de Ciências na Colômbia.

Agradecemos de forma especial a fidelidade do leitor e pesquisador nesses 10 anos de existência da Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores – Formação Docente e os convidamos a leitura deste número.

Publicado: 2018-12-30

Presentación

  • Apresentação

    José Rubens Lima Jardilino (Autor)
    Abstract views: 492 / PDF downloads: 410
    9
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.206
  • Apresentação do Dossiê dos grupos de pesquisa sobre Formação de Professores no Brasil – III Simpósio

    Márcia Souza Hobold, Magali Aparecida Silvestre (Autor)
    Abstract views: 708 / PDF downloads: 587
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.207

Artículos

  • Apontamentos sobre a formação de professores nos estudos e produções do grupo de pesquisa EDUCAS/UECE: percursos e perspectivas

    Isabel Maria Sabino de Farias, Jeannette Filomeno Pouchain RAMOS, Silvina Pimentel SILVA (Autor)
    Abstract views: 1485 / PDF downloads: 1327
    13-32
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.180
  • Pesquisas em Educação: A produção do conhecimento no Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa em Educação e Epistemologia da Prática Profissional (UFPI)

    Antonia Dalva França Carvalho, Ágata Laisa Laremberg Alves Cavalcanti (Autor)
    Abstract views: 785 / PDF downloads: 841
    33-48
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.179
  • O Grupo DOFPPEN: Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino

    Samuel de Souza Neto, Flavia Medeiros Sarti, Marina Cyrino (Autor)
    Abstract views: 1105 / PDF downloads: 942
    49-66
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.197
  • NUPEDOC: Formação Humana, Arte, Infância e Pesquisa

    Luciane Maria Schlindwein, Ilana Laterman, Joselma Salazar de Castro (Autor)
    Abstract views: 761 / PDF downloads: 722
    67-84
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.185
  • O Grupo Investigação/PPGEdu/UFTM e sua trajetória de pesquisa em Mato Grasso

    Simone Albuquerque Rocha, Rosana Maria Martins (Autor)
    Abstract views: 452 / PDF downloads: 437
    85-100
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.184
  • A Pesquisa sobre o trabalho do professor no início da carreira profissional

    Maria das Graças Chagas de Arruda Nascimento, Yrlla Ribeiro Carneiro da Silva (Autor)
    Abstract views: 822 / PDF downloads: 764
    101-114
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.175
  • Pesquisar e consolidar na região o conhecimento sobre a Formação de Professores: o duplo desafio do NEFOP

    Leila Pio Mororó (Autor)
    Abstract views: 693 / PDF downloads: 357
    115-130
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.170
  • Grupo de Estudos e Pesquisa sobre o Trabalho Docente: GEPTRADO/UEPG

    Susana Soares Tozetto, Simone Regina Manosso Cartaxo, Priscila Larocca, Lucimara Cristina de Paula (Autor)
    Abstract views: 943 / PDF downloads: 583
    131-146
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.169
  • El arte de la educación integral: retos a la formación de Maestros

    Edith Bernal Gonzales, Diana Elvira Soto-Arango, José S. Torres-Muñoz (Autor)
    Abstract views: 514 / PDF downloads: 737
    147-170
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.174
  • Institucionalización de la Formación de Licenciados en Ciencias Experimentales y áreas afines en Colombia: Mapeo de programas de licenciatura

    Ricardo Andrés Franco-Moreno (Autor)
    Abstract views: 449 / PDF downloads: 333
    171-188
    DOI: https://doi.org/10.31639/rbpfp.v10i19.37